Professora de Cinedebate e Coordenadora Técnica do GEC/CENETI sugerem filmes para atravessar a quarentena, a pedido de leitora do Blog

Mônica Siedler, em evento do Projeto Cinedebate, na APAE, em Florianópolis, em que Raquel Maia também se fez presente

A leitora Edna Schmidt, membro do Grupo Unidos pela Força do Abraço, criado por alunos do Curso de Formação de Monitores do NETI, em 2017, fez o seguinte pedido ao Blog integraNETI, na manhã dessa Terça-feira, 24, pelo WhatsApp do Grupo:
“Bom dia, participo de outros grupos de idosos, via whats. Hoje, fiquei preocupada, pois senti que este isolamento social está deixando vários idosos tristonhos. Minha opinião é que seja publicada uma lista com filmes que poderiam ajudar a elevar o estado de ânimo (terapia do riso), pois vinte e quatro horas de só tristeza, para quem mora sozinho, está complicado. Fica a sugestão!”
O Blog acatou, foi atrás, consultou a Socióloga, empreendedora, especialista em Gerontologia e Professora de Cinema, Mônica Joesting Siedler, conversou com a Coordenadora Técnica do Grupo de Encontros Culturais - GEC/CENETI, Raquel Maia Liberato e traz dicas legais para que nossos leitores atravessem de maneira melhor os próximos dias de quarentena.

Professora criou Grupo especial e faz primeiro debate amanhã, 26, sobre o filme “Lion, uma jornada para casa"

A dica da professora Mônica, que por mais de duas décadas deu aulas no NETI dentro do Projeto Cinedebate, de sua autoria, vai além de assistir os filmes. A professora criou um Grupo especial  que durante o período de um mês, a contar de agora, deverá assistir e debater um filme por semana. O filme escolhido será da Netflix. O Grupo verá  o filme em casa, no momento em que desejar, mas os debates serão sempre às quintas-feiras pela manhã, às 10h, numa reunião via Zoom.
Os primeiros a aderirem à idéia são pessoas que já fazem o Curso de Cinedebate com a Professora e que tiveram aulas suspensas, mas a proposta é extensiva a novos participantes, mediante a contribuição de R$ 60. A professora explica que o Zoom só permite 40 minutos de debate, o que exige extrema pontualidade por parte de quem participar dos encontros.
O primeiro filme a ser debatido nessa proposta será  “Lion, uma jornada para casa”, de debate marcado para as 10h de amanhã, 26 de Março. Pessoas interessadas em participar desse projeto devem entrar em contato com a professora pelo e-mail mojoesi@gmail.com que ela enviará o convite.

Raquel Liberato, segunda da esquerda para a direita, em evento de Outubro de 2018, que marcou a estreia do NETI na 17a. SEPEX

Raquel Liberato, do GEC/CENETI oferece lista Netflix com 26 filmes

Do lado do NETI, a dica vem da Coordenadora do GEC, Raquel Liberato, que com o pedido feito pelo Blog, prontamente se dispôs a oferecer uma lista de filmes do Netflix que ela já tem pronta. “Vou pegar minha lista e já te passo”, respondeu, via WhatsApp, fornecendo de uma tacada só, 26 filmes para ajudar nossos leitores nessa dura travessia da quarentena, em função do avanço do coronavírus.
Vejam, abaixo, a lista com os filmes que ela sugere e prestem atenção neste detalhe: “A lista tem poucas comédias, pois comédia não é o meu forte. Os filmes que estão com asterisco* são comédias”, fez questão de ressaltar.
Raquel Maia Liberato é uma das cabeças do GEC/CENETI, Grupo de Associados que se reúne duas vezes ao mês na Biblioteca da UFSC para desfrutar de atividades culturais tendo como referência a reflexão sobre a linguagem do Cinema. O Grupo foi criado em 2015, por alunos egressos do Curso de Cinedebate do NETI, oferecido até 2017 pela professora Mônica Joesting Siedler e que tinha dois anos de duração.
Raquel gosta tanto de cinema que confessa dispor de uns três cadernos com filmes anotados com comentários, como forma de não esquecer os títulos. Apropriem-se da lista e procurem se divertir nesses próximos dias de quarentena, como sugere a colega Edna Schmidt.

THE GREAT GATSBY
37 SEGUNDOS
O HOSPEDEIRO
OKJA
HISTÓRIA DE UM CASAMENTO
TOC TOC*
UM HOMEM DE SORTE 
DOIS PAPAS
VIVER DUAS VEZES
O ULTIMO CONCERTO
ASSUNTO DE FAMíLIA
LA MISMA SANGRE
MINHA OBRA PRIMA
GENTE QUE VAI E VOLTA*
A CRIADA
LAZZARO FELICE
LIVRARIA
MAOS TALENTOSAS
O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO
NADA A ESCONDER*
FAROL DAS ORCAS
ROMA
O VIOLINISTA
PINK
ESTÁ TUDO CERTO
LEGO HOUSE


Texto: Vanda Araújo

Comentários

  1. Espero que gostem da sugestão. Tem vários estilos de filmes e um documentário, Lego House. Que é sobre a história da Lego é a construção na Dinamarca da Lego House, uma obra é tanto de arquitetura e engenharia. Legal tb para crianças e adolescentes. As vovós podem indicar para os netos, e depois discutirem pelo whats ou Skype.
    O cinema proporciona essa integração muito saudável e integrativa, unindo gerações

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Raquel! Como disse Martha Medeiros, em sua coluna de Domingo último, 22 de Março, no Diário Catarinense, "Cinema é arte. Civiliza, humaniza e desperta nossas consciências, por isso é tão imprescindível. Mesmo quando não se vê beleza nem luz entrando pelas frestas".
    Vanda Araújo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado