Quinquagésimo sexto Episódio do Programa Quarentena do NETI fez homenagem ao Dia do Professor. História do Educador Paulo Freire é destaque

“Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor, em todo o Brasil.  Nosso 56º episódio é todo dedicado a estes profissionais que nos acompanham desde os nossos primeiros ciclos de desenvolvimento. Você sabe qual o motivo da comemoração nesta data específica? A resposta vem do Brasil Imperial”, destacou a Equipe NETI na abertura do Episódio.

A programação tem início com um vídeo curioso, a seguir: “No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto estabelece a descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados”, sugere a Equipe NETI.




Na sequencia, a homenagem vai para “O patrono da Educação no Brasil: Professor Paulo Freire, que desenvolveu um método de alfabetização de jovens e adultos em Angicos, onde um grupo de pessoas foram alfabetizadas em 40 dias. Vamos conhecer melhor quem foi Paulo Freire?”, convida a equipe NETI, com o vídeo a seguir.




Paulo Freire afirma: “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade. “ —  Paulo Freire. Gostou? Vamos conhecer um pouquinho de uma das principais Obras de Paulo Freire – Pedagogia do Oprimido.




Na sequencia, a Dica Cultural é o Documentário Paulo Freire [53min], a seguir,  de quem a Equipe NETI também seleciona a seguinte mensagem: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".




O Episódio termina com uma homenagem especial ao Dia do Professor, expressa na poesia de Bráulio Bessa Uchoa -  poeta, cordelista, declamador e palestrante brasileiro (Alto Santo, 23 de julho de 1985) e uma ressalva por parte da Equipe NETI. “Queridos(as) estudantes do NETI, não deixem de homenagear e agradecer aos seus professores(as). Fiquem bem e até a próxima”!




(VA) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI