Confraternização de final de Semestre mostrou que GEC/CENETI tem na experiência fílmica múltiplas lições de vida


O Grupo de Encontros Culturais – GEC, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI, segue fazendo da experiência de articular eventos e de assistir e discutir filmes, um jeito sábio e divertido de viver e de aprender. Na tarde de 01 de Agosto último, integrantes do Grupo prestigiaram em massa a Confraternização de final de semestre no Restaurante e Café Família Sens,  no centro de Florianópolis, numa verdadeira celebração de amizade e de troca de afetos.
“Estava tudo muito bom. Começamos desmontando a disposição das mesas para que pudéssemos ficar mais juntinhas. O papo foi ótimo, a descontração e o aconchego. Mais uma confraternização para ficar nas reminiscências do GEC”, escreveu Maria Aparecida Ferreira, Coordenadora Geral, no WhatsApp do Grupo, no dia seguinte ao encontro.
“Nosso café foi muito gostoso, em todos os aspectos: o papo com as amigas, a maior proximidade, os doces, o ambiente aconchegante em estilo colonial. Foi perfeito, cheio de alegria. Foi uma bela confraternização, fiel ao significado da palavra”, definiu Raquel Maia Liberato.
“Realmente foi muito bom nosso Encontro. Precisamos repetir”, disse Bernadete.
 “Mais encontros como esse”, pediu Aurélia Porto.
“Que os filmes vistos juntas, com coração e mente abertos e os encontros alegres e prazerosos nos sensibilizem para estarmos verdadeiramente disponíveis a amizades onde a empatia e solidariedade possam circular. Diz Jean Shinoda Bolen, que um grupo de mulheres pode ser tornar uma roda de saberes femininos ancestrais, um resgate de nossa verdadeira natureza”, comentou Adélia Maria Ribeiro.
“A Confraternização geralmente era num almoço. Dessa vez,  optamos por um café da tarde para uma interação maior, já que nos dias de filme o tempo é curto e não conseguíamos conversar muito. Foi uma tarde leve e agradável, com um grande número de participantes. Os pratos de salgados e doces estavam deliciosos. O Grupo está bem entrosado”, manifestou-se Arlete Guarezzi.
“Não consegui ir à Confraternização por motivo familiar, mas sei que haverão outros”, lamentou Abdúlia.

Semestre rico em aprendizado exibiu sete filmes

O Grupo de Encontros Culturais se manteve unido e ativo mesmo com a pandemia, quando as atividades eram realizadas em casa. Os integrantes assistiam os filmes e na sequência eram feitos os debates, via  WhatsApp. 
Esse ano, os encontros presenciais foram retomados dia 02 de Maio, para encerrar dia 01 de Agosto último, com o café de Confraternização no Restaurante Família Sens.  
“A dinâmica do Grupo foi a mesma de antes da pandemia. Assistíamos o filme, fazíamos uma pausa para o cafezinho e na sequência, tínhamos o retorno e os debates. Mudou somente o local, pois a Biblioteca Universitária está indisponível.  Estamos nos reunindo no auditório do NETI”, relata a Coordenadora Maria Aparecida. Observa que em virtude do espaço, a Coordenação do GEC teve que limitar o número de participantes em 30 pessoas. Com isso, pessoas interessadas em fazer parte do Grupo estão na fila de espera de vagas, admite Maria Aparecida. O GEC realiza dois encontros ao mês e no primeiro semestre exibiu sete filmes. Confira abaixo:

- Curtas O ESCRITORIO  e NÃO COBIÇARÁS AS COISAS ALHEIAS, de Kieslowski
- FESTIM DIABÓLICO, de Hitchcock
- FRIDA, da diretora Julie Taymor
- FALE COM ELA, de Almodóvar
- A VIDA DOS OUTROS, direção de Florian Henckel
- O PAGADOR DE PROMESSAS, de Anselmo Duarte.





(VA)

Comentários

  1. Gratificante relembrar esses momentos. Obrigada pela excelente reportagem Vanda! Sentimos sua falta mas pode estar certa que você sempre estará em nossos corações.

    ResponderExcluir
  2. É sempre uma alegria estar com as amigas. Sentimos sua falta Vanda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado