Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães


O Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI/UNAPI-UFSC causou emoção entre seus participantes com a temática escolhida para a sessão aberta de cinema de 08 de Maio, na Biblioteca Universitária da UFSC, em homenagem ao Dia das Mães. A programação aliou a exibição do filme alemão “Um Estranho em Mim”, sobre depressão pós-parto, à apresentação da Campanha Maio Furta-Cor, de foco na Saúde Mental Materna e contou com participação especial de Nicolle Fontanella, Psicóloga Perinatal, convidada a mediar o debate.

“Estranho em Mim” é de 2008 e tem direção e roteiro de Emily Atef.  “É um filme delicado e que apresenta uma mãe acometida da depressão pós-parto, doença que só recentemente está sendo discutida e aceita como uma probabilidade de acontecer logo após o nascimento de uma criança. O filme trata de um problema que atinge ou já atingiu muitas pessoas, quando a recém mãe apresenta pensamentos, sentimentos e atitudes não compatíveis com o júbilo que todos à sua volta esperam. A maternidade é um assunto complexo e desencadeia fatores que o pai/família de uma criança não pode experimentar, apenas imaginar”, descreve a Coordenação Fílmica do GEC.


Estatísticas sobre depressão pós-parto preocupam

O debate foi aberto pela mediadora Nicolle Fontanella, que também apresentou ao Grupo a Campanha Maio Furta-Cor – Saúde Mental Materna Importa. Durante a exposição, vários pormenores da Campanha foram abordados e os presentes participaram com comentários e exposição de casos vividos ou acompanhados, relata o GEC. Nicolle reforçou a necessidade da “rede de apoio” à mulher pós-parto, rede que pode ser composta por familiares e amigos ou profissionais da área. Segundo a Psicóloga, a cada quatro partos, uma puérpera terá depressão pós-parto e não sabe pedir ajuda.
A Campanha apresentada ao GEC foi exposta aos moradores de Florianópolis dia 13 de Maio, em evento promovido na cabeceira da Ponte Hercílio Luz. 




Nicolle Fontanella, à esquerda, Arlete Guarezi e Raquel Liberato, Coordenadora Fílmica do GEC


Texto escrito com a colaboração do Grupo de Encontros Culturais -GEC
Fotos: GEC

(VA) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC