Estimulação cognitiva pode conferir proteção e prevenção de Alzheimer, aponta Pesquisa publicada no Jornal USP no Ar
A escolaridade está diretamente relacionada com a proteção da função cognitiva humana. A leitura, a prática de algum instrumento ou mesmo a atividade física desenvolvem ainda mais a reserva cognitiva. Quanto maior o nível de escolaridade, maior é a proteção conferida à prevenção de Alzheimer. A constatação é de Pesquisa publicada no Jornal USP no Ar, em 21 de Janeiro último e veiculada no Portal do Envelhecimento em edição da última Segunda-feira (30 de Janeiro).
A Pesquisa publicada na revista Alzheimer’s & Dementia observou 1.023 indivíduos com diferentes níveis de escolaridade e analisou se havia relação entre a ocupação profissional e a cognição. Entre as curiosidades, o estudo se empenhou em responder se era possível “levar alguma proteção ao cérebro contra lesões associadas à demência”, diante da realidade brasileira de uma média menor de escolaridade e exercício de ocupações menos complexas.
Confira o estudo
completo no Portal do Envelhecimento, clicando no link
abaixo.
Foto acima: Destaque de RODNAE Productions/Pexels -Portal do Envelhecimento
(VA)
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