Aumenta alerta sobre Coronavírus entre as Universidades Abertas da Terceira Idade no Brasil. SP, RJ, MG, SC e RS estão com aulas suspensas

O aumento de casos relacionados à contaminação pelo Covid-19 no Brasil mantém as Universidades Abertas da Terceira Idade em alerta. Pesquisa feita pelo Blog integraNETI mostra que pelo menos em cinco estados da Federação – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul- as instituições com programas voltados aos idosos determinaram a suspensão das aulas, algumas inclusive, por tempo indeterminado, como é o caso do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UFSC.
A suspensão das aulas nessas instituições começou a ser determinada na semana passada, a partir das recomendações das autoridades do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde-OMS e Organização Pan-Americana da Saúde- OPAS. A Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC determinou a suspensão das aulas no Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, ainda na quinta-feira (12). Um dia depois, a UnATI. Uerj comunicou decisão semelhante. Em São Paulo, a Universidade Estadual Paulista anunciou a suspensão das aulas para os idosos também no decorrer da semana passada, nas unidades da Capital, Franca e Jaboticabal, enquanto a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura  da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, anunciou o fechamento das aulas presenciais das Universidades Abertas da Pessoa Idosa (UAPI) nesse domingo (15).

Por que os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao Coronavírus

Matéria veiculada pelo Portal de Notícias da Globo – g1.globo.com – em 12 de  março, com base em dados veiculados pela BBC, mostra que o novo Coronavírus chega a ser quase sete vezes mais letal entre quem tem mais de 80 anos.
De acordo com a matéria, que traz como entrevistado o médico infectologista Caio Rosenthal, uma série de fatores colabora para que esse grupo seja mais afetado que a população em geral. Veja, abaixo, alguns deles:
- sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por causa da idade
- Mesmo as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto há menos anticorpos no organismo
-Os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais
- O idoso costuma engasgar e aspirar mais, inclusive levando mais a mão à boca, aumentando o risco de contágio
- Ele também vai a hospitais com mais frequência, ficando mais exposto a micro-organismos

Cuidados específicos que as pessoas idosas devem tomar

A matéria também destaca uma série de Cuidados específicos que as pessoas idosas devem tomar. Entre eles, estão: manter as vacinas em dia; controlar possíveis casos de diabetes e de outras enfermidades (como doenças cardíacas, por exemplo); manter-se fisicamente ativo e reduzir, apenas quando possível, as idas a hospitais, para evitar contágio.
As outras recomendações, diz o médico, são as mesmas destinadas a outras faixas da população, como lavar bem as mãos, afastar-se de pessoas com suspeita de infecção e tentar não levar uma vida sedentária – além de não fumar.
O infectologista alerta que cuidadores e familiares que costumam ficar perto de idosos devem redobrar a atenção com relação à limpeza das próprias mãos e roupas antes de entrar em contato com as pessoas dessa faixa etária.
(VA)



O link abaixo, com as informações sobre Por que os idosos são mais vulneráveis ao Coronavirus. 

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2020/03/12/coronavirus-suspensao-das-aulas-em-projeto-para-idosos-da-unesp-afeta-160-alunos-em-franca.ghtml

Comentários

  1. Bom dia!
    Procurar não apavorar, e tomar os devidos cuidados.Pensamento em boas vibrações.
    E por enquanto aquele abraço carinhoso .

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao IntegraNETI por esta matéria! Como diz o ditado popular: precauçao e canja de galinha não faz mal a ninguém! Então, neste caso e, apenas momentaneanente, o isolamento social é bem vindo! Vamos aprender a conviver com as lembranças, aproveitar esses dias para revisitar os albuns de fotografias, ler um bom livro, abrir os baús e gavetas, escrever um poema, ouvir boa musica e assistir bons filmes. Quem sabe fazer aquela comidinha boa... cuidar das plantinhas... fazer uma oraçao... enfim!!! Estar em casa é sempre bom! Grande oportunidade de aprendizado e valorizacao de um bem precioso: a vida! Saúde para todos!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Nina, aproveitar para fazer coisas que antes não teríamos tempo. Eu comecei, pintando, reformando umas cadeiras, que estavam na fila de espera de tempo. Fazer um crochezinho é por aí vai. É que tudo isso passe rápido .

    ResponderExcluir
  4. Prevenção mesmo.
    Fazer o que os médicos recomendam.
    Evitar lugares fechados onde há muita gente.
    E rezar, rezar para que esse vírus não alastre tanto, que não faça mais vítimas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado