CNAS participou da criação do I Fórum Interconselhos para discussão do Plano Plurianual-PPA 2024-2027


O Blog integraNETI, a convite de Parceiros de Conteúdo, acompanhou com interesse a participação do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS nas discussões em torno da proposta de Planejamento do Plano Plurianual Participativo-PPA 2024-2027. As discussões aconteceram de 18 a 19 de Abril, em Brasília e culminaram com a criação do I Fórum Interconselhos-PPA 2024-2027 e Instalação do Conselho de Participação Social (CNPS). 'Foi uma discussão do Brasil do Futuro, em que estiveram presentes todos os Movimentos e Fóruns e Grupos da Sociedade Civil', relatou uma de nossas parceiras, presente ao encontro. 

O Presidente Lula se fez presente, ao lado dos ministros Márcio Macedo (Ministro de Estado Chefe da Secretaria Geral da Presidência), Simone Tebet (Ministra de Estado de Planejamento e Orçamento) e demais autoridades. 

O PPA Participativo refletirá a oportunidade de priorizar os programas do governo para os próximos 4 anos e antecede o envio de Projeto de Lei ao Congresso Nacional. Também contribuirá para enriquecer o debate nacional, uma vez que o seu escopo deverá ter um sentido mais próximo das necessidades da população brasileira.

Durante o encontro, foram discutidos o PPA Participativo e Dimensão Estratégica do PPA 2024-2027 e a forma com que será planejado, trazendo a premissa da Visão de futuro, Valores (Democracia, Equidade e Prosperidade) Diretrizes e os três Eixos que corresponderão às propostas a serem trabalhadas pelos grupos participantes: Eixo 1 - Desenvolvimento Social e Garantia de Direitos, Eixo 2- Desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática e o Eixo 3 - Defesa da democracia e reconstrução do Estado e da Soberania.

Dentro do material distribuído entre os participantes, havia um exemplar de uma cartilha- Que País você quer para os próximos 4 anos?- em que constam os devidos informes dessa nova constituição participativa, bem como uma agenda estadual, onde os ministros que estão a frente desse espaço de construção (Ministros Márcio Macedo e Simone Tebet) deverão compor visitas aos Estados e ao Distrito Federal, na possibilidade de que mais pessoas possam dar suas contribuições para o Planejamento do PPA 2024-2027.

O organograma de visitas já está perfilado com dia e mês para cada Estado, na intenção de que até Julho de 2023 possa ser anunciada a apresentação final de todas as contribuições. A informação é de que deverão ocorrer mais dois momentos nacionais dessa modalidade para materialização do PPA, com o CNAS ampliando sua representatividade e indicando conselheiros que estarão participando dessas outros dois momentos.





Fotos concedidas por Parceiros de Conteúdo, presentes ao Evento, em Brasília

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI