GEC exibiu e debateu "Relatos Selvagens", filme argentino indicado ao Oscar, e teve na mediação graduandos de Psicologia da UFSC

 


O Grupo de Encontros Culturais-GEC encerrou Outubro com a exibição do filme argentino "Relatos Selvagens", indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A exibição ocorreu na Segunda-feira (26), no Auditório do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, sucedida de Debate, e teve como mediadores graduandos de Psicologia da UFSC. Quem nos conta sobre o Filme e a Programação é Maria Graciela Baigorria, da equipe de Coordenação Fílmica do GEC, também parceira de Conteúdo do Blog integraNETI.

Relatos Selvagens “é uma brilhante crítica social em seis histórias, tendo em comum nossas respostas em situações limite”, define Graciela. Para mediar o debate, o GEC convidou três alunos do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC – Maria Vitória Costa Oliveira, Izabela Ferreira Zomkowski e Roberto Aurélio Merio Filho -, que fazem estágio no NETI na Oficina de Psicologia “Velho, EU?".

“Durante o debate, analisamos as histórias do filme com palavras chaves como desigualdade, corrupção, luta de classes, solidaridade, violência,  revolta social, emoção, preconceitos, estrutura social, raiva, ira, enfrentamento, ética, ódio, discriminação e machismo” relata a integrante do GEC. 

Segundo Graciela, essas categorias, inseridas no que Roberto Aurélio chama de contingências, podem ser positivas, negativas e neutras. “Em determinadas situações, atravessamos os limites chegando a um comportamento animal ou selvagem”, observa. O GEC promove encontros quinzenais, realizados nas manhãs de Segunda-feira, em que exibe e debate filmes. Para participar, é necessário estar inscrito no Grupo.   

(VA)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI