Netianos são presenteados com nova Cronica de Ivonita Di Concílio. Tango, bandeon e violino dao alma à vida de cantora da cronista


O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, presenteou os alunos na manha de hoje (25) com nova Cronica da netiana Ivonita Di Concílio, diretora geral da Academia de Canto e Letras do CENETI-ACLC. Aqui, a escritora relata episódios da sua vida de cantora, enquanto resgata fatos históricos ligados ao Tango e Bandeon. 
Confira e compartilhe com os amigos!


“Minhas lembranças que envolvem música são tão longevas quanto eu. Muito pequena ainda, o Tango chamou minha atenção. Era comum, nos anos 40, as “Típicas Portenhas” se apresentarem nas casas de café. A primeira lembrança me remete a Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde morei por quatro anos. Lá, na rua Dr. Bozano, havia o Café Liberdade e, no mezanino bandoneons e violinos ‘choravam’ Cristal, Percal, Tristezas Mariñas, El Choclo, Sentimiento Gaucho, Madresselvas, La Cumparsita, Volver e outros tantos tangos que ficaram marcados na minha mente.

Talvez pela proximidade do meu Estado com a Argentina, o Tango tem muita influência nos rio-grandenses. Carlos Gardel sempre foi o expoente desse dramático tipo de música. É venerado até hoje e só mesmo Astor Piazzolla conseguiu chamar a atenção dos adeptos do Tango depois de sua morte. Em Porto Alegre, por exemplo, quando Carlos Gardel morreu, em 1935, muitas de suas fãs sentiram-se viúvas e vestiram-se de negro até o fim de suas vidas.

Tango, com seus versos geralmente vibrantes e passionais – tal como o Fado português – marca espaço para a sua dança sensual e arrebatadora. Dança espetacular, que causa ‘frisson’ nas plateias. Pois eu tive a grande honra de cantá-lo exclusivamente, por cinco anos, em Joinville.

Como tudo que acontece em minha vida o convite para cantar tangos surgiu casualmente. Era o ano de 2012. Meu amigo João Luiz Oliveira, na época, organizava grupos para excursões e em preparativos para a BANDONEONFEST, em Joinville, usou meu telefone para acertar os trâmites com a Joraya Trapp, organizadora do festival. Esse evento reunia músicos bandoneonistas do interior de Santa Catarina e, só tocavam músicas de origem alemã, tipo “polcas” e “mazurcas”.

Foi então que descobri que esse instrumento musical foi inventado por um alemão, Heinrich Band (1821/1860) e foi levado para a argentina, no ano de 1900, por imigrantes alemães, sendo adotado pelos “tangueiros” portenhos.

Voltando à minha atuação, quando João Luiz ajustava os termos da excursão, Joraya perguntou-lhe se conhecia alguém que cantasse tangos e meu amigo disse meu nome. Imediatamente fui contratada (mesmo sem que ela me ouvisse cantando) com passagem, hotel e cachê pagos. Por quatro anos consecutivos fui a única a cantar. Somente em 2016 houve outro cantor e dançarinos. Foi minha despedida.

Nesse mesmo último ano da minha participação na BandoneonFest conheci uma jovem holandesa – a “melhor bandeonista do mundo” -   Simone (esqueci do sobrenome dela).

Quando voltamos de Joinville para Florianópolis, Simone veio conosco e ficou hospedada no apartamento de minha neta Maíra e o marido, Leandro, quando conheceu alguns pontos da Ilha.

Quantas emoções eu tive com o Tango... naquele ano teria a participação de José Canteros (já falecido), um uruguaio que tocava bandoneon e... tangos!”


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI