Estimulação cognitiva pode conferir proteção e prevenção de Alzheimer, aponta Pesquisa publicada no Jornal USP no Ar

 

A escolaridade está diretamente relacionada com a proteção da função cognitiva humana. A leitura, a prática de algum instrumento ou mesmo a atividade física desenvolvem ainda mais a reserva cognitiva. Quanto maior o nível de escolaridade, maior é a proteção conferida à prevenção de Alzheimer. A constatação é de Pesquisa publicada no Jornal USP no Ar, em 21 de Janeiro último e veiculada no Portal do Envelhecimento em edição da última Segunda-feira (30 de Janeiro).

A Pesquisa publicada na revista Alzheimer’s & Dementia observou 1.023 indivíduos com diferentes níveis de escolaridade e analisou se havia relação entre a ocupação profissional e a cognição. Entre as curiosidades, o estudo se empenhou em responder se era possível “levar alguma proteção ao cérebro contra lesões associadas à demência”, diante da realidade brasileira de uma média menor de escolaridade e exercício de ocupações menos complexas.

Confira o estudo completo no Portal do Envelhecimento, clicando no link abaixo.

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/estimulacao-intelectual-pode-conferir-prevencao-de-alzheimer/

Foto acima: Destaque de RODNAE Productions/Pexels -Portal do Envelhecimento


(VA)

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