Coleção Geração Prateada, série de Gibis Eucativos, estimula o combate ao Idadismo e a compreensão dos Direitos da Pessoa Idosa

Está em circulação desde Outubro último a Coleção Geração Prateada, uma série de três Gibis Educativos, lançada pelo PNDPI, em que os personagens - um grupo de amigos idosos - trazem à tona suas histórias e aventuras e a partir de suas vivências buscam ajudar uns aos outros na construção de uma velhice ativa e saudável. Produzida na versão on-line, por uma equipe de professores da Universidade Federal de Viçosa-MG, e disponível em PDF, a Coleção de 101 páginas busca inspiração em situações reais do dia-a-dia para mostrar como o preconceito contra o idoso – chamado de Idadismo – continua presente na sociedade, enquanto convida a conhecer o Conselho de Direitos da Pessoa Idosa e o Fundo de Direito do Idoso. Quem compartilha o lançamento com nossos leitores é a Coordenadora do NETI, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, que faz menção à destacada atuação da Professora Dra. Simone Martins, da UFV-MG, na produção e coordenação do Projeto.

Coleção pode ser conferida nos links abaixo

Volume 1 - Direitos da Pessoa Idosa

O primeiro volume tem como personagens Amarílis e seus amigos da Geração Prateada, Antônio, Cristina, Nonô e Josi. Josi é vítima de abuso financeiro e os amigos se reúnem para ajuda-la a superar este problema, quando um deles chama atenção para a importância de começar a estudar e conversar sobre o Estatuto do Idoso. O Estatuto foi criado em Outubro de  2003 e nesses 18 anos tem sido um aliado dos idosos no sentido de fazer valer os seus direitos.

https://drive.google.com/file/d/1w1SlQVWvfFm4w6tDvwwQVKNInxoY5WyA/view


Volume 2 - Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa

No segundo volume, os amigos da Geração Prateada convidam a  conhecer o Conselho de Direitos da Pessoa Idosa e mostram como sensibilizar prefeito e vereadores para a criação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Durante a história, os amigos discutem como se organizar enquanto sociedade para mostrar às pessoas a relevância de criar um Conselho e como ele contribui para defender e garantir o cumprimento dos direitos da população idosa.

https://drive.google.com/file/d/12b159s995tm-2yyoYFSckFgpX-kAa_no/view


Volume 3 - Fundo do Idoso

Já o terceiro e último volume concentra atenção na importância e necessidade do Fundo de Direitos do Idoso, mostrando porque é importante que o Conselho tenha um Fundo ligado a ele e como os projetos beneficiados pelo Fundo são escolhidos. Os amigos relatam a história de um projeto que trabalha as relações intergeracionais e o uso de tecnologias digitais e, por fim, contam sobre a organização de um animado forró beneficente em prol de idosos acamados de uma ILPI.

https://drive.google.com/file/d/1hk9zx0bEBAUV377IjaqV-K6kORsw_m5g/view


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI