Café Literário de hoje (26) da UnATI.Uerj terá como convidado o ficcionista João José de Melo Franco


Acontece nessa Quarta-feira (26), a 7ª Edição do Café Literário do Projeto Biblioteca Ambulante da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj. O Convidado é o Ficcionista João José de Melo Franco, dono de uma bela trajetória cultural, conforme nos apresenta o jornalista Marcos Teodoro, no texto a seguir. O Café Literário começa às 14 h, na Sala 10.136, 10ª Andar, Bloco F, da Uerj Campus Maracanã.


Olá Amigos(as)

A definição mais antiga e clássica comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.
Na época, o filósofo ainda dividiu a Literatura em três categorias ou gêneros clássicos – o lírico, o épico e o dramático. Atualmente, definir Literatura parece não ser tarefa tão simples. Isso porque, a depender da civilização em que é escrita ou ainda da época da produção, uma obra pode ou não ser considerada literária.
Os textos Literários, sejam eles ficcionais ou verídicos, têm um papel importante na vida das pessoas, já que aguça aquilo que é impalpável. Permite-nos sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia, proporcionando uma nova reflexão sobre a vida. E nessa linha a Literatura recria a realidade através da visão de um Autor, por meio dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a “Palavra”, sua matéria prima - a essência de cada texto.
O Autor e também Redator, Tradutor, Professor, Pesquisador - o Ficcionista João José de Melo Franco ao ministrar suas Oficinas de Criação Literária e Palestras sobre o universo da Literatura e do Livro sublinha muito bem sobre essa ponte entre a realidade e o imaginário.
Elucida que o Autor transfigura a realidade, cria uma espécie de universo independente ao contar suas histórias – onde a representação da vida está nas entrelinhas das páginas de um livro.
Graduado pela USP em diversas áreas como Cinema, Letras Clássica e Vernáculos, e em Filosofia – João Iniciou sua carreira de Publicitário como Redator, compartilhando esta experiência com a de Diretor de Cinema Comercial. C omo Diretor de Criação destacou-se pelas Campanhas da Kodak, Seara e Quacker, e recentemente se dedicou ao designer gráfico, a edição de livros e aos seus Livros de Poesia “O Mar de Ulisses”(2006); “Diários de Um Amor Perdido”; (2008) e “Pequeno Dicionário Poético”.(2010).
E para contar como a Literatura transforma-se em um poderoso mecanismo de comunicação e interação, espalhando cultura, educando e expandindo conhecimento a Equipe do Café Literário do Projeto Biblioteca Ambulante da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj convidou João José para participar da 7ª Edição do Café, que se realizará nessa Quarta-feira (26/10) às 14h – na Sala 10.136 – 10ªAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
Lembrando sempre que o Café Literário ao trazer um Personagem no campo das artes literárias tem como objetivo despertar o interesse pela literatura, estimulando a imaginação e a aprendizagem do Grupo dos 60+ e demais interessados pelos temas propostos.

Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI