Sexagésimo sétimo Episódio do Programa Quarentena do NETI celebra a luta dos Negros no Brasil. Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, é destaque com vídeos e músicas que fazem refletir
O Programa Quarentena do NETI, divulgado na manha dessa Sexta-feira (20), reafirma a preocupação da equipe mentora do Projeto com as questões sociais. “Neste 67º Episódio, vamos refletir sobre O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado hoje - 20 de novembro, e instituído oficialmente pela Lei nº 12.519 em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff”, destaca a Equipe NETI na apresentação do Episódio, enviado aos alunos, via WhatsApp.
A
exemplo dos anteriores, o Episódio de hoje vem respaldado em bastante pesquisa.
“A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares
– situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do
Brasil. Zumbi dos Palmares foi morto em 1695, por um grupo de Bandeirantes
liderado por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que
procuram reconstituir a biografia desse importante personagem símbolo da
resistência à escravidão no Brasil”, relata o Episódio, para sugerir o vídeo a
seguir.
O Episódio trabalha fatos históricos, datas e conta o porque de festejar o dia de hoje. “20 de Novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, uma vez que após a instituição da Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público”, destaca o vídeo apresentado na sequencia.
O Episódio também mostra que “A escolha do dia 20 de Novembro aconteceu no contexto de declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970) e da redemocratização do país. O enfraquecimento da ditadura deu força aos movimentos de oposição e aos movimentos sociais, como o movimento negro. Como marco legal, destacamos a lei Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define ato criminoso o preconceito de raça e cor. A lei de cotas raciais, voltada para a educação superior e a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica. Essas legislações preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.
Por trás dessas leis, estão as iniciativas para acabar com o apagamento que os negros, sua história e a cultura africana sofreram no Brasil", enfatiza o conteúdo oferecido aos alunos, bem como a mensagem a seguir.
"Hoje
é um dia de reverberarmos: NÃO AO RACISMO, conversar e se posicionar!”.
Músicas também fazem refletir
Na sequencia, o Episódio brinda os alunos com músicas em homenagem ao
tema, ao lado de mensagens que reforçam o compromisso e o engajamento da Equipe
mentora do Programa Quarentena do NETI com a luta contra o racismo.
“Vamos de Música para selar nosso compromisso pelo fim do
Racismo?", sugere o conteúdo seguinte, com dois links de acesso.
Clara Nunes – O Canto das Três Raças
https://www.youtube.com/watch?v=eChrM5SWy-o
Bia Ferreira – Cota não é esmola
https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM
“NÃO
PRECISA SER NEGRO PARA LUTAR CONTRA O RACISMO, BASTA SER HUMANO.
Brancos,
Pretos, Pardos, Amarelos e Indígenas... todos Humanos”, despede-se a Equipe
NETI.
(VA)
Amei gente! Parabéns ao NETI e mais uma vez ao blog
ResponderExcluirParabéns pela mudança de foco do Programa Quarentena do NETI! Os últimos episódios foram muito mais interessantes.
ResponderExcluir