“Dinheiro e Longevidade” é tema de abertura do Ciclo de Fóruns da UnATI.Uerj que começa hoje (29)


“Dinheiro e Longevidade” será o tema de abertura do Ciclo de Fóruns promovido pela Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj, nessa Segunda-feira, 29 de Maio. O evento tem como convidado o Prof. David de Aquino Filho,  Mestre em Gestão Empresarial; Educador Para Longevidade e Diretor do Instituto Shanti Brasil e acontece às 14h na Uerj Campus Maracanã, no Rio de Janeiro. O Assessor de Comunicação da UnATI.Uerj, Marcos Teodoro, traz mais detalhes no belo texto abaixo.



Olá Amigos(as)

Acho muito pouco provável nenhum ser humano brasileiro nunca ter ouvido falar da Taxa Selic. Muitos é óbvio podem até não saber literalmente o que ela é, do que ela trata, no que ela implica – mas quase todos sentem o reflexo do seu peso nas suas vidas financeiras.
Também conhecida como Selic Meta é a taxa básica de juros da economia brasileira, influenciando todas as demais taxas de juros do país – como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até as de retorno sobre aplicações financeiras.
Criada em 1979, quando o Brasil vivia um cenário de hiperinflação e o governo buscava maneiras de controlar o problema e manter o poder de compra da população, até hoje a taxa é a principal ferramenta do governo para equilibrar a economia.
Definida a cada (45) dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central - o Copom -, a Selic tem papel fundamental na economia do país: além de servir como base para as outras taxas de juros, ela também impacta o comportamento da inflação e o retorno dos investimentos.
Na última reunião - realizada em 03/05/2023, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano pela 6ª vez consecutiva; e para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 12,5% ao ano.
Entender e se organizar para tudo isto tem sido uma tarefa hercúlea para todos nós, e ainda mais quando se busca a possibilidade de chegar e viver a velhice com todas as contas pagas e o saldo sempre positivo.
Especialistas Financeiros são taxativos em afirmar que um bom envelhecimento só é viável para quem puder pagar por ele, mas para isso é importante entender quais são as áreas da longevidade mais sensíveis à financeirização. Logo, será que temos alternativas?
Para responder a esta pergunta trazendo elementos para que possamos refletir e propor caminhos para uma longevidade plena e de qualidade sob a ótica de se ter disponibilidade de dinheiro ou não, a Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj oferecerá o Fórum Dinheiro e Longevidade.
O Tema que abrirá o Ciclo de Fóruns da Coordenação para 2023 terá como convidado o Prof. David de Aquino Filho - Mestre em Gestão Empresarial; Educador Para Longevidade e Diretor do Instituto Shanti Brasil.
Sem necessidade de inscrição prévia o Fórum se realizará nessa 2ªFeira, dia 29/05/2023 - 14h – No Auditório 93 – 9ºAndar  - Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
 
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI