NETI/UFSC se compromete a levar Protocolo PISC para as salas de aula. Lançamento oficial do Protocolo, por videoconferência, atraiu o Brasil

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), antecipou nessa quarta-feira (16), durante lançamento oficial do Protocolo PISC, em Florianópolis, a realização de uma série de ações com vistas a contribuir para o sucesso da implantação do Protocolo. Primeira convidada a falar, após a abertura da sessão solene de lançamento do Protocolo via videoconferência, a Coordenadora do NETI, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, agradeceu o convite de participação no evento em nome do Pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina – PROEX/UFSC, Rogério Cid Bastos e expressou o contentamento pela parceria entre o NETI e Ministério Público de Santa Catarina na implantação e execução do Protocolo. 

Discutir tipos de violência e orientar para atendimento junto à Rede PISC será a primeira ação

 

“Os estudantes do NETI sentem-se honrados com o convite e com a oportunidade de conhecer e contribuir para o sucesso da implantação do Protocolo PISC”, destacou a Coordenadora, para anunciar uma série de ações a serem adotadas junto aos estudantes do Núcleo. Como primeira ação, o NETI se propõe a “Discutir com os estudantes os tipos de violência e orientações para o atendimento das pessoas idosas vítimas de violência, nas instituições que compõem a Rede PISC”. Segundo a Coordenadora, o Núcleo também trabalhará  no sentido de “Promover e despertar nas pessoas idosas reflexões acerca de mitos, preconceitos e de conceitos geradores de violência e irá “Discutir um plano de ações educativas e de saúde em prol do convívio salutar e não violento”. 

Outra ação anunciada foi a de “Promover o debate coletivo sobre a implementação de políticas públicas de enfrentamento à violência”. “Dessa forma, acreditamos que estaremos contribuindo para a conscientização das pessoas idosas no combate à violência e para o fortalecimento das Políticas Públicas”, assegurou Maria Fernanda.


Foto 2- Vanda Araújo
 

Protocolo é apontado como estratégia inovadora e servirá de referencial

 

O lançamento do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Protocolo PISC) pelo Ministério Público de Santa Catarina, reuniu autoridades representantes das entidades cooperadas e contou com participação de diversas regiões do Pais.

Durante o lançamento, o MPSC e entidades parceiras assinaram, de forma simbólica, um termo de cooperação técnica que estabelece o comprometimento em exercer os esforços necessários para a implantação e execução do Protocolo.

Para a Coordenadora Adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor, Promotora de Justiça Lia Nara Dalmutt, a quem coube a abertura do evento, o Protocolo se constitui  "numa estratégia inovadora de ativação e efetividade da rede de proteção à pessoa idosa e servirá de referencial teórico para a elaboração de políticas públicas municipais, uma vez que trará definições conceituais sobre a violência contra a pessoa idosa com a perspectiva interseccional".

 

Confira, no link a seguir, a videoconferência de lançamento oficial do Protocolo

https://youtu.be/6tUV55nFFSY. 


Abaixo, a cobertura completa do evento, realizada pela Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

https://www.mpsc.mp.br/noticias/palestra-debate-e-depoimento-marcam-o-lancamento-do-protocolo-de-rede-intersetorial-de-atencao-a-pessoa-idosa-em-situacao-de-violencia-no-estado-de-santa-catarina-






Texto: Vanda Araujo

Foto de Abertura: Comunicação Social do MPSC

Comentários

  1. Querida comunidade netiana, foi com muita alegria que firmamos novamente a parceria com o Ministério Público de Santa Catarina para a implantação e execução do "Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina” (PISC). Com as ações que pretendemos desenvolver com os estudandtes do NETI acreditamos que, estaremos contribuindo para a conscientização das pessoas idosas no combate à violência e para o fortalecimento das Políticas Públicas. Obrigada Vanda pela postagem e pelos comentários. Um grande abraço à todos.

    ResponderExcluir
  2. Mais um passo importante foi dado em direção ao fortalecimento dessa rede de combate à violência contra a pessoa idosa. Parabéns a todos os envolvidos na elaboração do Protocolo PISC, e parabéns ao NETI por mais este compromisso firmado em defesa dos direitos da pessoa idosa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Blog pela excelente cobertura. Sempre com informações atualizadas e de altíssima qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos os netianos e a você Vanda querida por estar sempre à frente do blog integrante e, assim, nos informando dos acontecimentos importantes como esse acima.
    🙌❤🙌

    ResponderExcluir
  5. A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) declarou que entre os anos de 2021 a 2030 será a década do envelhecimento saudável, ou seja, não basta só contar os anos vividos pela pessoa idosa, mas também em como devemos pensar na qualidade de vida dessa pessoa. Falar sobre violência, portanto, engloba o reconhecimento da pessoa idosa e de seus direitos e deveres e, consequentemente, na melhor forma de viver/conviver com as adversidades que a vida nos concede. Dessa forma, reconhecer um erro ou adversidade, pode nos tornar mais fortes para enfrentar e mudar o rumo da vida para melhor. Parabéns comunidade netian@ por mais uma conquista e a tod@s os envolvid@s na elaboração desse Protocolo. Enfermeira Barbara Tavares - UFSC -NETI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI