Workshop “Quebrando Barreiras Conectando Gerações” dará sequência às comemorações pelo Dia Nacional da Pessoa Idosa na UnATI.Uerj, dia 05/10


O Workshop “Quebrando Barreiras Conectando Gerações”, a ser realizado na próxima Quarta-feira (05), dará sequência às comemorações da UnATI.Uerj em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. A promoção do evento é do Projeto Extensionista “Ações Educativas em Saúde no Campo do Envelhecimento” da Faculdade de Serviço Social da Uerj, em parceria com o Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI.Uerj. Confira detalhes da programação no texto abaixo, do Assessor de Comunicação, Marcos Teodoro.


Olá Amigos(as)
De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde - no mundo -, (01) em cada (02) pessoas com mais de (60)anos já sofreu Idadismo, Etarismo e/ou Ageísmo - todas ações discriminatórias que pioram a saúde física e mental dos 60+.
O termo Idadismo é relativamente novo, e segundo historiadores foi usado pela primeira vez em 1969 pelo psicólogo norte-americano Robert N. Butler. Na ocasião, o termo foi criado para tentar explicar as opiniões contrárias à construção de uma habitação para idosos em uma comunidade local.
Vem do inglês “Ageism”, e que se refere a discriminação por idade. Ou seja, é uma forma de preconceito sofrida por pessoas por conta da sua idade – e sobretudo dirigido aos cidadãos mais velhos da sociedade.
Não podendo deixar de estar inserida nesse contexto a Intergeracionalidade segue permeando os debates sobre o Idadismo, baseando-se em estudos e pesquisas que trazem reflexões sobre a importância do convívio social entre as diferentes gerações.
Ciente da importância de colocar em alusão um tema para lá de contemporâneo e aproveitando as Comemorações do Dia Nacional da Pessoa Idosa, o Projeto Extensionista “Ações Educativas em Saúde no Campo do Envelhecimento” – uma parceria entre a Faculdade de Serviço Social da Uerj e o Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI.Uerj -, irá oferecer o Workshop “Quebrando Barreiras Conectando Gerações”.
Para a Profa. Maria Helena Bernardo – Assistente Social Coordenadora do Projeto -, o Workshop tem como proposta homenagear o Dia Nacional da Pessoa Idosa celebrando o envelhecimento da população e refletindo coletivamente sobre os direitos e as necessidades das pessoas que envelhecem. “Vamos dizer não ao preconceito etário e construir um novo tempo”, sublinha Helena Bernardo.
O Workshop se realizará na 4ª Feira, dia 05/10/2022 – 13h30min  no Auditório 91 – 9ªAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã; contará com as Palestrantes as Assistentes Sociais Renata Fidelis do Nai.UnATI.Uerj e Mônica de Assis do Inca.Rj e com atividades culturais – Apresentação da Oficina de Danças Populares do Centro de Convivência da UnATI.Uerj + Poesia e Exposição. As inscrições podem ser feitas no local ou já, pelo link:
Nos veremos por lá!
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI