TCC de tema “Idadismo contra a Pessoa Idosa” garantiu título de Monitor da Ação Gerontológica a alunos do CMAG/NETI-UNAPI. Formatura teve presenças da Pró-reitora e Diretor do PROEX/UFSC

 


O Trabalho de Conclusão de Curso-TCC de tema “Idadismo contra a pessoa idosa: Percepções da comunidade do NETI e da 19ª SEPEX/UFSC” garantiu aos alunos do Curso de Monitores da Ação Gerontológica-CMAG do NETI-UNAPI (Universidade Aberta para Pessoas Idosas) da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, o título de Monitor da Ação Gerontológica.  O Trabalho foi desenvolvido na disciplina Projeto de Vida para a Ação Gerontológica III e apresentado dia 05 de Dezembro último, no NETI. 
A Solenidade de formatura ocorreu dia 07 de Dezembro, no Auditório do CFH/UFSC e reuniu autoridades e convidados. Prestigiaram o evento a Pró-Reitora de Extensão da UFSC, Prof.ª Olga Regina Zigelli Garci, o Diretor Executivo da Pró-Reitoria de Extensão, Prof. Narbal Silva, a Coordenadora do NETI, Ana Maria Justo e as Professoras Jordelina Schier, Paraninfa de Turma e Deise Rateke, Patronesse. Quem compartilha o conteúdo do TCC e a formatura da Turma com o Blog integraNETI é a Coordenadora do Curso de Monitores-CMAG/NETI, Professora Deise Rateke. Confira na sequência!

Por Deise Rateke

No dia 05 de Dezembro, às 13h, na sala 3 do NETI os estudantes do CMAG apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido na disciplina Projeto de Vida para a Ação Gerontológica III, requisito para obtenção do Título de Monitor da Ação Gerontológica. A Disciplina foi ministrada pelas professoras Dra. Deise Rateke e Dra. Jordelina Schier, ambas orientadoras do TCC.

Título do trabalho: Idadismo contra a pessoa idosa:  Percepções da comunidade do NETI e da 19ª SEPEX/UFSC. 

Estudantes: Adalva Alice da Cunha, Armi Ludinira Gava, Evalda Erotildes Amaral, Lauro Luiz Chaves, Lucila Monica Fontana e Vilma Ghedin Kammers

Nome da Turma: "Persistentes"





Pesquisa focou as três dimensões do idadismo: estereótipo, preconceito e discriminação

O trabalho procurou conhecer as percepções sobre o idadismo contra a pessoa idosa dentro da comunidade acadêmica UFSC e NETI por meio de questionário aplicado durante a 19ª SEPEX/2022, comparando os resultados encontrados com o Relatório Mundial sobre o Idadismo (OPAS, 2022) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo principal do trabalho foi identificar como se manifesta o idadismo no nível interpessoal e autodirigido, bem como conhecer a percepção do público que frequentou a 19ª SEPEX/UFSC e o NETI sobre a ocorrência de estereótipo, preconceito e discriminação contra a pessoa idosa.
Para o desenvolvimento da pesquisa de campo, de cunho qualitativo, foi aplicado um questionário com 13 questões objetivas e uma questão aberta sobre as três dimensões do idadismo (estereótipo, preconceito e discriminação) aos participantes da 19ª SEPEX/UFSC e do NETI. As perguntas da pesquisa foram apresentadas por meio do formulário online - Google forms, sendo acessadas através do link https://forms.gle/SyM2w1P7Qzses2PK7 ou através de QRcode, no período de 10 a 18 de novembro de 2022.
A participação foi voluntária e anônima e obteve 213 respostas. Os participantes da pesquisa foram convidados pessoalmente durante a 19ª SEPEX/UFSC e a comunidade NETI/UFSC através dos grupos de whatsApp, formados a partir das turmas de atividades socioeducativas em desenvolvimento durante o período de pesquisa.
Os estudantes concluíram sobre a importância de:
1. Reconhecer que o preconceito existe, está enraizado na sociedade.
2. Promover ações que divulguem o quanto isso é danoso.
3. Incentivar a denúncia de atos preconceituosos tanto pela vítima quanto por terceiros.
4. Apoiar políticas afirmativas que fortaleçam a pessoa idosa.
5. Promover nas escolas encontros intergeracionais.
6. Divulgar entidades como o CRAS, Conselho da pessoa idosa, NETI.
Perceberam:
1. Desconhecimento da palavra idadismo pela comunidade acadêmica e geral. A importância de conceituar o tema para iniciar o debate sobre a temática e aumentar a consciência entre as pessoas.
2. Assunto que desperta interesse da comunidade, em especial dos jovens.
3. Pré-concepção positiva da pessoa idosa.
4. A pesquisa possibilitou levar esse tema às pessoas mais jovens.
Ao final da apresentação os estudantes interagiram com o público respondendo sobre comentários sobre a pesquisa e tema. Todos destacaram a atualidade e pertinência da temática.

Frase de encerramento dos estudantes: Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito. Respeitar os idosos é honrar o passado e construir um futuro melhor.


Solenidade de Entrega de Certificados foi prestigiada por autoridades e convidados

A Solenidade de Entrega dos Certificados à turma "Persistentes", de 2019/2022 do CMAG, ocorreu na tarde de 07 de Dezembro no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas-CFH/UFSC. O evento teve como Mestre de Cerimônia, Carolina Machado Castelli e como coordenadoras do cerimonial, as servidoras Carolina Machado Castelli e Deise Rateke. Entre as autoridades presentes estavam a Prof.ª Olga Zigelli Garci, o Prof. Narbal Silva e a Coordenadora Ana Maria Justo do NETI/UNAPI.

Formandos, agora Monitores, se comprometeram a atuar como Agentes Multiplicadores



O Curso teve como coordenadora a professora Deise Rateke. As homenageadas foram as servidoras, Michele, Bárbara, Ana, Maria Fernanda (professora homenageada), Carolina e Deise. A Paraninfa da turma foi a Professora Jordelina Schier e a Patronesse, a Professora Deise Rateke. No Momento cultural, foi feita a leitura de um texto pela monitora Lucila Monica Fontana. A Oradora da turma foi Vilma Ghedin Kammers e a Juramentista,  Armi Ludinira Gava. 
Durante o Compromisso da turma (juramento), os alunos prometeram "Atuar como Agentes Multiplicadores das ações que norteiam a vida humana em todos os níveis e faixas etárias", bem como "Manter acesa em nossos corações, a chama da esperança, do amor e da fé para que o ser humano seja respeitado e valorizado, independentemente  de raça, cor, condição social e idade".
Outros dois momentos especiais, relatados por Deise, ficaram por conta das Músicas de entrada dos formandos - We Are The Champions (Remastered 2011) Queen - e da Música para a entrega dos certificados - Chariots of Fire (Piano Version)· Samuel Joseph

Coordenadora do CMAG destacou atualidade do Curso frente à educação para o Envelhecimento


Alunos comemoraram título ao lado da Coordenadora do Curso e Patronesse, Deise Rateke, à esquerda, e da Paraninfa Jordelina Schier, última à direita 

Durante a  cerimonia, proferiram pronunciamento as Professoras Jordelina Schier e Deise Rateke, a Coordenadora do NETI, Ana Maria Justo e a Pró-reitora de Extensão, Olga Regina Zigelli Garci. Jordelina Schier ressaltou a importância do curso e da jornada percorrida pelos estudantes. Deise Rateke destacou os novos rumos do CMAG (reformulação) e a atualidade do curso em propor uma educação para o envelhecimento. Ana Maria Justo convidou os monitores a se juntarem ao PICG, ressaltando a solidez e força do grupo. Joderlina, Deise e Ana, destacaram a passagem de uma turma atravessada por uma pandemia. Olga Zigelli, por sua vez, encerrou a solenidade lembrando das dificuldades da Universidade pública pela falta de repasse dos recursos e verbas, lembrando aos presentes da importância de apoiarem a Universidade e o servidor público. Destacou o trabalho realizado na pandemia e no trabalho remoto (inúmeras publicações de artigos e desenvolvimento de projetos de extensão). A Pró-reitora de Extensão fez uma fala de respeito e valorização do trabalho com a pessoa idosa, destacando a importância de mudança de nome para UNAPI e a manutenção de NETI pela história.


Texto: Deise Rateke com adaptação de Vanda Aráujo
Fotos: Coordenação do CMAG/NETI



Comentários

  1. Obrigada querida prof. Nossa querida Patronesse pela tão especial divulgação do nosso trabalho e formatura 🎓 gratidão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI