Live "O Piano na Terceira Idade" fez refletir sobre Música e Velhice e a necessidade de levar o Envelhecimento para outras áreas


O Portal do Envelhecimento proporcionou um pedaço de tarde agradabilíssimo no último Sábado, 19 de Março, e uma excelente oportunidade de reflexão sobre Música e Velhice, com a Live "O Piano na Terceira Idade", transmitida pelo Youtube. A Live teve apresentação de Beltrina Côrte, CEO do Portal do Envelhecimento e trouxe como convidadas as pianistas Carla Reis, mestre em Música pela UFRJ e Docente de Música da Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ/MG e Ana Maria Janunzzi Salles, mestranda em Música na mesma instituição.
A conversa versou sobre o Projeto "Meu Tempo é Hoje. O Piano na Terceira Idade", que vem sendo desenvolvido por Ana Maria com a orientação da Professora Carla, na UFSJ/MG, sobre a motivação das pianistas para trabalharem com idosos e focou diversos aspectos interessantes, entre os quais os benefícios da prática musical para a qualidade de vida na velhice, materiais utilizados para iniciação de adultos ao piano, linguagem utilizada e dificuldades encontradas na aprendizagem do piano a partir de uma certa idade.  
"A experiência musical é um direito do ser humano", defendeu Carla Reis, afirmando pensar na  Educação Musical para idosos como uma Educação inclusiva.
Beltrina Corte, por sua vez, lembrou que uma das políticas do Portal do Envelhecimento é levar o Envelhecimento para outras áreas, trabalhar temas senão aqueles que já atuam com o Envelhecimento. "É também uma forma de cutucar a Academia para trabalhar temas que não estamos enxergando", enfatizou Beltrina.
A experiência de se manifestar pela Música norteou grande parte da Live. Para as pianistas, o que muitos chamam de talento é algo que pode ser educado. "O mito do dom é uma nuvem. A experiência artística é para qualquer um. É preciso acreditar que se pode aprender", disse Carla Reis.
O encontro também abordou a diferença entre a pedagogia do piano e o ensino musical e teve uma fala dirigida aos profissionais que ensinam, com ênfase sobretudo no medo de quem ensina. Sobre esse aspecto, Carla Reis chamou atenção para a necessidade de um Olhar Gerontagógico para a pedagogia do piano, salientando que é preciso acolher os idosos com as suas especificidades, respeitar o gosto musical, por exemplo. Não infantilizar o idoso foi outra recomendação deixada pela dupla. 
Ao final da Live, ao ser questionada por Beltrina Côrte sobre "Que dica você dá para os idosos que querem aprender piano", Ana Maria respondeu: "Se você tem vontade, você tem que fazer, vai aprender sim. Tenta fazer, todo mundo consegue. Não tem ninguém que não consiga tocar pelo menos uma musiquinha no piano", enfatizou a Mestranda em Música.
O Projeto "Meu Tempo é Hoje" visa oferecer aulas gratuitas e individuais de piano para idosos na UFSJ/MG, de uma hora de duração e durante o período de um ano. Conforme Carla Reis, a partir dessa experiência, o Projeto poderá ser ampliado para outros instrumentos.

"Música e Arte é para todo mundo"

A Live foi um estímulo para quem gosta de música e tem vontade de estudar piano! Mesmo quem acha que não tem habilidade para o instrumento ou que não consegue aprender, deve ter se sentido encorajado com o que disseram as professoras.
Como frisou Carla Reis, ao final do encontro, "Música e Arte é para todo mundo. É um direito do ser humano".
Fica a sugestão do Blog integraNETI para que os leitores assistam o vídeo acima!!!

Vanda Araújo - Editora do Blog integraNETI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI