Reitor da UFSC deu boas vindas aos alunos do NETI em Aula Inaugural no CSE/UFSC

Da esquerda para a direita: Graziela de Luca Canto, professora do Departamento de Odontologia da UFSC e diretora do Departamento de Extensão; Professor Ubaldo César Balthazar, Reitor da UFSC e Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Enfermeira, Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC e Coordenadora do NETI

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Ubaldo César Balthazar, deu boas vindas a calouros e veteranos do NETI  na Aula Inaugural de 2020, dessa quarta-feira (11), no auditório do Centro Sócio-Econômico-CSE da UFSC. A Aula Inaugural teve como tema “Universidade Aberta da Terceira Idade: Reflexões e Desafios”, em palestra proferida pela professora Dra. Flora Moritz da Silva e ganhou novo formato na comparação com as edições anteriores. Além dos convidados especiais,  técnicos, alunos e estagiários do NETI foram convidados a fazer uso da palavra, o que em alguns casos até gerou emoção.  

Mulheres lideram procura por cursos nas UNATIS

Flora Moritz falou sobre o papel do idoso na sociedade, sobre a necessidade de uma postura ativa e cidadã e apresentou dados interessantes sobre as Universidades Abertas no Brasil- UNATIS – hoje em número de 200 pelas suas estimativas –  observando que 80% dos idosos que procuram essas instituições são mulheres. De acordo com a especialista, os cursos mais cotados são Oficina de Dança, Oficina de Jogos de Memória, idiomas, atividades físicas e artísticas, mas cursos como Previdência e Cidadania, Enfermagem e Psicologia, Serviço Social, Letras e Serviço preventivo do idoso também estão entre os mais procurados.
Para a palestrante, embora apresente característica diferente em cada parte do Brasil, a terceira idade experimenta mais autonomia e saúde. Flora destacou o pioneirismo do SESC na contribuição à educação de idosos no País e citou exemplos de projetos bem sucedidos como a UNIAT, em Santa Maria/RS, onde os idosos estudam com os escolares. Lembrou que algumas UNATIS  oferecem cursos de graduação e até Doutorado em Gerontologia. Também fez menção à importância de apoiar os idosos na defesa dos seus direitos , especialmente no cumprimento do Estatuto do Idoso.
A Coordenadora do NETI, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, por sua vez, falou sobre a educação não-formal oferecida pelo NETI, cursos oferecidos nesse Semestre e deu ênfase ao apoio que o Núcleo recebe da UFSC, com destaque para a parceria por parte dos professores voluntários. 
A Aula Inaugural também permitiu saber mais sobre o NETI, suas ações e atividades. O presidente do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI falou sobre o Coral Vozes da Ilha, sobre o Grupo de Encontros Culturais-GEC, Academia de Canto e Letras-ACLC, sobre o Blog integraNETI, apontado como o principal canal de integração do NETI com os alunos e sobre o Grupo de Artesanato Abelhinhas, criado em dezembro de 2018 pela ex-presidente do CENETI, Eddy Frantov.

Técnico em Assuntos Educacionais destacou aspectos da educação não formal

Guilherme Koerich, técnico em Assuntos Educacionais no NETI, falou sobre o Projeto de Extensão "Educação em Saúde para Idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade: uma abordagem interdisciplinar", que abrange as áreas de Educação e Saúde. Frisou que a sua atuação será relacionada à Educação, com a realização de estudos sobre as Metodologias de Ensino mais apropriadas à educação de idosos.
O técnico também reforçou aspectos abordados pela palestrante Flora Moritz e pela Coordenadora Maria Fernanda, no que diz respeito à Educação não formal. Observou que além de não ter como objetivo a certificação,a educação não formal está estruturada nas Relações, na relação do estudante com os demais colegas, com o meio e com as atividades cotidianas, num processo permanente de aprendizagem.
Ana Paula Balthazar, Assistente Social  do NETI, falou sobre o "Projeto Participa NETI", ao lado de estagiários do Curso de Serviço Social da UFSC. Observou que o objetivo do Projeto é divulgar o próprio NETI e a forma de acesso aos equipamentos sociais com serviços para os idosos no entorno da UFSC, como por exemplo, CRASS, Centro Dia e Unidade Básica de Saúde, entre outros. "Posteriormente, iremos pensar estratégias de acolhimento e integração desses idosos  no NETI com o intuito de criar o sentimento de pertencimento ao Núcleo. Queremos que o NETI, enquanto Programa de Extensão de uma Universidade Pública, seja realmente extensivo ao público idoso dos arredores da Universidade", enfatizou a Assistente Social.
Do lado dos alunos, Sidney Lino e Elírio Tejada relataram como se sentiam na qualidade de estudantes e sobre os cursos oferecidos pelo NETI, com Sidney admitindo estar emocionado.

Reitor prometeu transformar o NETI em Universidade Aberta

O reitor Ubaldo César Balthazar disse estar feliz por ouvir o Coral Vozes da Ilha, enquanto observou que pelas pesquisas elaboradas pela professora Flora Moritz, poucas universidades institucionalizam o atendimento à Terceira Idade, sem contar o descaso com as Universidades públicas. Um momento de descontração ficou por conta da promessa que fez, de que irá  transformar o NETI em Universidade Aberta da Terceira Idade. O reitor solicitou à Coordenadora do NETI, Maria Fernanda, que verifique regulamento e documentação nesse sentido e fez a platéia sorrir quando disse à Coordenadora: "Pode preparar os papéis e mande para mim que eu encaminho ao Reitor".

Diretoria do CENETI recepcionou calouros e veteranos na entrada do Auditório




Coral Vozes da Ilha se apresentou na abertura do evento, com as músicas Rancho de Amor à Ilha, Maravilhas de Santa Catarina e Florianópolis

Mesa de abertura da Aula Inaugural, com o reitor da UFSC ao centro


O reitor, ao lado da Coordenadora Maria Fernanda Baeta Neves

Flora Moritz defendeu uma postura ativa e cidadã do idoso






Pedro Rogério Martins, presidente do CENETI, falou sobre propostas e Grupos vinculados ao Centro




Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI e estagiários

Guilherme Koerich, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento e técnico em Assuntos Educacionais no NETI



Coordenadora do NETI, Maria Fernanda, nos agradecimentos ao Reitor e à palestrante



Texto: Vanda Araújo com informações e colaboração de Lêda Mônica Fialho
Fotos: Vera Sayão

Comentários

  1. Foi uma tarde proveitosa ,de muita informação, encontro com amigos e música.

    ResponderExcluir
  2. Noticiar a Aula Inaugural sem ter presenciado foi um grande exercício. Sobretudo de parceria, de dedicação ao projeto do Blog e de voluntariado. A matéria que levamos ao ar foi feira a três mãos: por mim, que recebi todo o material e escrevi de Porto Alegre, no mesmo dia da Aula Inaugural; pela Leda Mônica Fialho, membro da Academia de Canto e Letras do Ceneti-ACLC, que aceitou ser repórter e me repassou todas as informações que conseguiu e pela Vera Sayão, aluna de Yoga e Mindfulness, do NETI, que abraçou e adorou a ideia de fazer as fotos. Leda é poetisa e Vera é fotógrafa. Ambas estão estreando no Blog integraNETI. Acabam de aceitar fazer parte do Conselho Editorial e Técnico Operacional do Blog e nem bem foram oficializadas já mostram que possuem muito a oferecer e a acrescentar ao nosso Projeto que tem como principal proposta estimular a integração estudantil.
    Leda não é Jornalista mas brilhou na cobertura. Trouxe a sua visão do que achou que seria notícia, foi ágil e checou informações que não ficaram claras, o que fez com que fizéssemos correções com a matéria no ar. Muito ficou por ser dito do rico conteúdo da palestra de Flora Moritz, da fala da Coordenadora Maria Fernanda e do Reitor Ubaldo César Balthazar. Mas, a iniciativa dessas duas colegas de reportarem a Aula Inaugural imediatamente após a sua realização, com texto e fotos, por si só dispensa qualquer tipo de exigência. São alunas do NETI escrevendo um Blog feito por alunos e para os alunos.
    Que a energia colocada nessa matéria se multiplique nas salas de aula e que mais colegas se encoragem para contar sem medo o que se passa na vida estudantil do NETI.
    Vanda Araújo – Editora do Blog integraNETI

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas lindas palavras, Vanda!! Fico muito honrada e comovida de fazer parte de um trabalho tão bonito e significativo como o do NETI e com parceiras tão dedicadas como você! Fico super agradecida pela oportunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário