Sarcopenia, perda da massa e força muscular com o envelhecimento é tema do 65º Episódio do Programa Quarentena do NETI. Em 2021, alunos serão contemplados com Pesquisa e tratamento para a doença
O 65º Episódio do Programa Quarentena do NETI, em circulação na Sexta-feira (13), traz como tema a Sarcopenia, Síndrome Geriátrica que envolve a perda da massa, função e força muscular com o envelhecimento. “A maior perda de massa muscular ocorre entre os 50-80 anos, sendo que a partir dos 80 anos, sua prevalência pode chegar a 50%”, alerta a Equipe NETI, na apresentação do Episódio. Além de conhecimento sobre o Tema, o Episódio traz uma ótima notícia, em forma de convite: a partir do primeiro semestre de 2021, a Equipe de Saúde do NETI estará desenvolvendo uma pesquisa junto aos alunos com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença. “O tema deste Episódio é relevante para todos nós”, destaca a Equipe NETI para sugerir o vídeo a seguir, "1 minuto com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia”, de abertura do Episódio.
O segundo vídeo tem como destaque o Enfermeiro Gerontólogo e Mestre em Saúde da Família, Sandro Calefi, que apresenta um panorama geral da doença, sua avaliação e riscos
"Sabe-se que a alimentação é parte fundamental no tratamento de muitas doenças. A Dra. Andrea Pereira, Nutricionista, aborda a importância de introduzir proteína na alimentação para melhorar a massa muscular e realizar as atividades diárias”, sugere a Equipe NETI, no terceiro conteúdo do Episódio.
Alunos serão convidados a participar de Pesquisa sobre a doença em 2021
O Episódio também chega com um convite para os alunos: “Dada a importância do tema, queremos informar que no primeiro semestre de 2021, a Equipe de Saúde do NETI estará desenvolvendo a parte prática da pesquisa “Diagnóstico de sarcopenia nos estudantes idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade- NETI/PROEX/UFSC". O objetivo desta pesquisa é "avaliar a efetividade de instrumentos, de fácil aplicabilidade e métodos para identificar risco e diagnóstico da sarcopenia primária, no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/PROEX/UFSC)”, acentua a Equipe NETI.
Conforme a Equipe, “a pesquisa já iniciou com a revisão de literatura sobre o tema e, a partir de fevereiro de 2021, estaremos convidando os alunos do NETI para participar. Aqueles que aceitarem participar da pesquisa serão avaliados de forma clínica e nutricional quanto ao risco e/ou diagnóstico de sarcopenia. Os alunos do NETI que apresentarem sarcopenia serão encaminhados para acompanhamento e tratamento com o geriatra. Esse projeto busca diagnosticar precocemente a sarcopenia e melhorar a funcionalidade da pessoa idosa. Retomaremos este assunto em fevereiro de 2021, quando vocês serão convidados a participar da pesquisa. Desde já, um forte abraço!”, despede-se a Equipe NETI.
(VA)
Matéria maravilhosa e esclarecedora. Parabéns ao NETI e ao Blog
ResponderExcluirRealmente, o nosso NETI merece duplo Parabéns! Não somente por propiciar conhecimentos acerca da Sarcopenia e alertar para a prevalência da doença entre nós, idosos, como também por já estar trabalhando na elaboração de uma pesquisa para diagnóstico precoce da doença entre os seus alunos. Um exemplo de atuação efetiva da Extensao Universitária! Já pensaram se a exemplo da Pró-Reitoria de Extensao da UFSC-PROEX/NETI, que apoiará a Pesquisa, as Pró-Reitorias de Extensao no País adotassem atitudes semelhantes, promovendo a integração da Universidade com a Sociedade, em especial com o cidadão idoso, tantas vezes à margem das políticas públicas? Este é o Brasil do qual nós, idosos, precisamos e sonhamos em ver acontecer!
ResponderExcluirVanda Araújo – Editora do Blog integraNETI
Sinto-me orgulhosa e satisfeita por haver sido convidada a participar dos trabalhos dessa providencial pesquisa.
ResponderExcluir