“Cuidadores Positivos – Florescer Para Cuidar” é tema de abertura do Ciclo de Lives de 2021 da UnATI.Uerj, na Quinta-feira, 18 de Março


A Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj retoma seu Ciclo de Lives em 2021 na próxima Quinta-feira, 18 de Março, às 20h, com o tema “Cuidadores Positivos – Florescer Para Cuidar”. A convidada a falar sobre o tema é a Psicóloga Sônia Maria da Silva Ramos, Especialista em Psicologia Positiva. A apresentação  ficará com a Assistente Social Profa. Sandra Rabello de Frias,  Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj  e será transmitida pelo Canal Oficial da Professora, no Facebook, no www.facebook.com.br/sandrarabellooficiale. Quem compartilha o convite com nossos leitores é o Assessor de Comunicaçao Social da UnATI.Uerj, Marcos Teodoro, que traz mais detalhes sobre o Tema e como participar da Live no texto abaixo.

Olá Amigos(as)

Segundo a Wikipédia, a Psicologia Positiva é um movimento recente dentro da ciência psicológica que visa fazer com que os Psicólogos Contemporâneos adotem uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais das motivações e das capacidades humanas –  enfatizando mais a busca pela felicidade humana do que o estudo das doenças mentais.

Já para a Especialista, a inclusão da temática e das práticas da Psicologia Positiva podem contribuir no desenvolvimento de uma nova perspectiva sobre os fenômenos do envelhecimento, principalmente no que tange à formação dos que atuam diretamente no cuidado integral e humanizado dos 60+.

E foi pensando na importância deste novo movimento para os 60+ que a Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj abrirá o seu Ciclo de Lives em 2021 – em Tempos de Pandemia da Covid(19) –, com o Tema “Cuidadores Positivos – Florescer Para Cuidar.

A convidada para falar sobre este tema de vanguarda – na 1ª Live do Ciclo, na 5ªFeira, dia 18/03/2021. às 20h –, foi a Psicóloga Sônia Maria da Silva Ramos – Especialista em Psicologia Positiva. “Vejo a Psicologia Positiva como uma ferramenta para auxiliar no empoderamento de Cuidadores e/ou Familiares,  tornando–os mais preparados e seguros para lidar com o desafio de cuidar de pessoas idosas, a partir dos princípios da ética do cuidar”, contextualiza Sônia Maria.

Apresentadas pela Assistente Social Profa. Sandra Rabello de Frias – Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj, as Lives da  Coordenação serão transmitidas quinzenalmente sempre nas 5ª Feiras, às 20h, pela Canal Oficial da Sandra no Facebook .Se você ainda não é Amigo da Sandra no Facebook não perca tempo e envie logo a sua solicitação de amizade para não ficar de fora do Ciclo de Lives de 2021, que trará temas de grande relevância sobre as questões pertinentes à Gerontogeriatria e ao Envelhecimento Humano. E inserindo-se no Novo Normal, incentivando o processo de Imunização dos 60+ e seguindo todos os protocolos sanitários e comportamentais - mesmo de longe a UnATI.Uerj continua sempre junto de você!

 


Marcos Teodoro

Assessor de Comunicação da UnATI.Uerj

Comentários

  1. Geeeeente, assisti essa Live! Foi simplesmente ótima! A Psicóloga convidada, Sonia Ramos, conceituou Psicologia Positiva - ciencia que segundo ela, estuda a Compreensao e qualidade das virtudes humanas, o que vai bem na vida das pessoas - falou sobre as 24 qualidades humanas universais e também enumerou as cinco primeiras forças que nos definem, ou nossas fortalezas, citando integridade, generosidade, autocontrole e prudencia, nessa ordem.
    Também de acordo com a Psicóloga, a Psicologia Positiva propoe exercitar cinco pilares: emoçoes positivas, engajamento, sentido/propósito, relacionamentos significativos e realizaçoes.
    Outro aspecto que me chamou atençao é o de que seis virtudes reunem as 24 forças, ou qualidades humanas: sabedoria e conhecimento, coragem, justiça, perseverança, transcendencia e humanidade.
    Tudo muito novo prá mim! Adorei!
    Parabéns à UnATI.Uerj pela promoçao da Live com que estreou sua programaçao de 2021, em especial a apresentadora, professora Sandra Rabello.
    Vanda Araújo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães