UnATI.Uerj abre nessa Segunda-feira (24), Exposição Itinerante “Cidade 60+”. Proposta é mostrar como a Revolução da Longevidade tem trazido desafios para a Sociedade e as Cidades


Entra em cartaz nessa Segunda-feira (24), a Exposição Itinerante “Cidade 60+” , uma parceria entre a UnATI.Uerj, a Mais Folguedos e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, para mostrar como a Revolução da Longevidade tem trazido desafios para a Sociedade e as Cidades. A Exposição tem abertura prevista para as 13h, no Hall do 1º Andar - Bloco F, da Uerj Campus Maracanã e se estenderá até o dia 26/10. O assessor de Comunicação da UnATI.Uerj, Jornalista Marcos Teodoro, traz mais detalhes no texto abaixo.

Olá Amigos(as)
Estamos preparados para a Revolução da Longevidade?!
Estudos e Pesquisas indicam que sim, já que no Brasil preocupar-se com o Bem-Estar e a Longevidade não é mais "Coisa de Gente Velha"; é algo que começamos a pensar desde cedo, buscando alternativas para uma vida mais prolongada.
Segundo essas pesquisas a Pandemia fez com que mais de 60% dos brasileiros a partir dos (40)Anos passassem a se preocupar com a qualidade de vida já a partir dessa faixa etária – onde o “Agora” ganha status e importância e impacta em novas decisões, posturas e hábitos.
No Brasil - em 2050 -, haverá mais idosos que crianças, mudanças que só nos mostram que o Envelhecimento da População é uma das questões sociais, econômicas e culturais mais importantes da contemporaneidade.
Viver a Revolução da Longevidade vem trazendo muitas oportunidades e desafios para a sociedade e as Cidades – mas será que as Cidades estão completamente preparadas para essa população do futuro?!
Esse é o tema da Exposição Itinerante “Cidade 60+”, realizada pela Mais Folguedos, em correalização e parceria com a UnATI.Uerj e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro - que convida o público de todas as idades a vivenciar diferentes situações do cotidiano nas Cidades, compartilhar experiências e discutir temas como saúde, preconceito, qualidade de vida, mobilidade e acessibilidade das pessoas 60+.


Exposição fará refletir sobre Envelhecer nos dias de hoje

Além de jogos, aplicativos, instalações interativas para que os visitantes experimentem as dificuldades do envelhecimento, a Exposição reúne visões de Especialistas de diversas áreas do saber como a Gerontologia, a Filosofia, a Antropologia, Fisioterapia e Pedagogia entre outras. 
A Exposição estará em cartaz de 24 à 26/10/2022 das 8 às 19h no Hall do 1ºAndar - Bloco F – Uerj Campus Maracanã com abertura prevista para às 13h do dia 24/10, e contará com o apoio de Mediadores de todas as idades – Alunos da Oficina a Moradia e a Cidade na Vida dos Idosos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj e da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. 
Com entrada 100% gratuita, a mostra levará o público – a partir de uma experiência lúdica -, a refletir sobre o que significa envelhecer nos dias de hoje.
 
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI