Campanha SERTE 2020, da AMAG, chega ao antepenúltimo dia. Membros da Associação aplaudem engajamento e agradecem aos apoiadores



A Campanha SERTE 2020, da Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC,  entra nessa Sexta-feira, 29 de Maio, no seu antepenúltimo dia. Lançada em 11 de Maio, com o objetivo de arrecadar recursos para a compra de moletons para idosos residentes da SERTE,  a Campanha de 21 dias ganhou repercussão e vai terminando com participação expressiva por parte de grupos ligados ao NETI, ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, à AMAG e amigos. Entre as dirigentes da Associação,  um aspecto que chama atenção é o engajamento expressivo nesse momento de isolamento social. Faltando três dias para encerrar as arrecadações, dirigentes dão depoimentos emocionados  sobre a Campanha e o momento em que essa iniciativa acontece, e que também espelham o entusiasmo e o gesto solidário presentes nas ações de cada um dos apoiadores. 
A Campanha SERTE 2020 atende solicitação da ILPI, que em decorrência da Quarentena imposta pela Covid-19 teve as visitas suspensas, bem como o funcionamento do Brechó, importante fonte de renda para a Instituição. Confira abaixo os depoimentos de três articuladoras e dirigentes da AMAG nessa reta final da Campanha.


Maria Cristina Vieira Foz, Diretora Social e de Recreação

“Acho que ajuda é ajuda, não importa quando e como. O que importa é o ato. Mesmo à distancia, conseguimos fazer com que as pessoas se engajassem e isso é muito importante. Muitas pessoas estão vulneráveis e sem condições de seguir adiante. Na verdade, eu gostaria de abraçar várias causas, não só esta, como outras instituições que também devem estar em apuro. Agradeço por podermos ajudar  a SERTE. É muito importante pela situação, por tudo o que todos nós estamos vivendo nesse momento e não somente a SERTE. Fiquei muito satisfeita de ver como as pessoas se engajaram mesmo à distância. O que está acontecendo nessa Campanha de 2020 é muito importante. Nas outras campanhas, tivemos que insistir quanto à necessidade de ajuda.  Penso que ajuda é ajuda, não importa a forma nem a distância. Não estamos com os idosos nesse momento, mas estamos fazendo a nossa parte. Isso é mais importante, é a nossa  atitude. Acho que foi muito bonito da parte da AMAG promover essa Campanha".


Arlete Guarezi  Zandomeneco, membro Efetivo do Conselho Fiscal

“No meio desse turbilhão em que estamos, dentro do isolamento e com todo o tipo de apreensão, é a solidariedade com os idosos da SERTE que nos toca a alma. Todos em geral, que precisam, mas com os idosos da SERTE que já nos acostumamos e parecem mais próximo de nós!  Dar um pouco do que temos, num gesto de amor ao próximo e pensar que podemos aquecer o seu inverno, aquece também o nosso coração, que também está precisando de acalento!"

Amélia Moema Veiga Lopes, Diretora Segunda Tesoureira

“O que ficou bem claro para  mim, nessa Campanha,. é que diante dessa situação, em que as pessoas estão tendo que ficar em casa, em Quarentena, pensando em si próprias, na situação de cada um e na situação dos outros, parece ter havido uma maior sensibilização. Não somente entre sócios da AMAG, ou pessoas do NETI, mas talvez até fora do NETI. Talvez essas pessoas tenham escutado algo sobre a instituição e resolvido auxiliar porque se sentiram mais próximos, sentiram na própria carne as dificuldades da vida. Mesmo as pessoas que não tem tantas dificuldades ficam imaginando como estariam as criaturas que vivem numa instituição, as criaturas que não tem posses, que perderam emprego... Acho que houve uma grande sensibilização das pessoas e aflorou o desejo de auxiliar os que mais precisam. Penso que os resultados obtidos até aqui, com a nossa Campanha, tenham sido muito positivos".

Você ainda pode contribuir

A Campanha SERTE 2020 prossegue até 31 de Maio. Com o isolamento social, a AMAG optou por não fazer a compra de moletons, como aconteceu na Campanha de 2019, quando forneceu moletons para todos os 52 idosos da ILPI. Os valores arrecadados serão repassados à SERTE, que deverá encaminhar recibo de compra e fotos dos itens adquiridos. Em Junho, a AMAG fará a devida prestação de contas aos leitores. Até o encerramento, portanto, toda e qualquer contribuição em prol dos idosos da SERTE, serão muito bem acolhidas pela AMAG e seus dirigentes. Os dados da conta para depósito estão especificados acima.

O que faz a AMAG e onde atua
  
A AMAG/UFSC foi criada em 1993, por alunos do Curso de Monitores da Ação Gerontológica e em Julho próximo estará completando 27 anos. Ao longo desse período, a entidade promoveu centenas de atividades culturais e sociais entre seus associados e a comunidade netiana, tornando-se um elo de ligação entre o NETI e seus alunos, que tem na Associação a oportunidade de aplicar, na prática, o conteúdo adquirido em aula.
No ano passado, foram várias as atividades desenvolvidas, entre as quais viagens abertas a  alunos do NETI e amigos, Oficinas e campanhas institucionais. Em duas iniciativas, apoiadas pelo NETI, a AMAG coletou e repassou donativos à SERTE e ao Asilo Irmão Joaquim, ambos de Florianópolis. Esse é o terceiro ano da atual gestão, no cargo desde 2018 para o triênio 2018/2021.



Texto: Vanda Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI