RETROSPECTIVA Blog integraNETI: Fatos que mais marcaram a comunidade netiana em 2022


O Blog integraNETI tem a satisfação de fazer chegar aos leitores a Retrospectiva 2022, com os fatos que mais marcaram a comunidade netiana no período.  A começar pela emoção do reencontro com o retorno às aulas, em fins de Abril, após dois anos de suspensão das atividades sócio-educativas presenciais por conta da Pandemia da Covid 19, tudo foi muito intenso nesse ano que termina. Os eventos pipocaram em todos os Grupos que fazem parte do NETI. Fora do NETI não foi diferente. O Blog acompanhou e fez reverberar momentos importantes como a mudança na Coordenação do NETI, posse da Reitoria da UFSC para 2022/26, Leitura da Carta aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, presença dos idosos nas Eleições de 2022, Lançamento da Política de Educação para o Envelhecimento do Estado de Santa Catarina, apoio de estudantes netianos à UFSC pelos cortes orçamentários, comemoração de Aniversário de 40 anos do NETI, lançamento da Campanha Antirracista e Antinazista pela UFSC e a 19ª. SEPEX, entre outros fatos relevantes. Todos podem ser relembrados no noticiário do Blog, que fechou o ano com 258 postagens, tendo tido em Julho o maior volume de informações processadas, com 28 posts no período. Um ano de muito trabalho, que com certeza renderá excelentes frutos à comunidade netiana em 2023. Uma boa leitura e um Feliz e generoso Ano Novo!


Certificado às premiadas no Concurso da AIUTA, na França, lançamento do "NETI Explica" e anúncio do retorno às aulas repercutiram no primeiro Trimestre

A emissão de Certificado às netianas premiadas no The Second International U3As Art Awards - Segundo Concurso Internacional sobre as Artes - promovido pela Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade - AIUTA, na França, foi recebida com aplausos pela comunidade netiana no início de Janeiro. A AIUTA premiou centenas de estudantes do Brasil e do mundo em oito categorias. O NETI teve seis alunas premiadas. Além de Vanda Araújo, editora do Blog integraNETI, que concorreu na Categoria Ciência da Computação e levou o Prêmio de Inovação - Prêmio Ouro, foram premiadas Angela Rosaria Barbosa Assis, Raquel Maia Liberato, Elsa Casalett, Janilda Terezinha e Angela de Almeida Pimentel. A premiação repercutiu nos sites da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e do NETI e foi festejada por leitores do Blog com manifestações no Espaço Comentários. 

O ano também começou com destaque para as ações do Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI. Balanço publicado no Blog  mostrou que seus integrantes assistiram 19 filmes em 2021, todos vistos em casa, em respeito às normas de segurança impostas pela Covid-19. Na sequência, os filmes eram debatidos pelo whatsApp. A iniciativa do Grupo fortaleceu laços de união em tempos de Covid, acentuou o Blog.

Em Fevereiro, a seleção de Bolsistas de graduação da UFSC para desenvolver o Projeto Gerontologia em Foco: interdisciplinaridade e envelhecimento, somada ao lançamento do “NETI Explica!” mobilizaram netianos. O Projeto Gerontologia em Foco teve como objetivo produzir e disseminar materiais educativos para os alunos do NETI. O "NETI explica, por sua vez, visava informar e atualizar a comunidade netiana sobre a Pandemia. A publicação circulou nas redes sociais do Núcleo e teve como tema de primeira Edição as diferenças entre a Sindrome Gripal e a Sindrome Respiratória Aguda Grave.

Em Março,  Artigo do Professor Willians Fiori, pesquisador e especialista em Longevidade, compartilhado com o Blog, fez refletir sobre Abandono dos idosos no Conflito Rússia x Ucrânia. O artigo chamou atenção para o esquecimento dessa faixa etária pela mídia nas guerras e o sofrimento decorrente desses conflitos e apontou 2 milhões de idosos em risco extremo no leste da Ucrânia como resultado do ataque russo ao país.

No Rio de Janeiro, a abertura de inscrições para Cursos e Oficinas de 2022 na UnATI.Uerj e o anúncio de início das aulas para 04 de Abril trouxe alento aos estudantes. No NETI, a boa notícia ficaria por conta da divulgação do Edital 01/NETI/PROEX com informações para rematrícula e matrícula nas atividades de extensão, módulo presencial e do anúncio do início das aulas presenciais para 28 de Abril. O NETI abriu 223 vagas para o semestre, distribuídas em 11 atividades, entre as quais Curso Básico em Libras (Língua Brasileira de Sinais), Contadores de Histórias; Clube do Livro e “Velho, eu?”- Oficina de Psicologia.

O sono em idosos também foi pautado pelo Blog. Matéria de 24 de Março com ênfase no estudo de um Grupo de Pesquisadores da UFSC mostrou que o excesso de horas na frente da TV e comportamento sedentário afetam o sono de idosos. Pessoas idosas que relataram permanecer mais de seis de horas diárias vendo TV e mais de três horas em comportamento sedentário tiveram mais chances de ter problemas no sono.


Março também marcou a circulação da Edição de número 7 do NETI Explica, de tema “Vacinas contra a Covid-19”. O informativo trouxe um panorama geral sobre o tema, com informações sobre as vacinas usadas no Brasil – AstraZeneca, Coronavac, Pfizer e a Janssen – públicos a que se destinam, esquema vacinal e reações adversas.


Aula Inaugural e reencontros entre Grupos deram lugar às emoções no segundo Trimestre

Temas como Preconceito e Desafios de Envelhecer, Cuidados com a Audição, Pessoas Idosas na Eleição de 2022, Brasil na Pandemia e datas comemorativas como Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, trabalhados em Debates, Roda de Conversa e Seminário, ganharam repercussão no início do segundo trimestre.



Também foi destaque o lançamento do Boletim Informativo Eletrônico do Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade-NUPATI, da Universidade Federal de Sergipe. De periodicidade mensal e distribuição gratuita, o Informativo tem como objetivo informar sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão do NUPATI, bem como sobre as ações de parceiros do Núcleo com atividades relacionadas ao envelhecimento humano em suas diversas perspectivas.

No NETI, a movimentação ficou por conta da retomada das atividades do Centro de Estudantes do NETI-CENETI. A Diretoria apresentou uma programação robusta para 2022 acenando com uma nova Edição do Encontro Cultural, Jogos de Mesa, Café Dançante, escolha de nova Logomarca para o CENETI, passeios e condução do processo eleitoral que elegeria a nova gestão. 

Dois grandes eventos no entanto, realizados no mesmo dia – 27 de Abril – marcariam aquele mês: a Aula Inaugural do NETI e a Aula Inaugural da UnATI.Uerj, com que os estudantes celebrariam o retorno aos bancos escolares. O NETI teve como tema “Refletindo sobre re(começos)”, abordado pela Convidada Professora Dra. Rebeca Barcelos (UFSC). Já a UnATI.Uerj optou pelo tema "Transformação da UnATI.Uerj em Instituto do Envelhecimento Humano”. apresentado pelo Dr. Renato Peixoto Veras, Diretor Geral. 



"A emoção expressa no reencontro entre estudantes, professores e colaboradores do NETI, dois anos após terem sido separados pela Pandemia da Covid-19, deu o tom maior à Aula Inaugural", noticiou o Blog. O evento trouxe de volta o talento netiano com apresentações especiais de Ivonita Di Concílio, diretora da Academia de Canto e Letras do CENETI/ACLC e do Coral Vozes da Ilha, ambos vinculados ao CENETI.



Nas boas-vindas aos estudantes, a Coordenadora do NETI, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, lembrou o quanto foi difícil o isolamento social para a comunidade netiana e que o NETI muito trabalhou para se manter conectado com alunos e colaboradores. Conforme a Coordenadora, a Pró-Reitoria de Extensão da UFSC teve papel preponderante nesse processo, tendo contribuído para que em 2021 o NETI propusesse 44 Cursos online para estudantes netianos e de todo o Brasil.


Abril e Maio foram sacudidos pela retomada das atividades de Grupos expressivos no NETI, como o Grupo de  Encontros Culturais-GEC, Grupo Abelhinhas Artesãs e Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC. 

O GEC voltou fortalecido da Pandemia, com 30 componentes e escolheu o filme "Não Cobiçarás Coisas Alheias" para retomada das sessões presenciais.


As Abelhinhas Artesãs do CENETI, por sua vez, voltaram carentes de voluntárias e de materiais. Matéria veiculada no Blog, em 15 de Maio, destacou que para continuidade ao trabalho eram necessárias novas voluntárias e a doação de lãs e linhas para a confecção de mais peças.


Já a AMAG/UFSC apressou-se a divulgar Edital em que convocava seus associados para Assembléia Geral a ser realizada dia 15 de Junho, em que elegeria Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o triênio 2022/2025. A AMAG foi criada há 29 anos, por alunos egressos do Curso de Monitores da Ação Gerontológica (CMAG/NETI). O Painel abaixo exemplifica o dinamismo da gestão eleita até 2022, mesmo  tendo enfrentado dois anos de suspensão das atividades por conta da Covid 19.

Outro assunto que ganhou destaque em Maio foi a abertura de inscrições para o Vestibular especial para Pessoas Idosas na Universidade Federal de Sergipe-UFS. No total, a Universidade ofereceu 124 vagas ociosas, destinadas a cursos presenciais de Graduação. Concorreram às vagas quem participou do ENEM nos anos de 2019, 2020 e 2021.

Durante o segundo trimestre, o NETI também engordou publicações dentro do Projeto Gerontologia em Foco. Lançado em Abril, com o retorno das atividades presenciais, o Projeto contabilizou cinco publicações ao final da primeira quinzena de Maio. Entre os temas trabalhados figuraram Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial do Parkinson, Dia Mundial de Higienização das Mãos, Aula Inaugural e Dia das Mães.

Eventos comemorativos ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, festejado em 15 de Junho e ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas mobilizaram a comunidade netiana em Junho. Entre as ações, teve repercussão o Seminário Nacional sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, transmitido pelo Facebook e Youtube dentro da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A Campanha foi uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e abrangeu Curso de Capacitação de Gestores das ILPIs e Exposição Fotográfica de tema "Sorrisos não envelhecem". O NETI se somou às comemorações com larga divulgação dessas ações nas suas redes sociais.

Em Florianópolis, o Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina-CEI/SC se destacou com a mensagem "Quem cala consente", relembrando os Canais de denúncia disponíveis no combate à esse tipo de crime como o Disque 100 - Serviço Nacional e Disque 181, da Polícia Civil do Estado. A iniciativa teve adesão de outras entidades que durante o 15 de Junho celebraram e festejaram a Campanha Junho Violeta, de combate à Violência contra a pessoa idosa.

O aumento de visibilidade do Blog integraNETI também foi destaque no período. O Blog chegou à metade de Junho com 118 mil 321 visualizações, o que levou a Editora Vanda Araújo a registrar a façanha. "Uma vitória e muitas histórias atrás dessa arte de Triunfar, que começou a ser contada numa sala de aula do NETI e hoje percorre o mundo!", escreveu a Editora.

Outra matéria que despertou curiosidade e esteve entre as mais lidas de 2022 no Blog integraNETI foi a que chamou para o Curso Gratuito de Formação para Cuidador de Idosos oferecido pela UFSC. Resultado da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão/PROEX-UFSC e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Curso virtual exigia como pré-requisito ter mais de 16 anos e ensino fundamental completo. No total, foram ofertadas 120 vagas.


O final de primeiro semestre também foi marcado pela Assembléia Geral do CENETI, que definiu nova Logomarca para o Centro Estudantil e debateu direitos iguais para estudantes idosos nas Universidades. A reunião realizada dia 24 de Junho elencou uma série de reivindicações a serem levadas à Coordenação do NETI.




Outro fato relevante foi o relato de experiência da Doutoranda em Design na UFSC, Franciele Forcelini para o I Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo-SIGERO, realizado de 08 a 10 de Junho, pela Universidade da Maturidade -UMA, da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Segundo Franciele, um dos pontos que mais chamou sua atenção no evento foi a promoção da Intergeracionalidade. "Ao permitir que os idosos compartilhem seus conhecimentos com as crianças, ensinando-as a construir brinquedos nas escolas, por exemplo, a UMA possibilita conexões entre as diferentes gerações, o que contribui para uma nova visão sobre o envelhecimento, reduzindo o preconceito e o idadismo", observou a Doutoranda.


No final do primeiro Semestre, o destaque foi para o Evento "Não Caia! Previna-se! Seja Ativo", realizado na UFSC pelo NETI, CDS e ANG/SC, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas. O evento foi realizado ao ar livre e contou com presença expressiva de pessoas idosas. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a queda em pessoas idosas se caracteriza em problema de saúde pública de importância mundial, pois é responsável pelo aumento do número de fraturas ósseas, internações hospitalares, infecções e institucionalização da pessoa idosa.







Segundo Semestre foi marcado pela Posse do Reitor da UFSC para 2022/26, Mudança de comando na Coordenação do NETI, Leitura da Carta pela Democracia e entrega de documento à Coordenação do NETI com reivindicações dos estudantes ao Reitor 

A cerimônia de posse do Reitor da UFSC, Professor Irineu Manoel de Souza e da Vice-reitora, Professora Joana Célia dos Santos, realizada dia 08 de Julho, foi destaque do noticiário de abertura de segundo semestre. Marcada por aplausos, música e apresentações culturais, a sessão solene de transmissão de cargo reuniu discursos de membros da nova gestão, da gestão que se despedia, de membros do Conselho Universitário da UFSC, de representantes dos Estudantes, dos servidores e de professores da Universidade.

Também ganharam repercussão a Tarde de Jogos de Mesa e Tabuleiro, realizada pelo CENETI, a posse da nova Diretoria da AMAG/UFSC para o triênio 2022/25, ocorrida dia 06 de Julho e a abertura de Matriculas no NETI para o segundo semestre. No total, o NETI ofertou 272 vagas para o Período, distribuídas entre 16 atividades.


Quem também agitou o NETI na segunda quinzena de Julho foram os grupos Cinco de Maio, um dos mais antigos do Núcleo e a turma de alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos-EJA. O Grupo Cinco de Maio cantou e dançou forró em animada festa Julina no Deck do NETI. A turma do EJA/NETI não deixou por menos e esbanjou descontração e alegria na festa realizada dia 14 de Julho.


Também em Julho, mais precisamente no dia 25, entrou em vigor a Lei que altera o nome do Estatuto do Idoso para Estatuto da Pessoa Idosa. O Estatuto do Idoso foi criado em 2003, no governo Luiz Inácio Lula da Silva e em Outubro último completou 19 anos.


Um momento bonito do período ficou por conta do Aniversário de cinco anos do Blog integraNETI, completos dia 04 de Julho. Alunos do NETI e parceiros de Conteúdo fizeram uso do Espaço "Comentários" do Blog para parabenizar e desejar sucesso ao Projeto.

O primeiro grande acontecimento de Agosto foi a troca de comando no NETI. Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Enfermeira e Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC, deixou a Coordenação, após três anos à frente do Núcleo – desde agosto de 2019 - para dar lugar à nova Coordenadora, Professora Ana Maria Justo, do Departamento de Psicologia da UFSC, que atuava no NETI como facilitadora da Oficina de Psicologia "Velho, eu?", desde o primeiro semestre desse ano. Ana Maria Justo assumiu a Coordenação dia 01 de Agosto, com proposta de trabalhar questões emergentes que valorizem a pessoa idosa na plenitude. 

A ex-Coordenadora, Maria Fernanda, deixou um legado de Projetos marcantes e bonitos de estímulo à inclusão digital, como o Programa Quarentena do NETI, Projeto NETI Digital, Projeto NETI Saúde e Projeto NETI Explica, desenvolvidos em meio às dificuldades impostas pelo isolamento social decorrente da Pandemia da Covid-19. A despedida chegou com Agradecimentos. No dia 31 de Julho,  a Coordenadora compartilhou mensagem com o Blog em que teceu agradecimentos aos amigos netianos. “Não conseguirei expressar em palavras todos os sentimentos vividos nesse período, mas vou registrar alguns deles: aprendizado, alegria, felicidade, esperança, amor, paz, solidariedade e gratidão. A pandemia afetou muito as nossas vidas, mas juntos conseguimos sobreviver e nos fortalecer”, escreveu a Coordenadora.

O Grupo de Encontros Culturais – GEC, deu nova demonstração de que segue fazendo da experiência de assistir e discutir filmes, um jeito sábio e divertido de viver e aprender. Na tarde de 01 de Agosto, integrantes do Grupo prestigiaram em massa a Confraternização de final de semestre no Restaurante e Café Família Sens, no centro de Florianópolis, numa verdadeira celebração de amizade e de troca de afetos. “Foi uma bela confraternização, fiel ao significado da palavra”, definiu Raquel Maia Liberato, Coordenadora Fílmica. O primeiro semestre foi rico em aprendizado para o Grupo, que exibiu sete filmes. Os encontros presenciais, suspensos com a Pandemia, foram retomados dia 02 de Maio, para encerrar dia 01 de Agosto último, com o café de Confraternização no Restaurante Família Sens.  



Também em Agosto, ato em Defesa da Democracia reuniu centenas de pessoas na reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. O Reitor da UFSC e a Vice-reitora prestigiaram o evento, que contou com cerca de 500 pessoas, segundo estimativas do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina-Apufsc. A Diretora Cultural do Centro de Estudantes do NETI-CENETI, Graciela Baigorria, prestigiou o evento ao lado de estudantes do NETI. A Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito foi elaborada em resposta aos ataques ao processo eleitoral e ameaças à democracia feitas pelo Presidente da República.

No Rio de Janeiro, a UnATI.Uerj viveu momento especial pelo seu Aniversário de 29 anos, comemorado dia 25 de Agosto. Os festejos foram marcados pela criação do Instituto do Envelhecimento Humano da Uerj, em cerimônia que contou com convidados especiais e apresentações artísticas culturais.

Outra noticia que repercutiu entre os alunos do NETI foi a entrevista da Socióloga Mônica Joesting Siedler, ex-professora do NETI, ao Jornal do Almoço da NCS/TV, afiliada da Rede Globo, sobre Voto dos Idosos. Mônica defendeu o exercício da Cidadania, questionou o comportamento de pessoas com mais de 70 anos que se colocam como "espectadores da vida" e enumerou aspectos que a seu ver se constituem em dificuldades para o idoso no exercício do direito ao voto, entre as quais desconhecimento e acessibilidade aos locais de votação.

O segundo grande acontecimento de Agosto foi a Aula Inaugural de segundo semestre do NETI, realizada dia 25/08. Dezenas de alunos entre netianos, turmas do EJA e CEJA com aulas no NETI, graduandos de Psicologia da UFSC e autoridades convidadas prestigiaram o evento no Auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFSC. O palestrante convidado foi o Fisioterapeuta e Consultor em Gerontologia, Paulo de Medeiros, com o tema "Como tornar Florianópolis uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa", que em função de testar positivo para a COVID, às vésperas do evento, optou por fazer sua palestra em formato virtual.


A Coordenadora do NETI, Professora Ana Maria Justo, deu ênfase à sua chegada ao Núcleo, naquele início de semestre, e destacou o Pioneirismo do NETI enquanto Universidade Aberta da Terceira Idade. Também antecipou festejos de uma grande celebração em Novembro, com a festa de 40 anos do NETI. O Grupo de Canto Vozes da Ilha abrilhantou o evento com repertório único e variado. Ao final da Aula, durante o café comemorativo de boas-vindas, a Diretoria do CENETI fez cliques de convidados na janelinha da fama do Blog integraNETI.






O terceiro trimestre terminou com agenda cheia para os netianos. A nova gestão da AMAG/UFSC chegou bombando, com a oferta de quatro oficinas - Macramê, Culinária de Leites Vegetais, Sabonetes Artesanais e Kokedama - e uma excursão à São Francisco do Sul.

A Diretoria do CENETI, por sua vez, protagonizou momento importante na vida estudantil do NETI com a entrega de Documento à Coordenação do Núcleo contendo reivindicações dos estudantes ao Reitor da UFSC. No Documento, o CENETI defendeu igualdade de direitos para os estudantes do NETI em relação aos demais estudantes da UFSC e acesso a diferentes modalidades de participação do estudante do NETI no contexto universitário, entre outras reivindicações. Também sugeriu um conjunto de ações operacionais e táticas a serem realizadas pelo NETI. A iniciativa repercutiu entre os estudantes e foi bastante comentada nos Grupos de whatsApp do NETI.

O engajamento da Vice-reitora da UFSC na Campanha de Mobilização Nacional pelo Direito à EJA, deflagrada em 20 de Setembro, também ganhou repercussão. Joana Célia dos Passos gravou vídeo que ampliou visibilidade à Campanha. Além de publicações massivas nas redes sociais, a Campanha sugeriu ações coletivas como ler e discutir em todas as salas de aula da EJA a carta aos estudantes e ações de mobilização nos estados para a remessa das cartas aos gestores e candidatos às eleições de 2022.

O Grupo de Encontros Culturais-GEC voltou a agitar os grupos de whatsApp do NETI, desta vez com o convite para o filme "Achados não procurados", premiado  no FAM 2021, com que marcaria sua primeira sessão aberta do ano, após a suspensão das atividades sócio-educativas por conta da Pandemia. "Tragam amigos e familiares", sugeriu o Grupo, ao promover a sessão aberta de 26 de Setembro, no Auditório do Centro Sócio-Econômico/CSE da UFSC, sucedida de debate com a diretora Fabiana Pena, que apresentou o Filme e mediou os debates.




Também foram destaques em Setembro, as saídas pedagógicas do Polo EJA/NETI ao Parque da Luz e ao Parque do Córrego Grande, em Florianópolis; o passeio do CENETI à cidade de Alfredo Wagner, localizada entre a Serra Catarinense, os Campos da Boa Vista e o Vale Europeu; a Live "O Idoso na Atualidade", com as netianas Ivonita Di Concílio e Osmarina de Souza, transmitida via Google Meet e a estreia da série de Programas Conexão ANG, na Rádio FEAPESC, com Mônica Joesting Siedler no tema "Voto dos idosos pode decidir eleições em 2022".



Visita da Vice-reitora da UFSC ao NETI, apoio dos netianos aos estudantes da UFSC contra cortes orçamentários, III Encontro Cultural do CENETI, Aniversário de 40 anos do NETI e 19a. SEPEX agitaram o último trimestre

A visita ilustre da Vice-Reitora da UFSC, Joana Célia dos Santos ao NETI, dia 04 de Outubro, mobilizou atenções. A Vice-Reitora foi recebida pela Coordenadora do NETI, Ana Maria Justo e ouviu demandas dos servidores sobre o trabalho desenvolvido no Núcleo. Acompanharam Joana Célia dos Santos, a Pró-reitora de Extensão, Olga Regina Zigelli Garcia e o Coordenador da Educação Básica da Prograd, George Luiz França.

Outubro também marcou o apoio e solidariedade de estudantes do NETI a estudantes da UFSC contra cortes orçamentários na instituição. Membros da diretoria do CENETI, ao lado de alunos do NETI, se fizeram presentes na Assembléia do Conselho Universitário da UFSC, de 21/10, quando foi aprovada moção de apelo aos representantes eleitos em 2022 e chefes dos poderes para recomposição do orçamento.

Novamente, o Grupo de Encontros Culturais-GEC, foi destaque com a exibição do filme argentino "Relatos Selvagens", sucedida de debate. O filme, indicado ao Oscar, foi apresentado no Auditório do NETI e teve como mediadores graduandos de Psicologia da UFSC.

Ainda em Outubro, o NUPATI, da Universidade Federal de Sergipe-UFS, compartilhou o resultado do processo seletivo para vagas ociosas na Universidade. A UFS abriu 133 vagas para idosos com idade a partir de 60 anos, em cursos presenciais de Graduação, e no total seis alunos foram selecionados. Entre os cursos escolhidos estão Jornalismo, Pedagogia, Engenharia Civil, Fisioterapia (dois alunos) e Serviço Social.

Ao lado do GEC, também chamou atenção o Grupo Cinco de Maio. O Grupo, que nasceu junto com o NETI,  fechou Outubro com atividades no Deck do NETI e um passeio pela UFSC.

Outro evento bacana, no qual o NETI se fez presente, foi o Floripa 60+, alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, realizado dia 25 de Outubro, na Praça da Alfandega, em Florianópolis. "O evento foi um misto de ato político e de empoderamento das pessoas idosas", definiu a enfermeira Barbara Tavares, da Equipe NETI. A programação incluiu distribuição de mudas de plantas nativas da Ilha e apresentações artísticas e culturais, além de trabalhos de costura e doações.

Mas, o grande acontecimento de final de Outubro foi o III Encontro Cultural do CENETI. O evento fez emergir o protagonismo de alunos e professores do NETI no Teatro, Dança, Contação de Histórias, Poema e Música e emocionou convidados. Entre outras atrações, o Encontro propiciou o resgate do Varal Literário, uma tradição na vida cultural do NETI que há anos não acontecia e em paralelo, ofereceu uma Exposição de Talentos reunindo poesia, artesanato e desenho, entre outras habilidades. No total, foram 15 apresentações de alunos do NETI. O Professor Dr. Narbal Silva, diretor do Programa de Extensão-PROEX/UFSC e a Professora Ana Maria Justo, Coordenadora do NETI, prestigiaram o Encontro. 








Em Novembro, ganhou repercussão a reunião da Coordenadora do NETI com Grupos vinculados ao CENETI. Ana Maria Justo conheceu a conjuntura, ouviu as demandas de cada um dos Grupos e defendeu a realização de encontros semestrais como forma de se buscar um relacionamento mias estreito no que se refere às demandas. Foram convidados representantes do Blog integraNETI, Grupo de Artesanato Abelhinhas Artesãs, Grupo de Encontros Culturais-GEC e Coral Vozes da Ilha, além do Grupo de Convivência Cinco de Maio, Grupo Renascer, A Hora da História e Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC.



A volta da SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC, após dois anos sem atividades presenciais por conta da Covid-19, também agitou o NETI. Realizada de 07 a 11 de Novembro,  a 19a. SEPEX contemplou minicursos, rotas temáticas, programações artístico-culturais e Feira de Ciências. O NETI participou com seu tradicional Estande e uma extensa programação, em que reuniu Palestra, contação de histórias, jogos de mesa, exposição artística, confecção de bonecas, dança e jogos interativos. Entre os eventos oferecidos teve destaque o evento de tema "Intergeracionalidade ao longo dos anos" com participação da ex-Coordenadora, Professora Dra. Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa. Com o tema "Intergeracionalidade" o NETI mostrou na SEPEX dois Projetos aplicados aos estudantes em 2022: "Projeto de Extensão Gerontologia em Foco: interdisciplinaridade e envelhecimento" e "Disciplina: Seminários de Gerontologia". O Reitor da UFSC, Professor Irineu Manoel de Souza,  foi uma presença ilustre a visitar o Estande do NETI. 







Também ganhou destaque o convite da Vice-reitora Joana Célia dos Santos à comunidade netiana e em geral para engajamento no Novembro Negro UFSC, dedicado a evidenciar a cultura e contribuições das pessoas pretas, além do combate ao racismo. Durante o período de 01 a 30 de Novembro, a UFSC promoveu e ministrou cursos e palestras, manifestações artísticas, rodas de conversa e exposições, entre outras ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro.

No Rio de Janeiro, a UnATI.Uerj, parceira de Conteúdo do Blog integraNETI, apoiou e recomendou o lançamento do livro "Samba, Democracia e Sociedade", em homenagem ao Mês da Consciência Negra.


O NETI também teve participação no evento de Lançamento da Política Estadual de Educação para o Envelhecimento, lançada em 09 de Novembro, em Florianópolis. A ex-coordenadora, Maria Fernanda, uma das autoras da Política de Educação, com atuação enquanto Coordenadora do NETI,  representou o Núcleo e a USFC no evento. A Política de Educação para o Envelhecimento de Santa Catarina será levada às escolas da Rede Estadual já em 2023 e servirá de modelo para o país.


O Aniversário do NETI, comemorado em 18 de Novembro, foi um dos eventos mais festejados no último trimestre. Para comemorar, o NETI realizou ato solene no Auditorio 1 da Reitoria da UFSC, na parte da manhã, e recepção aos convidados em sua sede, na parte da tarde, com o evento "NETI de Portas Abertas". A comemoração permitiu ao NETI revisitar sua história, pincelar o futuro e teve seu ponto alto nas homenagens prestadas a 12 categorias. O ato solene contou com a participação da Reitora da UFSC em exercício, Dilceane Carraro, que falou sobre a importância do NETI dentro da UFSC, da Professora Lucia Takase, uma das fundadoras do NETI que pontuou sua experiência ao longo desses 40 anos, da Coordenadora do NETI, Ana Maria Justo e de representantes de instituições convidadas. Ana Maria Justo falou sobre os 40 anos de existência do NETI, sobre a Equipe, sobre a construção da celebração, "um trabalho de afeto, carinho e respeito" e destacou o futuro e o nome do NETI, que passa a ter como sigla NETI/UNAPI - Universidade Aberta para as Pessoas Idosas em detrimento da expressão "Terceira Idade".  A Festa de aniversário também teve Desfile de roupas por egressas do NETI, apresentações do Coral Vozes da Ilha,  do Grupo Renascer e da atividade sócio-educativa Teatro do NETI/UNAPI. O Espaço "Portas Abertas" reuniu Exposições do Varal Fotográfico e de banners de Grupos e pessoas que fizeram o NETI e Estande de Livro da professora Geny Cantos.Também foram atração a apresentação de Curtas de Charlie Chaplin, pelo GEC, Exposição de fotos do CENETI, a Janelinha da Fama do Blog integraNETI e a história da EJA/CEJA com exposição de fotos.













A comunidade netiana também acompanhou o lançamento da campanha Antirracista e Antinazista pela UFSC. No dia 22 de Novembro, o Conselho Universitário da UFSC promoveu sessão extraordinária aberta ao público no Auditório da Reitoria, quando debateu o enfrentamento ao Nazismo.

Dezembro concentrou dezenas de fatos relevantes. Um dos destaques foi a Formatura de alunos do Curso de Monitores da Ação Gerontológica-CMAG do NETI/UNAPI. O Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, de tema "Idadismo contra a pessoa idosa: Percepções da comunidade do NETI e da 19a. SEPEX /UFSC" garantiu aos alunos o título de Monitor.  


A estudante de Jornalismo Lethicia Sequeira também buscou no protagonismo netiano a inspiração para fazer seu trabalho final de Laboratório de Fotojornalismo. Lethícia retratou o NETI/UNAPI com destaque para duas personagens muito conhecidas no NETI: Adélia Domingues, 87 anos, aluna da EJA/NETI e Bárbara Tavares, 42 anos, Enfermeira e membro da Equipe NETI. O trabalho da estudante pode ser conferido nesse link: https://www.behance.net/gallery/158948081/Uma-manha-no-NETI


A grande movimentação em Dezembro, no entanto, ficou por conta das confraternizações de final de ano. O Grupo Cinco de Maio se despediu de 2022 com um longo e animado Café no Bica D'Água. O Centro de Estudantes do NETI-CENETI, promoveu Café Dançante na tarde de 11 de Dezembro no Desembargador Bar, próximo à UFSC, animado por boa música, apresentação de Teatro e sorteio de prêmios.  A AMAG/UFSC, por sua vez, optou por confraternizar no Restaurante e Café Família SENS, no centro de Florianópolis. Já o Grupo de Encontro Culturais-GEC, elegeu a  Natureza como cenário e teve um dia marcado pela descontração na Costa da Lagoa, em trajeto enriquecido pelo guia manezinho Rodrigo Stupp.





Texto: Vanda Araújo - Editora
Arte da Retrospectiva  - Designer Franciele Forcelini
Fotos: Equipe NETI, Parceiros de Conteúdo do Blog integraNETI, Colaboradores e Amigos
30 de Dezembro de 2022

Comentários

  1. Realmente um ano bem movimentado para a coordenação
    e todos os grupos que fazem parte do NETI. Todos estes eventos brilhantemente publicados pelo blog, pela querida Vanda Araújo. Parabéns à equipe do NETI, as condenações de todos os grupos e em especial ao blog. E que 2023 seja um ano tão ou mais rico em atividades e eventos voltados para as pessoas idosas.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima retrospectiva!!! Parabéns querida Vanda, trabalho primoroso e recordações preciosas!!! Ao NETI toda minha gratidão e carinho pra sempre! Feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI