“As ILPIs e as Perspectivas do atendimento na pós-pandemia” é tema da Aula Inaugural do Curso “Capacita ILPI Santa Catarina”, dia 06/06 na ALESC/SC. Programa reúne cerca de 20 especialistas

O Auditório da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina-ALESC, sedia na próxima Segunda-feira, 06, às 9h, a Aula Inaugural do Curso “Capacita ILPI Santa Catarina”, com o tema “As instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e as perspectivas do atendimento na pós-pandemia”. A convidada a falar sobre o tema é a Professora Dra. Karla Cristina Giacomin, Médica geriatra, Consultora da OMS no eixo Políticas de Sáude dos Idosos, com atuação também na Coordenação da Frente Nacional de Apoio e Fortalecimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos. A Aula Inaugural é aberta a gestores, profissionais das equipes multidisciplinares das ILPIs, membros dos conselhos municipais e estaduais de direitos da pessoa idosa, equipes técnicas dos municípios, equipes do sistema de justiça e demais pessoas interessadas na temática.

A Programação abrange Mesa de Abertura com autoridades e convidados e apresentação do Curso “CAPACITA ILPI SC" por seus Coordenadores, a Professora Dra. Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, também Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UFSC e pelo Professor Dr. Paulo Medeiros. Na sequência, será realizado Fórum organizado pela FECAM para debater os desafios e perspectivas encontradas pelas ILPIs no seu cotidiano. Cerca de 20 especialistas de renome na área da Gerontologia e de Direitos da Pessoa Idosa discorrerão sobre a pauta do evento. A Aula Inaugural é uma realização da UFSC, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e tem apoio de diversas entidades.

Curso visa qualificar cuidado às pessoas idosas residentes  

O Curso “CAPACITA ILPI SC” teve início dia 01 de Junho último, no Formato Educação à Distancia, pela Plataforma de Ensino e Aprendizagem Moodle UFSC e se estende até 30 de Setembro de 2022.  É um curso autoinstrucional, o que significa dizer que seus participantes podem acessar a plataforma conforme sua disponibilidade de horários e realizar as atividades propostas. O objetivo do Curso é formar multiplicadores para atuarem no processo de qualificação do cuidado prestado às pessoas idosas residentes nessas instituições. No total, foram ofertadas 320 vagas, distribuídas em 07 turmas.

Segundo o coordenador Dr. Paulo Medeiros, Fisioterapeuta, pós-doutorando em Enfermagem na UFSC na temática das ILPIs, a adesão ao Curso “foi ótima” e correspondeu às expectativas. “Os cursistas estão se apresentando e demonstrando muita gratidão pela oportunidade de participar do curso e ter acesso a conteúdos e materiais que vão auxiliar no seu trabalho cotidiano qualificando o cuidado as pessoas idosas residentes”, disse Paulo Medeiros, em conversa ao Blog integraNETI.

Dados da Vigilância Sanitária apontam para a existência de cerca de 300 ILPIs cadastradas em Santa Catarina, sendo que a maioria são privadas. O trabalho desenvolvido pelo setor, em âmbito nacional, tem merecido debates constantes. Eventos recentes sobre o tema tem apontado, inclusive, para a necessidade de cuidados continuados para a população que não está sendo assistida pelo Sistema de Sáude.

Abaixo, o link com informações sobre a Programação e as inscrições para a Aula Inaugural

https://www.sympla.com.br/capacitacao-ilpi---santa-catarina__1579327


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI