Grupo Cinco de Maio, criado à mesma época do NETI, por avós do Colégio Aplicação, escolheu Alfredo Wagner para retomada da Agenda Social


O Grupo Cinco de Maio, o mais antigo do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, criado em 1982, por avós do Colégio Aplicação, escolheu o Parque Aquático Salto das Águas, em Alfredo Wagner, no Alto Vale do Itajaí/SC, para seu primeiro passeio após a Pandemia. No total, 42 pessoas fizeram o passeio dia 28 de Setembro último, dos quais 36 eram integrantes do Grupo e os demais convidados, parentes e amigos.
“Ficamos o dia inteiro nesse local. Tomamos café na chegada, almoçamos e a tarde tivemos um baile, que reuniu integrantes de mais dois grupos que também visitavam o local. Os participantes interagem com os outros, fazem uma troca, é muito bacana”, relata  Helena Maria Scoz, Assistente Social e Coordenadora do Grupo Cinco de Maio, que aqui faz sua estreia como Parceira de Conteúdo do Blog integraNETI. Helena chega ao Blog através da Parceira Nina Scheir, ex-coordenadora do NETI e daqui para frente passará a compartilhar as ações e realizações do Grupo.

Primeira Coordenadora comandou o Grupo por 23 anos

Helena Scoz está à frente do Cinco de Maio há 12 anos e traz relatos sobre a origem do Grupo que muitas pessoas não conhecem. Como diz o próprio nome, o Grupo Cinco de Maio foi fundado em 05 de Maio de 1982, por avós do Colégio de Aplicação da UFSC.
“Os avós geralmente moravam com a família, com os pais dos alunos e surgiu a necessidade de passar uma tarde no NETI para conversar. Na época, a Coordenadora do NETI era a professora Neusa Guedes, uma de suas fundadoras”, lembra Helena. O Grupo começou com 11 participantes e a primeira Coordenadora foi a Sra. Elfriedes Pauline Kalvelage, que se manteve à frente das atividades por 23 anos.

História passa pela criação do NETI

Helena é Assistente Social e conta que quando se formou procurou o NETI para fazer estágio em Serviço Social. O NETI indicou o Grupo Cinco de Maio, mas alertou que ela teria que convencer a Coordenadora a permitir sua entrada para o estágio. “A Coordenadora na época, era a Dona Elfriedes, uma senhorinha bem idosa, devia ter seus 89 anos e quando eu cheguei para fazer estágio, ela não deixava ninguém entrar, era um grupo bem fechado”.
Ela conta que de início foi recebida com certa resistência, mas que no segundo encontro a receptividade já foi boa e a Coordenadora permitiu que iniciasse as atividades. “Daí para frente, ela praticamente tornou-se participante das atividades que eu desenvolvia, já não era mais a Coordenadora. Foi uma coisa bem gostosa esse convívio e eu terminei assumindo a coordenação do Grupo até a sua saída, por questões de saúde. Estou até hoje com as minhas meninas, como gosto de dizer. Somos uma família”, observa.

Grupo é mantido por indicações

“Hoje,  o Grupo  Cinco de Maio conta com 30 participantes entre pessoas do NETI e da comunidade. Segundo Helena, o Grupo não abre vagas e é mantido por indicações. “Uma pessoa vai convidando a outra e assim vamos mantendo o Grupo”, explica a Coordenadora, observando que quase todos os participantes são formados, possuem nível superior. O preenchimento de vagas, quando ocorre, é feito somente a cada início de Semestre.
“É um Grupo bacana de trabalhar. Ali a gente se torna uma família de verdade, muito legal”. Algumas participantes estão comigo há oito, nove anos. A mais nova participante entrou há cerca de um mês. É um grupo de amizades antigas e de muitas trocas”, define a Coordenadora.  







Fotos gentilmente concedidas por Helena Scoz

(VA)

















 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI