GEC assistiu 19 filmes em 2021. Programaçao vista em casa e debatida pelo WhatsApp fortaleceu laços de união em tempos de Covid


O Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, voltou a provar que a criatividade está no seu DNA. Sem aglomerar, em respeito às normas de segurança impostas pela Covid-19, integrantes do GEC assistiram um total de 19 filmes ao longo de 2021, número que de acordo com a Coordenaçao Geral bate com a proposta formulada para encontros presenciais.

Na prática, o GEC funcionou assim: a cada quinze dias, a Coordenadora Fílmica do Grupo, Raquel Maia Liberato, anunciava o filme selecionado para o período – sempre um filme da NETFLIX – que deveria ser assistido no aconchego do lar de cada um. Dali a duas semanas, o Grupo debatia o filme pelo WhatsApp.

“Foi um novo aprendizado, uma forma diferente do Grupo se expressar, expondo pensamentos através de uma máquina. Foi muito gratificante e nos alimentou no sentido de manter os laços de união e amizade. Nos proporcionou oportunidades de debater vários assuntos que os filmes assistidos abordavam”, relatou a Coordenadora geral do Grupo, Maria Aparecida Ferreira, no final de Dezembro, em balanço das atividades compartilhado com o Blog integraNETI.

Grupo também promoveu dois encontros presenciais

Cida explica que por conta de um período mais morno e que com o avanço da vacinação, o Grupo resolveu organizar um encontro presencial, o que viria a acontecer quase no final do segundo semestre.

“Em 09 de Novembro tivemos nosso primeiro encontro no Cine Paradigma. Assistimos na sessão das 14h o filme UMA JANELA PARA O MAR, do diretor espanhol Miguel Angel Jimenez, filmado na Grécia e com uma excelente fotografia. Após a sessão, fomos tomar um cafezinho no François, com muita conversa e troca de carinhos, amizade e aconchego, acompanhado de muitas risadas. Foi uma sensação de liberdade, acompanhada de muitas alegrias”, relata ela.


Mas, novas surpresas estavam reservadas. Cida conta que no início da pandemia, o Cine Paradigma lançou uma campanha para compra antecipada de ingressos, com o objetivo de ajudar o estabelecimento que se encontrava sem arrecadação. O GEC adquiriu dois ingressos e recebeu o dobro - quatro ingressos -  que foram sorteados entre os presentes.

O reencontro de Novembro estimularia um segundo encontro presencial, conforme expoe Maria Aparecida. “Em 09 de Dezembro repetimos a dose. Assistimos o filme MENTES EXTRAORDINÁRIAS que tem como diretor e roteirista o francês Bertrand Campan e o filósofo suíço Alexandre Jollien. Os dois atuam como artistas principais no filme, inspirado na vida e obra de Alexandre Jollien. Foi um dos melhores filmes deste ano", comenta a Coordenadora Geral, observando que os dois filmes fizeram parte do Festival Varilux de Cinema que estava em exibição no cine Arte Paradigma, em Florianópolis/SC. 

Após a sessão que marcou a despedida de 2021, o Grupo promoveu um cafezinho indispensável e entrega de alguns mimos aos presentes.



Confira abaixo a lista de Filmes de 2021, assistidos pelos integrantes do GEC/CENETI

1. A Lição de Moremi

2. Vovó saiu do Armário

3. A Menina e o Leão

4. O aviador

5. O Juiz

6. O Filho Eterno

7. Rosa e Momo

8. Ninguém sabe que estou aqui

9. Me importo

10. Dezessete

11. Mulheres Ocultas

12. Antônia uma Sinfonia

13. Viver Duas Vezes

14. Você Viu Vaga lumes

15. My Happy Family

16. Diga quem sou

17. Nuestros Amantes

18. Um Inverno em Nova Iorque

19. Kahaani

 

(VA)

Comentários

  1. Fantástico!!! Parabéns as integrantes do GEC/CENETI pela iniciativa e pela indicação dos filmes. Gostaria de desejar à todas que, o Ano de 2022 seja repleto de esperança, fé e muita saúde! Abraço carinhoso. Maria Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanda! Você sempre se superando e nos alegrando com suas reportagens.
    Mesmo de longe você prova que a amizade que nos une não esmorece.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI