Brasília/DF será sede da V Conferência Nacional dos Direitos do Idoso, em Outubro próximo

Reunião Técnica de Fevereiro, em Brasília, que definiu a realização da V Conferência Nacional dos Direitos do Idoso

A capital federal  será sede da V Conferência Nacional dos Direitos do Idoso,  a ser realizada de 28 a 30 de Outubro. A informação é da presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina-CEI/SC, Ivani Coradi, que em Fevereiro participou de Reunião Técnica, em Brasília, convocada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa-CNDI e pelo  Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa,  Antônio Costa, para a qual foram convidados todos os presidentes dos Conselhos Estaduais do Idoso.    


Ivani, na primeira reunião, em Dezembro
A Reunião Técnica foi realizada em duas datas – dias 05 de Dezembro e 17 de Fevereiro.  No primeiro encontro foram apresentadas algumas propostas de trabalho como Capacitações para Conselheiros Estaduais e Municipais  e a V Conferência Nacional dos Direitos do Idoso. "Levamos as dificuldades da Política Pública do Idoso ser trabalhada na íntegra em nosso estado, os desafios e também as grandes conquistas já alcançadas", relata Ivani. Observa que somente durante o segundo encontro, em Fevereiro, é que foi definida a realização da Conferência.
“Na primeira reunião ficamos muito tensos, porque quando saímos nada estava definido e não tínhamos nenhuma expectativa de que a Conferência fosse acontecer. Na segunda reunião, já saímos bem animados e agora está sendo possível trazer para os nossos estados a devolutiva do acontecimento da V Conferência”, diz a presidente do CEI-SC.

Conferência estava prevista para Novembro de 2019


Presidente do CEI-SC na reunião de Fevereiro
A confirmação da V Conferência injeta ânimo entre as entidades representativas desse segmento populacional. No ano passado, o governo federal emitiu nota oficial no dia 08 de Agosto cancelando a realização do evento previsto para Novembro, conforme Decreto presidencial assinado em 2018 pelo ex-presidente Michel Temer. O cancelamento da Conferência, na ocasião, desencadeou uma série de manifestações por parte de presidentes dos Conselhos Estaduais e de demais entidades que atuam em defesa da Pessoa Idosa.


Ivani e o Secretário Antonio Costa,
na segunda reunião
“Eu, pessoalmente, sai bem otimista da Reunião, pois nossa grande batalha ainda será ver acontecer a V Conferência, mas já bastante positiva com os preparativos  em andamento por parte do  CNDI e da Secretaria Nacional. Será um grande momento para a Política da Pessoa Idosa”, antecipa Ivani Coradi.
O Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina completou, no ano passado, 29 anos de luta pela defesa dos direitos e garantias da população idosa no estado. Como Conselho de Direitos, a entidade também mantém o compromisso de difundir a cultura de respeito e valorização dos indivíduos em cada fase da vida, considerando suas capacidades e necessidades.




Texto: Vanda Araújo
Fotos gentilmente cedidas por Ivani Coradi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado