Sexagésimo sétimo Episódio do Programa Quarentena do NETI celebra a luta dos Negros no Brasil. Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, é destaque com vídeos e músicas que fazem refletir

O Programa Quarentena do NETI, divulgado na manha dessa Sexta-feira (20), reafirma a preocupação da equipe mentora do Projeto com as questões sociais. “Neste 67º Episódio, vamos refletir sobre O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado hoje - 20 de novembro, e instituído oficialmente pela Lei nº 12.519 em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff”, destaca a Equipe NETI na apresentação do Episódio, enviado aos alunos, via WhatsApp.

A exemplo dos anteriores, o Episódio de hoje vem respaldado em bastante pesquisa. “A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi dos Palmares foi morto em 1695, por um grupo de Bandeirantes liderado por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem símbolo da resistência à escravidão no Brasil”, relata o Episódio, para sugerir o vídeo a seguir.



O Episódio trabalha fatos históricos, datas e conta o porque de festejar o dia de hoje. “20 de Novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, uma vez que após a instituição da Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público”, destaca o vídeo apresentado na sequencia.



O Episódio também mostra que “A escolha do dia 20 de Novembro aconteceu no contexto de declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970) e da redemocratização do país. O enfraquecimento da ditadura deu força aos movimentos de oposição e aos movimentos sociais, como o movimento negro. Como marco legal, destacamos a lei Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define ato criminoso o preconceito de raça e cor. A lei de cotas raciais, voltada para a educação superior e a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica. Essas legislações preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil. 

Por trás dessas leis, estão as iniciativas para acabar com o apagamento que os negros, sua história e a cultura africana sofreram no Brasil", enfatiza o conteúdo oferecido aos alunos, bem como a mensagem a seguir.

"Hoje é um dia de reverberarmos: NÃO AO RACISMO, conversar e se posicionar!”.


Músicas também fazem refletir


Na sequencia, o Episódio brinda os alunos com músicas em homenagem ao tema, ao lado de mensagens que reforçam o compromisso e o engajamento da Equipe mentora do Programa Quarentena do NETI com a luta contra o racismo.

Vamos de Música para selar nosso compromisso pelo fim do Racismo?", sugere o conteúdo seguinte, com dois links de acesso.


Clara Nunes – O Canto das Três Raças 

https://www.youtube.com/watch?v=eChrM5SWy-o 


Bia Ferreira – Cota não é esmola 

https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM


“NÃO PRECISA SER NEGRO PARA LUTAR CONTRA O RACISMO, BASTA SER HUMANO.

Brancos, Pretos, Pardos, Amarelos e Indígenas... todos Humanos”, despede-se a Equipe NETI.



(VA)

Comentários

  1. Amei gente! Parabéns ao NETI e mais uma vez ao blog

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela mudança de foco do Programa Quarentena do NETI! Os últimos episódios foram muito mais interessantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI