UnATI.Uerj abre nessa Segunda-feira (24), Exposição Itinerante “Cidade 60+”. Proposta é mostrar como a Revolução da Longevidade tem trazido desafios para a Sociedade e as Cidades


Entra em cartaz nessa Segunda-feira (24), a Exposição Itinerante “Cidade 60+” , uma parceria entre a UnATI.Uerj, a Mais Folguedos e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, para mostrar como a Revolução da Longevidade tem trazido desafios para a Sociedade e as Cidades. A Exposição tem abertura prevista para as 13h, no Hall do 1º Andar - Bloco F, da Uerj Campus Maracanã e se estenderá até o dia 26/10. O assessor de Comunicação da UnATI.Uerj, Jornalista Marcos Teodoro, traz mais detalhes no texto abaixo.

Olá Amigos(as)
Estamos preparados para a Revolução da Longevidade?!
Estudos e Pesquisas indicam que sim, já que no Brasil preocupar-se com o Bem-Estar e a Longevidade não é mais "Coisa de Gente Velha"; é algo que começamos a pensar desde cedo, buscando alternativas para uma vida mais prolongada.
Segundo essas pesquisas a Pandemia fez com que mais de 60% dos brasileiros a partir dos (40)Anos passassem a se preocupar com a qualidade de vida já a partir dessa faixa etária – onde o “Agora” ganha status e importância e impacta em novas decisões, posturas e hábitos.
No Brasil - em 2050 -, haverá mais idosos que crianças, mudanças que só nos mostram que o Envelhecimento da População é uma das questões sociais, econômicas e culturais mais importantes da contemporaneidade.
Viver a Revolução da Longevidade vem trazendo muitas oportunidades e desafios para a sociedade e as Cidades – mas será que as Cidades estão completamente preparadas para essa população do futuro?!
Esse é o tema da Exposição Itinerante “Cidade 60+”, realizada pela Mais Folguedos, em correalização e parceria com a UnATI.Uerj e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro - que convida o público de todas as idades a vivenciar diferentes situações do cotidiano nas Cidades, compartilhar experiências e discutir temas como saúde, preconceito, qualidade de vida, mobilidade e acessibilidade das pessoas 60+.


Exposição fará refletir sobre Envelhecer nos dias de hoje

Além de jogos, aplicativos, instalações interativas para que os visitantes experimentem as dificuldades do envelhecimento, a Exposição reúne visões de Especialistas de diversas áreas do saber como a Gerontologia, a Filosofia, a Antropologia, Fisioterapia e Pedagogia entre outras. 
A Exposição estará em cartaz de 24 à 26/10/2022 das 8 às 19h no Hall do 1ºAndar - Bloco F – Uerj Campus Maracanã com abertura prevista para às 13h do dia 24/10, e contará com o apoio de Mediadores de todas as idades – Alunos da Oficina a Moradia e a Cidade na Vida dos Idosos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj e da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. 
Com entrada 100% gratuita, a mostra levará o público – a partir de uma experiência lúdica -, a refletir sobre o que significa envelhecer nos dias de hoje.
 
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj


(VA)

Comentários