UnATI.Uerj promove nessa Quarta-feira (31), a 1ª Edição on-line 2021 do Café Literário. Convidada é a aluna e Declamadora Iaracy Casaes



A Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj promove, às 15h dessa Quarta-feira (31/03), a  1ªEdição.2021 do Café Literário do Projeto Biblioteca Ambulante. O evento tem como convidada a aluna do Centro de Convivência da UnATI.Uerj, Iaracy Casaes Lamenha Lins, 89 anos. O evento é aberto ao público e será transmitido pela conta oficial da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj no Facebook (veja acima). Quem compartilha o Convite com nossos leitores é o Assessor de Comunicaçao Social da UnATI.Uerj, Marcos Teodoro, também parceiro de Conteúdo do Blog integraNETI. Abaixo, o teor do Convite enviado à redação do Blog.



O
lá Amigos(as)

A Declamação é a verbalização ou interpretação da Poesia - o Declamador passa a ser o Protagonista já que dá voz ao autor da poesia. Falar ou simplesmente ler uma Poesia é totalmente diferente de Declamá-la.

Declamar exige a arte de harmonizar gestos e palavras como se essas tivessem cores e peso. O bom Declamador sabe o tempo certo da entonação da voz e tem o equilíbrio necessário para transmitir a emoção que cada estrofe exige.

Já para as expressões literárias em forma de Prosa são os Contadores de Histórias que dão vida às palavras e personagens das Crônicas e Contos - por meio do olhar, tom de voz e dos movimentos corporais.

Muitos Escritores defendem que Declamar Poesias é uma Arte, um dom desenvolvido por muito poucos – mas quando esses poucos trazem esse dom para sua vida, a Poesia chega aos ouvidos como uma forma de acolhimento, afeto, carinho e amor.

E no apogeu dos seus (89)Anos bem vividos – Iaracy Casaes Lamenha Lins -, é o exemplo vivo de tudo isto: Uma Declamadora que disseca Poesias de forma arrebatadora. Aluna Veterana do Centro de Convivência da UnATI.Uerj, os seus predicados vão muito além desses – já que é um ser raro e especial sob qualquer ângulo.  

E Iaracy - cativante como sempre -, será a Convidada Especial para abrir a 1ªEdição.2021 do Café Literário do Projeto Biblioteca Ambulante da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj que - agora no modelo On-line -, se realizará na 4ªFeira Dia 31/03/2021 – 15h – sendo transmitido pela conta oficial da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj no Facebook.

Lembrando que o Café Literário tem como objetivo despertar o interesse pela literatura, estimulando a imaginação e a aprendizagem do Grupo dos 60+ e demais interessados pelos temas propostos, apresentando mensalmente a história de um Personagem em destaque no campo da literatura.

Neste novo formato os interessados em assistir – e que ainda não são Amigos da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj no Facebook – não devem perder tempo: Envie já a sua solicitação de amizade e garanta logo o seu lugar no www.facebook.com/extensao.unati.7. – e ou acesse o link:

https://www.facebook.com/Extens%C3%A3o-Unati-UERJ-1805761719719725.

E inserindo-se no Novo Normal, incentivando a responsabilidade social, o processo de Imunização dos 60+ e seguindo todos os protocolos sanitários e comportamentais - mesmo de longe a UnATI.Uerj continua sempre junto de você!

 

Att, Marcos Teodoro

Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães