Evento "Não Caia! Previna-se! Seja Ativo" marcou Dia Mundial de Prevenção de Quedas, comemorado na UFSC pelo NETI, CDS e ANG/SC

Para ficar na memória... Assim deve ser lembrado o evento "Não Caia! Previna-se! Seja Ativo", realizado dia 23 de Junho último, na UFSC, em Florianópolis, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, numa ação conjunta do NETI/PROEX/UFSC, CDS e ANG/SC. Realizado ao ar livre, ao som de forró e em meio a muita diversão, o evento contou com a presença significativa de pessoas idosas. Quem traz os detalhes é a Enfermeira do NETI, Bárbara Tavares, em texto e fotos compartilhados com o Blog integraNETI. Confira abaixo!

Queda aumenta número de fraturas ósseas e preocupação é mundial

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/PROEX/UFSC) em parceria com o Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG/SC), realizaram dia 23/06/22, em frente à Reitoria 1, o evento em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos: “Não caia! Previna-se! Seja ativo!”

A queda em pessoas idosas se caracteriza em problema de saúde pública de importância mundial, pois é responsável pelo aumento do número de fraturas ósseas, internações hospitalares, infeções e institucionalização da pessoa idosa, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas idosas, pois retarda a degeneração física nesse grupo de pessoas, o que pode diminuir o risco de quedas.

O evento foi realizado ao ar livre e contou com a presença de muitas pessoas idosas animadas e dispostas. Além da participação, orientação e colaboração da Coordenadora Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Bárbara Tavares e Michele Medeiros, Enfermeiras do NETI, do Fisioterapeuta Paulo Medeiros, da ANG/SC e da professora do Centro de Desportos, Tania Bertoldo Benedetti e seus acadêmicos.


O auge foi marcado pela atividade física regada por música no ritmo de forró e o aprendizado de sua história e dos seus passos, além de muita diversão, mostrando às pessoas idosas (e aos transeuntes) que a realização de um exercício físico na terceira idade proporciona o fortalecimento físico, a manutenção da massa/força muscular e do equilíbrio físico, para evitar o risco de quedas. Esse momento só intensificou o quanto é importante se manter ativo para evitar o enfraquecimento do corpo e o quanto é saudável para a mente ter um momento de descontração e de alegria, lembrando sempre de respeitar o limite corporal de cada pessoa.  

NETI fez uso de dispositivo corporal simulador cedido pelo GESPI 

Outro brilhante momento ficou com a Equipe de Enfermagem do NETI ao falar sobre Quedas, utilizando um “dispositivo corporal simulador” para mostrar a dificuldade de se movimentar com o passar dos anos, o que implica em risco de quedas na pessoa idosa e consequentemente, em fraturas, por exemplo. 
Agradecemos ao Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Pesquisa em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas (GESPI) da UFSC por nos ceder esse dispositivo. 



Ação de prevenção de quedas contou com a participação da Coordenadora do NETI, Professora Dra. Maria Fernanda, ao centro e das Enfermeiras Bárbara Tavares, à esquerda e Michele Medeiros, à direita. Maria Fernanda, que também é Enfermeira, fez uso de dispositivo corporal simulador (foto abaixo) ao discorrer sobre Quedas.














Fotos cedidas pela Secretaria do NETI/UFSC
(VA)


Comentários

  1. Foi um dia muito especial. Obrigada a todos que participaram!!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma atividade esclarecedora, com muitas orientações e também descontraída e divertida. Parabéns as equipes do NETI e do CDS que organizaram.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI