NETI é notícia no site da UFSC em matéria que destaca a "Educação não-formal", oferecida ao público 50+

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, foi destaque no noticiário da UFSC dessa sexta-feira (14), com a abertura de inscrições para esse primeiro semestre. A matéria traz um breve histórico sobre o NETI, atividades que estão sendo disponibilizadas, perfil dos facilitadores – professores da UFSC, bolsistas e voluntários – e destaca a Educação diferenciada proposta pelo Núcleo desde a sua criação, em 1983, quando tornou-se a primeira Universidade Aberta da Terceira Idade do Brasil. De acordo com a Coordenadora Maria Fernanda Alonso da Costa, a educação oferecida pelo NETI “se caracteriza pelo encontro de gerações, através do compartilhamento de experiências em ações coletivas e em espaços mais flexíveis, não restritos aos fixados por órgãos reguladores”. Abaixo, a integra da matéria disponível no site da UFSC e o respectivo link para acompanhamento.



Núcleo de Estudos da Terceira Idade abre inscrições
para atividades a maiores de 50 anos


Nos próximos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC estará com inscrições abertas para as atividades que serão desenvolvidas a partir deste semestre. As inscrições devem feitas exclusivamente pela internet e as vagas limitadas por ordem de inscrição.
As atividades são desenvolvidas na sede do Neti, localizada no campus Florianópolis, e em Centros de Ensino da Universidade. Atualmente, aproximadamente 500 idosos estão inscritos em 30 atividades. As atividades ocorrem uma vez por semana, no período de duas horas, e em cada semestre são 15 encontros. Os facilitadores são professores da Universidade e voluntários. Entre as atividades oferecidas estão aulas de línguas, como inglês, espanhol, italiano ou alemão. A lista de 23 atividades disponíveis foi divulgada na quinta-feira, 13 de fevereiro, em www.neti.ufsc.br.
A taxa de inscrição será de R$ 70 por atividade, com cada candidato tendo direito a cursar no máximo duas por semestre. No ano passado, o Neti ofereceu 24 atividades no primeiro semestre, entre Cursos, Oficinas e Línguas Estrangeiras para iniciantes e em níveis de Conversação e Intermediário, totalizando 554 vagas. No dia 7 terminou o prazo para rematrículas nas atividades com a duração de dois ou mais semestres.
As aulas são presenciais e abertas à comunidade. São requisitos ter idade ou superior a 50 anos, informar CPF, endereço residencial completo, telefone para contato e número de WhatsApp, além da indicação de um contato para situações de emergências. As aulas do primeiro semestre ocorrerão de 16 de março a 26 de junho e a tradicional Aula Inaugural está marcada para 11 de março, às 14h30min, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC.
Programa de Extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Neti tem o apoio da Fundação de Apoio, Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). O Núcleo foi criado em 3 de agosto 1983 por iniciativa das professoras Lúcia Hisako Takase Gonçalves e Neusa Mendes Guedes, o Neti é a primeira Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) do território brasileiro. “Desenvolvemos no Neti, a educação não-formal, que se caracteriza pelo encontro de gerações, a ocorrência de ações e experiências em espaços e tempos mais flexíveis não restritos aos fixados por órgãos reguladores”, explica a coordenadora Maria Fernanda Alonso da Costa. “A educação não-formal acontece com o compartilhamento de experiências, em espaços e ações coletivas e cotidianas”, acrescenta Maria Fernanda.


(VA)
Fonte: Site da UFSC

Comentários

  1. Parabéns ao NETI, por todos esses anos distribuindo cultura e proporcionando aos idosos acesso ao saber, a sociabilidade e a uma educação continuada de qualidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado