Poema “A Cor da Pele Importa”, de Salomé Pires, inspirou participantes na estreia do Projeto Oficinas de Encantamento Poético, no NETI/UNAPI

 


"Gratidão ao CENETI ❣️ Excelente Oficina de Encantamento Poético hoje, todos desenvolveram poesias. Maravilhoso Coffee Break, farto de guloseimas e também o delicioso chá. Parabéns a Poetisa e Professora Vânia!”. O depoimento é de Angela de Assis, participante da Oficina de estreia do Projeto Oficinas de Encantamento Poético, realizada na última Sexta-feira (28) e foi veiculado no whatsApp do Grupo Notícias CENETI. A manifestação viria sucedida de outra, dessa vez da escritora Ivonita Di Concílio, em resposta à colocação de Adélia Maria Ribeiro, mentora do Projeto das Oficinas. “Feliz e grata por meu 1º Projeto no NETI deslanchar...”, escreveu Adélia, na manhã seguinte à oficina”. “Lindo e emblemático”, manifestou-se Ivonita, minutos depois.

Projeto inédito se estende até Junho

O Projeto é inédito no NETI/UNAPI/UFSC – Universidade Aberta a Pessoas Idosas e abrange três oficinas independentes, a serem conduzidas por três ministrantes. A primeira ocorreu dia 28 último e teve como ministrante Vânia Amélia. Os próximos encontros estão marcados para 19 de Maio, com Salomé Pires e 16 de Junho, com Suely Ravache. O encerramento está previsto para 30 de Junho, com Sarau Poético.
Quem traz o relato da primeira Oficina é a própria Adélia, em texto que também expressa a sua alegria e contentamento. A adesão foi expressiva e os participantes brilharam, conta a mentora do Projeto:
- Ontem realizamos nossa 1° Oficina de Encantamento Poético. A aula "A Cor da Pele Importa" foi conduzida com maestria pela poeta e escritora Vânia. No final todos elaboraram textos significativos. Agradeço imensamente aos participantes e ao CENETI pela realização desse projeto. Começamos " tem poesia em nosso caminho".... seguimos.
O Blog integraNETI recebeu fotos do primeiro encontro, em que os participantes aparecem em franca produção e traz na íntegra o Poema “A Cor da Pele Importa!” de Salomé Pires, para deleite de seus leitores. Confira na sequência!
 
Poema
A COR DA PELE IMPORTA


Como não olhar a cor da pele?
Ver de perto as nuances
Do copo de leite,
Do bronze,
Do Ébano,
Até o dourado incendiado,
Talvez misturado!
 
Esses tons ficam na retina
Da observação,
Repousam na admiração,
São luzes exteriores,
Eles passam,
Abraçam,
Até nos enlaçam,
Na coreografia das cores!
 
Como não reparar
Quão maravilhosamente
Diferentes, nós somos
E como são encantadoras
As diferenças?
O quanto isso nos enriquece
Em distintos aspectos,
Improspéctos,
Intelectos….
 
É a variante de cores
Que traz a beleza das estações,
Dos pássaros,
Das matas...
Até as uvas em diferentes cores,
Formam uma variedade imensa de vinhos,
A branca, a rosa, a escura,
Tão puras,
Sem frescuras,
Alegram os caminhos!
 
Ah! Como não olhar a cor da pele?
Como dizer que somos todos iguais?
Se assim fosse seríamos…
Podemos dizer...
Semelhantes às estrelas
Mesma beleza, mesma função,
Mesma separação…
Solidão…
 
A cor da pele importa
Para deleite dos olhos
Amorosos… criativos,
Bem-vindas!
Bem-vindas!
Bem-vindas!
Bem aceitas
Todas as cores,
Das nossas peles,
Que se misturem,
Que se aventurem
E para sempre perdurem…
Sim,  a cor da pele importa!
 
Autora: Salomé Pires, Mel



Adélia Ribeiro, à esquerda, Graziela Baigorria, diretora Cultural do CENETI e a Professora Vânia, na estreia do Projeto, no NETI/UNAPI


(VA)

Comentários

  1. Foi um momento muito especial pela participação ativa e motivada de cada um/a. Gratidão ao CENETI-UFSC, Adélia- idealizadora do projeto e demais envolvidos/as. Amei realizar a oficina!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI