Sarau de Boas Vindas do CENETI impactou o público. Alunos e convidados foram aplaudidos nas apresentações de Música, Dança, Poesia, Teatro e Contação de Histórias


A pluralidade artística, expressa no talento de alunos e convidados, combinada com a excelência em organização, fizeram do Sarau de Boas Vindas o primeiro grande evento Cultural do ano do Centro de Estudantes do NETI-CENETI/UNAPI. Nos cálculos dos organizadores, mais de 60 pessoas prestigiaram o evento, que reuniu apresentações de Tango com um casal argentino e de música, teatro, poesia e contação de histórias em que a revelação foram os netianos. Desfilaram pela programação Ivonita Di Concílio, Osmarina Souza, Eddy Frantov, João Correia, Maria Moraes Andrade, Reina Bejarano, Margarete Mello, Eulina Medeiros, Dulcirene Grein e o Grupo de Teatro Somos Mais, criado por alunos da Oficina de Teatro do NETI, com interpretações que fizeram o público rir e refletir.

-Foi um “Sucesso Vezes Mil”, resumiu o presidente do CENETI, Pedro Rogério Martins, que por várias vezes deixou escapar a emoção em suas falas no Sarau. 
Quem traz um relato completo do evento é a mais nova parceira de Conteúdo do Blog integraNETI, Elisete Ferreira, do Grupo de Teatro Somos Mais, que estreia com um texto transcrito na íntegra, a partir do convite feito pelo presidente do CENETI.  Confira a seguir...

 
Por Elisete Ferreira
 
Na Terça-feira (11/04), conseguimos reunir mais de 60 pessoas no primeiro evento oficial do CENETI - O Sarau de Boas Vindas. Com muita música tocada e cantada, poesias, exposição de arte, peça teatral e até apresentação de Tango. 
O casal de dançarinos argentino, Herber e Ingrid, nos encantaram com sua leveza e cumplicidade na dança. Eles fazem oficinas gratuitas de Tango e convidaram todos para participar. Essas oficinas ocorrem no último sábado do mês, no Largo da Alfândega, às 18h.
 
O Sarau foi iniciado pelo Presidente do CENETI, Pedro Martins, que destacou a importância desse tipo de evento para aproximar os alunos e possibilitar trocas do que acontece dentro dos cursos. Em, seguida houve a explicação do que é Sarau, pela representante do CENETI, Ivonita Di Concílio, que foi idealizadora do Sarau. Ela participa, também, de um Canal do YouTube chamado Avós na Tarde, que ocorre uma vez por mês e é divulgado no Grupo de WhatsApp Notícias do CENETI.
A expectativa do evento,  de acordo com Ivonita, era  "que os alunos se entusiasmassem com o nosso trabalho e viessem nos apoiar e participar conosco ( CENETI e NETI)". Expectativa concretizada pela quantidade de alunos e demais convidados presentes no evento, e pela participação do público através dos aplausos calorosos. Em particular, a participação do público no final musical da peça do grupo Teatral Somos Mais. Momento em que a maioria do público se levantou para cantar e dançar com os componentes da peça "A vida depois dos 50 ".
 
A primeira exibição no Sarau foram músicas  interpretadas pelo aluno João Correia, que após se aposentar descobriu os instrumentos musicais como arte de tocar e como luthier (quem constrói e faz a manutenção de instrumentos musicais).
 
No evento teve a exposição de quadros, com representação das artes egípcias, do pintor Emilson Silveira, aluno do Curso Velho Eu.
 
As poesias foram declamadas por várias alunas e convidadas. Eddy Fantov, com um poema de Luis de Camões; Maria Moraes Andrade, que declamou Filho Longe, de sua autori e Reina Bejarano, que declamou Tecidos, de sua autoria. Tivemos, também, Margarete Mello e Eulina Medeiros com a história O Chapéu Violeta e Dulcirene Grein, que contou a história A nora e a Sogra. Todas essas apresentações foram muito apreciadas pelo público que riu e refletiu sobre os temas.
 
A Representante Cultural do CENETI, Graciela Baigorria, já previa, como motivadora dos representantes do CENETI, o sucesso do Sarau. E esteve presente durante todos os momentos de planejamento, divulgação e execução do evento. Ela informou que o evento foi divulgado em todos os cursos, mas que "nem todas as turmas têm representantes". Aproveitamos, então, para solicitar que as turmas se organizem para escolher seus representantes, uma vez que o representante tem a função de transmitir em sua turma as deliberações do NETI e colaborar com a divulgação das atividades e ações do CENETI.


Presidente do CENETI, Pedro Rogério Martins, ao microfone


Dulce Ferreira Grein, do Grupo "A Hora da História"


Osmarina Souza


Ivonita Di Concílio



Kátia Cilene, do Conselho do CENETI, colheu assinaturas
para a ata de Presença


Fotos - Bárbara Tavares/NETI-UNAPI
Última foto - Pedro Rogério

(VA)

Comentários

  1. Sucesso total!
    Parabéns aos organizadores!
    Só lamento não saber dançar Tango.
    Foi lindo, emocionante, evento bem organizado, pessoas simpáticas e alegres.
    Que venham outros eventos, outros encontros e muita diversão e cultura!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI