GEC/CENETI dribla isolamento com atividade on line semanal. Grupo já assistiu dois filmes e postou 139 publicações pelo WhatsApp


A Coordenação do Grupo de Encontros Culturais-GEC, encontrou um jeito especial de manter seus integrantes conectados e em atividade durante a Quarentena. Desde 27 de Abril, o Grupo vem assistindo um filme por semana, indicado sempre às Terças-feiras, pela Coordenação Técnica, para na Segunda-feira seguinte dar lugar à troca de reflexões, tudo via WhatsApp. O Grupo já assistiu e comentou “Mãos Talentosas” e “Nada a Esconder”, reunindo 139 publicações em ambas atividades. Quem relata o sucesso dessa experiência é a Coordenadora Geral do GEC, Maria Aparecida Ferreira, com o apoio da Equipe Técnica, comandada por Raquel Maia Liberato.

Por Maria Aparecida Ferreira

Há quatro anos, o Grupo de Encontros Culturais -GEC do Centro dos Estudantes do NETI- CENETI, se reúne duas vezes ao mês na Biblioteca Central da UFSC, para assistir um filme pré-selecionado pela Coordenadoria Técnica.
São encontros glamorosos!
Temos o horário da projeção, na metade do encontro, degustamos um caloroso cafezinho onde vivenciamos troca de experiências e praticamos um maior entrosamento para sedimentar nossos laços de amizade.
Depois, passamos para os debates, onde focamos a trama do filme exibido, trocando experiências e conhecimentos, sempre mediante uma mediação.
Neste ano não estamos conseguindo nos reunir pelo motivo óbvio que paralisou todo o mundo: o COVID-19, que nos colocou no aconchego de nossos lares para nossa prevenção e de nossos semelhantes. Nossos contatos se restringiram ao grupo de WhatsApp.

Atividade teve início em 27 de Abril

Em um desses contatos, nossa participante assídua, Sra. Janilda, sugeriu uma atividade on line. No dia 27 de abril, deflagramos a atividade, que basicamente tem os seguintes requisitos:
1°- Toda Terça-feira será sugerido um filme para assistir durante a semana, pela Coordenadora Técnica – Sra. Raquel.
2° - Na Segunda-feira da semana seguinte, os interessados postam seus comentários e acontece uma troca de reflexões, sempre embasados no conteúdo do filme assistido. Esses comentários recebem a mediação da Coordenadora Técnica.
3° - Essa atividade será semanal.
Estreamos essa nova forma de nos comunicar e aprender através da sétima arte, no dia 27 de abril. O filme sugerido foi: “Mãos Talentosas”, uma história real de Ben Carson – 2009, baseado na vida de um dos maiores neurocirurgiões.
“O filme mostra uma história que vai além daquilo que os olhos alcançam, uma realidade comum e vivida em muitas sociedades”, destacou a Coordenadora Técnica, Raquel Maia Liberato.
No dia 04 de maio, Segunda-feira seguinte, foram postados os comentários. Quinze (15) pessoas publicaram suas reflexões/comentários. Muitas se manifestaram várias vezes, totalizando 67 publicações.

“Nada a Esconder” reuniu 72 publicações

Dia 05 de maio, outro filme foi recomendado: “Nada a Esconder”, uma comédia francesa. “Esse filme é um dos que mais teve refilmagens em todo o mundo. Diversos países, diversas línguas e diversas culturas”, observou Maria Leonilda Rossi, com destaque para as versões mexicana e italiana.
Dia 11 de maio, novas reflexões e comentários foram publicados, num total de 13 participantes, com 72 publicações.
“Depois dessas duas experiências, constatamos que a atividade teve grande aceitação por parte dos componentes do Grupo e enquanto perdurar nossa quarentena, ela será mantida”, avalia a Coordenadora Maria Aparecida Ferreira.


(VA)

Comentários

  1. Fantástica a iniciativa do Grupo de Encontros Culturais (GEC) do CENETI. Parabéns a todos. Um grande abraço. Maria Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive de me afastar do grupo por questões de saúde. Ano passado retornei, fui duas vezes mas novamente tive de me afastar pois a hérnia na cervical causava muita dor. Este ano já tinha me programado para retomar mas veio o Covid e tudo foi suspenso.
    Solicitei que fosse incluída no grupo on LINE e que se tivesse contribuições eu faria normalmente. A coordenação se negou a me incluir dizendo que não seria " justo" com o grupo eu participar.
    Fico pensando em quais são os objetivos desse grupo, com que finalidade ele foi formado. E baseado em que princípios eu fui excluída.
    É curioso que isso possa ocorrer em um grupo que se destina a estudar o envelhecimento, a vida, como envelhecer melhor e crescer como ser humano.
    Fica aqui meu depoimento como um questionamento.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Esclarecemos o seguinte:
    No dia 16 de março deste ano iríamos começar nossas atividades.
    Na oportunidade, todos os intetessados fariam uma nova inscrição. Isso não aconteceu, em virtude da suspensão das atividades em todo o NETI.
    Nosso grupo é aberto a todos que queiram participar, em qualquer época do ano pois não temos uma programação de instrução programada com itens a serem seguidos, até atingir o número maximo de 50 pessoas.Programamos os filmes, dias de encontro, mediação, etc.
    Não deflagramos a atividade anual, como todo o NETI, tivemos que considerar os ocupantes constantes até o término do ano de 2019.
    Não estamos cobrando mensalidades. Ela se destina a arcar com os custos que temos e com nossa reunião de confraternização que realizamos ao final de cada semestre.
    A abertura de novas participações poderia ocasionar uma falha em nossos controles do grupo.
    A exceção poderia virar regra e não podemos correr esse risco.
    Tenho certeza que logo estaremos juntos novamente e será um prazer contar com novas adesões.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que controle Cida, que regra Cida ? O objetivo poderia ser acolher a todos em qualquer época ou situação. Regras, controles, para que ? Você acha ainda que precisamos disso na nossa idade ? Que crença mais limitante querida, a está altura do campeonato deveríamos ter nos tornados irmãs, sermos cúmplices. Todas vamos adoecer, ter mazelas, morrer e daí ? Vamos abandonando pelo caminhos as que não se encaixam nas regras e controles?? Que bobagem, que perda de tempo,d vida. Temos de acordar, integrar a cabeça com o coração e olhar para a vida tão transitória e impermanente, daqui a pouco não estaremos aqui e aí ??? Onde vão estar as regras ???? O controle ???? Vão nos fazer mais feliz ??? Que ilusão querida.

      Excluir
  4. Está experiencia está sendo muito gratificante. Os comentários em relação aos filmes tem sido enriquecedor e o diálogo tem surgido espontaneamente. Nesse distanciamento social que nos encontramos tem sido um estímulo a interação do grupo.

    ResponderExcluir
  5. Sou coordenadora geral desse grupo desde sua criação, há quatro anos.
    Ele pertence ao CENETI-NETI-UFSC.
    Estou à disposição através do telefone (watssap) 999037820 para qualquer outro esclarecimento que desejarem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI