"Saúde da População Idosa Negra" é tema da 4ª Edição da Cartilha Educativa voltada aos Direitos dos 60+, editada pela Uerj em parceria com a UnATI.Uerj


Já circula no site da UnATI.Uerj e nas mídias sociais da instituição a 4ª Edição da Cartilha Educativa voltada aos Direitos dos 60+, de tema ”Saúde da População Idosa Negra”. A Cartilha é produto do Projeto Extensionista “Ações Educativas em Saúde no Campo do Envelhecimento”,  da Faculdade de Serviço Social da Uerj, em parceria com o Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI.Uerj. Quem compartilha o lançamento com nossos leitores é o Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj, Marcos Teodoro, para quem a proposta dessa Edição é refletir sobre o racismo na sociedade brasileira e seu impacto nas condições de saúde da população idosa. Confira o que diz o Jornalista, no texto abaixo!


Olá Amigos(as)

Foi a partir do Censo Demográfico realizado em 1991, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Ibge passou a adotar (05) categorias de Autoclassificação de Raça/Cor da pele, sendo elas: Branca, Preta, Parda, Indígena e Amarela.
Em 2017, foi a vez do Ministério da Saúde passar a adotar o critério da Autodeclaração, ou seja, o(a) próprio(a) usuário(a) define qual é a sua raça/cor - com exceção dos casos de recém-nascidos, óbitos ou diante de situações em que o usuário estiver impossibilitado, cabendo assim aos familiares ou responsáveis a declaração de sua cor ou pertencimento étnico-racial.
Se analisarmos pelo ponto de vista étnico-racial, estudos mostram que pessoas negras vivenciam mais desigualdades sociais ao longo da vida, interferindo assim significativamente no seu processo de envelhecimento.
A partir destes estudos Especialistas demonstram que pessoas idosas pardas e, principalmente, pretas, acumulam sistemáticos danos no decorrer dos ciclos vitais, culminando em maior exposição a fatores de risco, agravos à saúde e menor expectativa de vida.

Cartilha reúne 33 páginas e está disponível no Youtube


Produto do Projeto Extensionista “Ações Educativas em Saúde no Campo do Envelhecimento” – uma parceria entre a Faculdade de Serviço Social da Uerj e o Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI.Uerj -, as Cartilhas Educativas voltadas para os 60+ - que tem como objetivo principal prestar informações para auxiliar na reflexão e compreensão da organização das políticas públicas brasileiras e o seu impacto na vida da população -, chegam a sua 4ª Edição com o tema “Saúde da População Idosa Negra”.
A proposta desta 4ª Edição é refletir sobre o racismo na sociedade brasileira e seu impacto nas condições de saúde da população idosa. Será que as pessoas idosas negras envelhecem em boas condições de saúde e gozando de proteção social plena? Como se expressam as desigualdades entre pessoas idosas negras e brancas? E Quais os aspectos estruturais que interferem nessas desigualdades raciais? entre outros aspectos.
A 4ª Edição já pode ser conferida no site da UnATI.Uerj no www.unatiuerj.com.br - e nas Contas do Projeto nas Mídias Sociais Facebook, Instagram e Youtube no www.facebook.com/(20+)projetodeextensao, @paese.uerj e
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI