Alunas da UNATI/UESPI, do Piauí, aceitam desafio proposto em Programa de Atividades para a quarentena e quebram a rotina imposta pelo distanciamento social

A turma animada da UNATI/UESPI, no encerramento do Fórum NCTI, em Aracajú, em Outubro do ano passado, quando soube que o Piauí sediará a próxima edição do Evento, em 2021

Alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual do Piauí- UNATI/UESPI, com sede em Teresina, vivenciam experiência inédita desde a última Segunda-feira (30), quando quatro professores da instituição decidiram colocar em prática um programa especial de Atividades, via WhatsApp, para promover a integração e a saúde durante o período de distanciamento social, imposto pela Covid-19.
O Programa foi lançado com um desafio: os professores escolheram uma música, um deles criou uma Coreografia, colocou no WhatsApp do Grupo e convidou as alunos a dançarem, seguindo a Coreografia.
“A orientação era para que dançassem à vontade. Queríamos ver quem tinha coragem de gravar um vídeo em casa, sozinha ou em família, e repostar esse vídeo, para que nós pudéssemos gravar um clip com todas participando da Coreografia. No início, somente nove alunas aderiram. Mas, como o desafio foi transformado em vídeo, veiculado no Grupo e com todas dançando, todas elas agora estão pedindo mais desafios”, conta o professor Moisés Mendes da Silva, coordenador do Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade-NUTI, da UNATI/UESPI, um dos idealizadores do Programa.

Alunos terão dupla tarefa na missão de vencer desafios

O formato do Programa será sempre o mesmo. Os alunos devem cumprir os desafios em casa, gravar um vídeo e devolver para a Coordenação, que por sua vez juntará todas as imagens, fará um Clip e mandará para o Grupo. Esses vídeos serão postados no site da UESPI, no instagram e também no instagram do Grupo, a exemplo do desafio da Dança, que marcou a abertura do Programa.
Segundo o professor Moisés, a expressiva adesão ao Programa levará à criação de vários desafios a partir de agora. Na Terça-feira, 31, estimulados pela boa participação, os professores da UNATI UESPI fizeram uma reunião online e decidiram montar uma sala de reunião, através de Zoom ou Skype, isso ainda está sendo discutido, inscrever todos os alunos e lançar um desafio diariamente.

Atividades mudarão a cada dia

“Num dia lançaremos um desafio, no outro uma aula de dança, aeróbica, aula de ginástica localizada ou de ginástica com cadeira, tudo para ser feito de casa e mediante  horário previamente marcado, via online. A ideia é que todos participem, como se fosse uma aula normal”, explica Moisés.
O Programa de Atividades da UNAT UESPI será oferecido durante todo o período de quarentena, para que os alunos tenham algum tipo de atividade de entretenimento, de exercício físico e para ajudar na melhoria da saúde. Moisés explica que as aulas na UNATI UESPI deveriam começar nessa quarta-feira, 01 de Abril, mas que por conta da quarentena teve início prorrogado para 30 de Abril, o que tem deixado os alunos sem atividade, muitos dos quais até correndo o risco de depressão, uma vez que não podem sair de casa.
A equipe idealizadora do Programa de Atividades para a Quarentena reúne dois Coordenadores - Moisés Mendes da Silva e o professor Ivaldo Coelho Carmo e também conta com a participação dos professores Alexon Fabiano e Gil França. 

UNATI/UESPI fechou 2019 com mais de 500 alunos idosos

A Universidade Aberta à Terceira Idade-UNATI é um programa da UESPI que atende pessoas a partir de 55 anos, desenvolvendo atividades intelectuais dentro da perspectiva de educação continuada e de estímulo ao resgate da cidadania. O projeto foi implantado em abril de 2007 e oferece disciplinas de diversas áreas, distribuídas em cinco módulos, com quatro disciplinas por semestre. As aulas são ministradas em dois dias da semana, às segundas e quintas-feiras pela manhã, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina (PI), por professores da UESPI, ex-alunos da Universidade ou professores convidados da comunidade. No ano passado, os programas contemplaram mais de 500 idosos com idade entre 65 até 70 anos, segundo dados da UNATI/UESPI.

Abaixo, link do vídeo produzido pelos professores da UNATI UESPI na estréia do Programa de Atividades e veiculado no Instagram do Grupo 




Texto e foto: Vanda Araújo

Comentários

  1. Iniciativa maravilhosa de nossos professores... parabéns

    ResponderExcluir
  2. Cobertura Especial SEPEX em Casa - minicurso Culinária Clássica e Novas Alternativas Vegetarianas e Veganas

    https://open.spotify.com/episode/2PnEXqRTQ0KcBxSPBnU8Op?si=XrofBhWkTW6WyXPOoa0N2Q

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI