Sexagésimo quarto Episódio do Programa Quarentena do NETI é dedicado ao Dia do Trigo, comemorado hoje

“No dia 10 de Novembro é comemorado o Dia do Trigo, vocês sabiam? O 64º episódio do Programa Quarentena no NETI está todo dedicado a este cereal tão importante na alimentação humana e animal. Senta que lá vem história...”, sugeriu a Equipe NETI, na apresentação do Episódio divulgado hoje (10/11).

Para ilustrar o tema, a Equipe pesquisou e reuniu muitas curiosidades. “O cultivo do trigo teve origem na Mesopotâmia, área que hoje vai do Egito ao Iraque. Os grãos de trigo eram consumidos em papa, com peixes e frutas. Mais adiante, a "invenção" do pão é atribuída aos egípcios, que por volta de 4000 a.C, descobriram o processo de fermentação do trigo. Mais do que alimento para os egípcios, os pães ou biscoitos, moldados às vezes com formas humanas e de animais, eram oferecidos aos Deuses ou usados em rituais. Mais tarde, ganhariam status de símbolo religioso. Na religião católica, por exemplo, pão e vinho compõem a Eucaristia. Na páscoa judaica, o pão ázimo (sem fermentação) é presença obrigatória”, destaca o Episódio.

A chegada do trigo às Américas e em especial, ao Brasil, também merece destaque. “Da Mesopotâmia, o trigo se espalhou pelo mundo. Os chineses já conheciam o trigo cerca de 2000 a.C. Com o trigo faziam farinha, macarrões e pastéis. Diz a história, também, que no século XIII, Marco Pólo esteve na China e de lá levou o macarrão para a Itália. Na Europa, o cultivo do trigo se expandiu nas regiões mais frias. E foi pelas mãos dos europeus que, no século XV, o trigo chegou às Américas. No Brasil, o trigo chegou em 1534”, informa o Episódio.

Na sequencia, outras dicas interessantes: “Vocês já ouviram falar do Museu do Pão de Portugal? Assistam no vídeo a seguir”, sugere a Equipe NETI, para sugerir um primeiro vídeo.


Mas não é só em Portugal que temos museu do pão. No estado vizinho, no Rio Grande do Sul há um Museu do Pão”, destaca a Equipe, com a apresentaçao do vídeo abaixo.
 



O Episódio também traz outras dicas legais, para serem colocadas em prática: “Durante o distanciamento social muitas pessoas se arriscaram a fazer receitas de pães. O pão de fermentação natural caiu no gosto dos “quarenteners”. Você já tentou? Selecionamos um vídeo que ensina a fazer o fermento natural (levain), utilizado em substituição aos fermentos processados ou comerciais”, propõe a Equipe, com o vídeo abaixo.


Por fim,  uma receita utilizando o levain para servir de inspiração:

"Gostaríamos muito de saber suas receitas preferidas!! Que tal compartilhar conosco no Facebook:  https://www.facebook.com/netiufsc/  ou no Instagram: @neti_ufsc

Em comemoração ao dia do Trigo fica o convite:  1) faça seu pão, macarrão ou derivados favorito, 2) tire uma foto e 3) compartilhe junto com a sua receita com a gente!! Até a próxima”, despede-se a Equipe idealizadora do Programa Quarentena do NETI.


(VA)

Com informaçoes da Equipe NETI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI