Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina- ANG/SC, promove sua primeira reunião de 2020 nessa quinta-feira, 12

O Presidente da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina- ANG/SC, Paulo Medeiros, convida associados e amigos da Associação para a primeira reunião de 2020, a ser realizada nessa quinta-feira (12), das 9h às 11h30min, no Oikemera Centro-Dia, à Rua Secundino Peixoto n° 173, Bairro Estreito, Florianópolis-SC.
No convite encaminhado ao Blog e extensivo ao público netiano, a Associação expõe a Ata da Reunião Ordinária da ANG-SC de 12 de dezembro último, quando foram discutidos o X Encontro Catarinense de Gerontologia, realizado em fins de Novembro, em Porto Belo/SC, comemorativo aos 30 anos da ANG/SC; o Planejamento estratégico da nova gestão da ANG-SC para 2019-2021, o Calendário de reuniões 2020 e o Balanço geral sobre as anuidades, entre outros assuntos.

Reunião defendeu presença de acadêmicos nos Encontros de Gerontologia

Sobre o X Encontro Catarinense de Gerontologia , organizado em parceria com o Seminário de Envelhecimento Ativo (FECAM), houve elogios acerca do tema e local, mas alguns associados admitiram ter sentido falta do tema “Educação para o Envelhecimento”. A Reunião também discorreu sobre a importância da Capacitação Intergeracional, com a associada Marília Fragoso, da ANG Nacional, mencionando ter procurado a Secretaria Estadual de Educação para que os temas Intergeracionalidade e Educação para o envelhecimento sejam abordados em forma de oficinas nas escolas, inclusive enviando vários ofícios e construindo projeto juntamente com o conselheiro estadual que representa a Secretaria de Educação.
Paulo Medeiros, presidente da ANAG, observou que os temas abordados eram mais voltados a gestão pública que é o foco da FECAM, mas que poderiam ser incluídas mais temáticas acadêmicas. O Grupo defendeu que a próxima edição do evento passe a contar com acadêmicos participando e pagando valores com desconto, pois este é um foco dos eventos anteriores da ANG SC.

Participação de gestores públicos também foi considerada importante

Outro aspecto destacado foi o da importância de ter gestores públicos participando do Evento e representando diferentes municípios do Estado de SC, o que ampliou o público que vem a conhecer o trabalho da ANG SC. Observou-se, no entanto, que devido ao custo alto do evento, o Conselho do Idoso e a Pastoral da Pessoa Idosa não participaram.
Ainda sobre o Congresso, os associados destacaram a necessidade de a ANG participar mais de perto do planejamento do Evento junto à FECAM no próximo ano; a importância de um retorno Social, cobrando da FECAM a democratização do recurso público com espaço para estudantes e idosos; prioridade ao assunto envelhecimento, redução do valor do evento de forma a ampliar o acesso pelos participantes e  a necessidade de atrair gestores para os eventos, uma vez que são eles que decidem sobre as políticas públicas, além de chamar os alunos de graduação, para sensibilizá-los desde o seu período de formação. Também foi colocada a questão da falta de divulgação na mídia.

Parceria com a FECAM foi vantajosa

De modo geral, os associados avaliaram que o evento obteve sucesso e que foi vantajosa a parceria com a FECAM, sendo que essa avaliação deve ser discutida com a Federação. Também concordaram que o momento de lembrança e homenagem às antigas diretorias foi muito bonito e importante com a entrega de uma placa alusiva aos 30 anos da Associação. Essa ação buscou valorizar as pessoas que construíram a história da ANG SC, inclusive com a presença de familiares da Professora Neusa Guedes, uma das fundadoras do NETI, que receberam a homenagem em sua memória.

Retorno do Café Gerontológico e criação de Site estão entre as prioridades

Quanto ao planejamento estratégico da ANG SC, que segundo o presidente Paulo Medeiros está sendo construído em reuniões da Diretoria Executiva, estão definidas ações como: atualização do cadastro de associados e regularização das anuidades; organização de cursos técnicos com benefícios aos associados; retorno do projeto “Café Gerontológico” a ser realizado nas ILPIs dos associados e entidades parceiras; confecção de carteirinhas dos associados e criação de um novo site trazendo vantagens de divulgação para os associados, já em fase de finalização.
Os associados também decidiram pela manutenção das reuniões mensais da ANG às quintas-feiras de manhã, preferencialmente na primeira quinta-feira de cada mês.
Participaram da última reunião de 2019 os associados Marília Celina Felício Fragoso, Andrea Gadiolli Fidêncio Poscai, Inessa Solek Teixeira, Maria Joana Barni Zucco, Rosarita Maria Franzoni Bousfield, Mônica Joesting Siedler e Vera Nicia Fortkamp de Araujo, Adélia Koerich, Maria de Lourdes Koehler, Edi Mota Oliveira, Elaine Pompermeier Otto e os convidados Arlete Malina, Thaise Conceição e Adelir Maria de Oliveira.
Para o presidente da ANG-SC, Paulo de Medeiros, essas reuniões são importantes uma vez que permite traçar diretrizes, distribuir tarefas e alinhar metas de gestão.


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado