Novembro Azul, Campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata é tema do Sexagésimo segundo Episódio do Programa Quarentena do NETI

O Sexagésimo segundo Episódio do Programa Quarentena do NETI, divulgado nessa Terça-feira, 03 de Novembro, coloca mais uma grande Campanha de conscientização no centro das atenções. “Iniciamos o mês de Novembro e em alusão ao 'Novembro Azul', hoje, o episódio do 'Quarentena do NETI' vai ser dedicado a um assunto muito sério, a importância da conscientização e prevenção do câncer de próstata. O câncer de próstata é um dos tipos mais frequentes da doença a atingir os homens por todo o país. Apesar de ser uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto”, observou a Equipe NETI, na abertura do Episódio.

Segundo a Equipe, “uma informação muito importante, no caso do câncer de próstata, é a hereditariedade como fator relevante. Caso haja algum parente próximo, pai ou irmão, com a doença antes dos 60 anos, o risco de se ter a doença aumenta entre 3 e 10 vezes, se comparado à população em geral”.

Para ilustrar o tema, o Episódio sugere um primeiro vídeo, com o Dr. Francisco Miguel Correa, que traz algumas orientações sobre a correta detecção e prevenção do câncer de próstata.


De acordo com o Episódio, “se descoberto nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem um índice de cura em torno de 90%. Mas se for diagnosticado tardiamente, esse índice de sobrevivência pode cair para menos de 10%. Por isso a importância da detecção precoce. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco”.

O segundo vídeo do Episódio fica por conta de um médico muito conhecido e bastante citado em episódios anteriores - o Dr. Dráuzio Varella -  que também traz contribuições importantíssimas para o conhecimento do câncer de próstata: 


A Equipe NETI propoe ainda um terceiro conteúdo, em que o foco está na prática de hábitos saudáveis. “Realmente a detecção precoce pode salvar muitas vidas. É unanimidade entre os médicos que para evitar o câncer de próstata e várias outras doenças na terceira idade é preciso ter hábitos saudáveis. Neste terceiro vídeo vamos conhecer alguns deles e relembrar outros. Para manter uma vida saudável a informação nunca é demais não é mesmo?”, despedem-se os idealizadores do Programa, com a sugestão do link abaixo.



Por fim, o Episódio brinda os alunos com um Bônus, um vídeo explicativo do NETI, criado pela estagiária Eduarda Mauerwerk, a seguir. Hábitos saudáveis, detecção precoce e acompanhamento de profissionais especializados. Essa é a 'dica de ouro' para vencermos o câncer de próstata!”, despede-se a Equipe, no Episódio de hoje.


(VA)

Com informaçoes da Equipe NETI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI