GEC-CENETI expôs Desafios e ganhos durante a Pandemia, no XX Encontro Regional da Terceira Idade-ERTI, promovido pelo NUPATI/UFS


Terminou nesse sábado (01), o XX Encontro Regional da Terceira Idade-ERTI, evento online promovido pelo Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade da Universidade Federal de Sergipe- NUPATI/UFS, de 28 de Setembro a 01 de Outubro. A vigésima edição do Encontro teve como temática “Envelhecimento humano no contexto pandêmico: direitos da pessoa idosa em evidência".  O Grupo de Encontros Culturais -GEC, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI, teve participação no evento com o trabalho “Grupo de Encontros Culturais do Núcleo de Estudos da Terceira Idade: Desafios enfrentados e ganhos percebidos durante a pandemia”, apresentado por Franciele Forcelini, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Design na UFSC.


Eixo de apresentação do trabalho do GEC reuniu oito temas

A experiência do GEC/CENETI foi apresentada nos eixos 7 e 8, com abordagem para as temáticas Envelhecimento ativo no contexto pandêmico e pós pandêmico e Novas tecnologias, trabalho e interatividade na pandemia. Os trabalhos apresentados em ambos os eixos versaram sobre os seguintes temas: A solidão como dimensão da violência às pessoas idosas; o abandono afetivo inverso na pandemia do covid-19; pandemia da covid 19 e a saúde da população idosa: um olhar na direção das políticas públicas; inclusão do idoso à telenfermagem: desafios e possibilidades; Grupo de Encontros Culturais do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-GEC/CENETI: Desafios enfrentados e ganhos percebidos durante a pandemia; qualidade de vida da pessoa idosa: Serviço social e o Cumprimento das medidas sanitárias recomendadas para o Isolamento social; Inclusão digital e a pessoa idosa: um debate necessário. 

Os demais eixos trabalhados abordaram Saúde e Longevidade (eixo 1); Direitos e Políticas Sociais para pessoas idosas (eixo 2); Desafios do envelhecimento para o acesso à seguridade social (eixo 3); Epidemiologia do Envelhecimento (eixo 4); Desafios das ações educativas, culturais e artísticas para pessoas idosas na pandemia (eixo 5) e Idadismo e Envelhecimento pós-pandemia (eixo 6). 

O ERTI reuniu 23 convidados, entre duas ex-coordenadoras do NETI e foi organizado pelo NUPATI-UFS, coordenado pela Dra. Noêmia Lima Silva. A apresentação do GEC no Encontro pode ser acompanhada no link abaixo, compartilhado pela Coordenação do Grupo.

 
https://drive.google.com/file/d/1p92d5Hsg4eI35hdx4fsNF_JG9aD6KXcr/view

(VA)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI