UFSC suspende expediente em todas as unidades nessa Quarta-feira, 18


Material veiculado no site da  UFSC
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Ubaldo Cesar Balthazar, decidiu suspender o expediente em todas as unidades da Universidade nessa quarta-feira (18), informou há pouco o site da UFSC. A decisão decorre da divulgação do primeiro caso de transmissão comunitária do Covid-19 em Santa Catarina e do Decreto de Emergência do Governo do Estado e alcança servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação, bem como trabalhadores terceirizados e estudantes nas atividades de administração, extensão e pesquisa da instituição.

Orientação é que estudantes, servidores e técnicos permaneçam em suas residências

De acordo com o site, o expediente na UFSC está suspenso em todos os setores administrativos e acadêmicos, em todos os campi, exceto no Hospital Universitário. As chefias devem comunicar os estudantes, técnicos, docentes e terceirizados e solicitar que permaneçam todos em suas residências nesta Quarta-feira.
Mais informações serão divulgadas ao longo dessa Quarta-feira por meio das redes sociais oficiais da Universidade e pelo site  www.ufsc.br.



Abaixo, a notícia veiculada às 20h41min dessa terça-feira (17), no g1.globo.com/sc, em que o Governo de Santa Catarina decreta situação de emergência em função da pandemia do Coronavírus e alerta para os riscos do Contágio comunitário, quando os casos se multiplicam rapidamente



Governo de SC decreta situação de emergência por causa do coronavírus

O governo de Santa Catarina decretou nesta terça-feira (17) situação de emergência por causa da pandemia do coronavirus. A medida foi anunciada durante entrevista coletiva, após a confirmação de que há casos de transmissão comunitária da doença no Sul do estado. O decreto proíbe por 30 dias a realização de eventos no estado, independentemente da quantidade de pessoas, e os serviços de transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual durante sete dias, em regime de quarentena.
A transmissão comunitária ocorre quando há contágio do vírus entre a população, sem ser possível identificar a origem. O último boletim do Ministério da Saúde aponta que Santa Catarina tem sete casos confirmados de Covid-19,
mas o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, disse durante a coletiva que esse número é maior. Entretanto, evitou falar em quantidade e declarou que é preciso aguardar a próxima atualização do governo federal. O estado monitora 220 casos suspeitos.


Florianópolis tem três casos confirmados

Os municípios com diagnósticos confirmados são: Florianópolis (3 casos), Rancho Queimado (2 casos); Joinville (1 caso) e Braço do Norte, cujo único paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Içara. Os demais estão em isolamento domiciliar. O tratamento é feito com medicações usadas contra a H1N1 e demais síndromes gripais e respiratórias, como antitérmicos e antigripais.

Transporte

A Prefeitura de Florianópolis informou que haverá transporte municipal nesta quarta-feira e que vai anunciar novas medidas em relação a isso no decorrer do dia.

Decreto de emergência

As novas regras no estado passam a valer a partir da publicação do decreto, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (18). O texto determina o fechamento por sete dias de atividades não essenciais, como academias e comércio em geral, e proíbe a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro pelo mesmo prazo. Os serviços considerados essenciais, como os funerários, de saúde, farmácias, mercados e supermercados, postos de combustíveis e distribuição de gás e água, serão mantidos.
Na coletiva, o governador Carlos Moisés (PSL) disse que, ao se acompanhar o desenvolvimento da transmissão da doença em outros países, é possível perceber que depois do contágio comunitário os casos se multiplicam rapidamente.
"Há uma métrica que se calcula a projeção de casos. E se não houver uma intervenção restritiva, nós podemos ter, em poucos dias, 2 mil casos no território catarinense. Dois mil casos, e com 10% disso demandando terapia intensiva, respiração artificial, atendimento especializado, o que inviabilizaria o sistema público de saúde", disse Moisés.


(VA)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado