Sexagésimo quarto Episódio do Programa Quarentena do NETI é dedicado ao Dia do Trigo, comemorado hoje

“No dia 10 de Novembro é comemorado o Dia do Trigo, vocês sabiam? O 64º episódio do Programa Quarentena no NETI está todo dedicado a este cereal tão importante na alimentação humana e animal. Senta que lá vem história...”, sugeriu a Equipe NETI, na apresentação do Episódio divulgado hoje (10/11).

Para ilustrar o tema, a Equipe pesquisou e reuniu muitas curiosidades. “O cultivo do trigo teve origem na Mesopotâmia, área que hoje vai do Egito ao Iraque. Os grãos de trigo eram consumidos em papa, com peixes e frutas. Mais adiante, a "invenção" do pão é atribuída aos egípcios, que por volta de 4000 a.C, descobriram o processo de fermentação do trigo. Mais do que alimento para os egípcios, os pães ou biscoitos, moldados às vezes com formas humanas e de animais, eram oferecidos aos Deuses ou usados em rituais. Mais tarde, ganhariam status de símbolo religioso. Na religião católica, por exemplo, pão e vinho compõem a Eucaristia. Na páscoa judaica, o pão ázimo (sem fermentação) é presença obrigatória”, destaca o Episódio.

A chegada do trigo às Américas e em especial, ao Brasil, também merece destaque. “Da Mesopotâmia, o trigo se espalhou pelo mundo. Os chineses já conheciam o trigo cerca de 2000 a.C. Com o trigo faziam farinha, macarrões e pastéis. Diz a história, também, que no século XIII, Marco Pólo esteve na China e de lá levou o macarrão para a Itália. Na Europa, o cultivo do trigo se expandiu nas regiões mais frias. E foi pelas mãos dos europeus que, no século XV, o trigo chegou às Américas. No Brasil, o trigo chegou em 1534”, informa o Episódio.

Na sequencia, outras dicas interessantes: “Vocês já ouviram falar do Museu do Pão de Portugal? Assistam no vídeo a seguir”, sugere a Equipe NETI, para sugerir um primeiro vídeo.


Mas não é só em Portugal que temos museu do pão. No estado vizinho, no Rio Grande do Sul há um Museu do Pão”, destaca a Equipe, com a apresentaçao do vídeo abaixo.
 



O Episódio também traz outras dicas legais, para serem colocadas em prática: “Durante o distanciamento social muitas pessoas se arriscaram a fazer receitas de pães. O pão de fermentação natural caiu no gosto dos “quarenteners”. Você já tentou? Selecionamos um vídeo que ensina a fazer o fermento natural (levain), utilizado em substituição aos fermentos processados ou comerciais”, propõe a Equipe, com o vídeo abaixo.


Por fim,  uma receita utilizando o levain para servir de inspiração:

"Gostaríamos muito de saber suas receitas preferidas!! Que tal compartilhar conosco no Facebook:  https://www.facebook.com/netiufsc/  ou no Instagram: @neti_ufsc

Em comemoração ao dia do Trigo fica o convite:  1) faça seu pão, macarrão ou derivados favorito, 2) tire uma foto e 3) compartilhe junto com a sua receita com a gente!! Até a próxima”, despede-se a Equipe idealizadora do Programa Quarentena do NETI.


(VA)

Com informaçoes da Equipe NETI

Comentários