Café Literário, da UnATI.Uerj, recebe escritores da Oficina “Encontro com a Poesia” na tarde dessa quarta-feira (13)




A UnATI.Uerj promove na tarde dessa quarta-feira (13), a 5ª Edição do Café Literário, evento que terá como convidados os participantes da Oficina “Encontro Com a Poesia” da Casa de Amigos Dedicados Unidade do Lar Fabiano de Cristo. O Café Literário começa às 14h, na Sala 10.136 da UnATI.Uerj, 10ºAndar da Uerj Campus Maracanã e é aberto a alunos e comunidade. 



Café Literário é produto da Biblioteca Ambulante da UnATI.Uerj.

O Café Literário integra o Projeto Biblioteca Ambulante da UnATI.Uerj, criado em 2014 pela Coordenação de Projetos de Extensão da instituição com o objetivo de instigar o hábito da leitura nos 60+.
“A nossa Biblioteca tem como objetivo estimular a doação de livros, a leitura e a crítica dos mesmos, incentivando a democratização de conhecimento através da participação social dos idosos”, define a Assistente Social Profa. Sandra Rabello de Frias, idealizadora do Projeto e Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj.
O Café Literário tem novo autor ou convidado a cada edição e além de despertar o interesse pela literatura, tem como objetivo estimular o debate.  Nessa 5ª Edição de 2019 os convidados da Oficina “Encontro Com a Poesia” falarão da história bonita de criação da Oficina e de seus participantes.

Oficina tem uma história muito especial

A Oficina Encontro Com a Poesia da Casa de Amigos Dedicados surgiu a partir de uma atividade desenvolvida na “Oficina de Memoterapia” – de estímulo à cognição e a memória afetiva -, onde os participantes colocavam no papel memórias positivas em forma de Poesia & Poemas e que originou o Livro Artesanal ”Retalhos de Vida”, no Ano 2015.
A Coordenação da Oficina Encontro Com a Poesia fica a cargo da Bibliotecária Profa. Eny Pires – Especialista em Arteterapia na Saúde e Educação. Servidora Pública aposentada da Uerj, Eny já participou como Aluna em vários Cursos/Oficinas na UnATI.Uerj e hoje atua como Voluntária e Facilitadora da Casa de Amigos Dedicados.
O gosto pela Poesia apareceu na vida de Eny aos nove anos quando ao observar as flores cheirosas e multicoloridas, passarinhos,  borboletas, joaninhas, besouros e demais insetos do seu quintal, percebia o quanto tudo aquilo era puro e bonito.  
No seu papel como Facilitadora na Oficina de Encontro Com a Poesia, Eny fala de literatura – do uso estético da linguagem -, e da mesma forma que se inspira na observação da natureza procura levar aos Participantes da Oficina o prazer pela leitura e pela escrita, seja em forma de prosa ou verso.

UnATI.Uerj conta sobre a Oficina e seus participantes premiados

Todo esse belo trabalho só tem trazido ótimos frutos, pois será materializado em um Livro - que não poderia deixar de ter como título “Encontro Com a Poesia” -, onde serão narradas histórias, textos e poesias dos Participantes da Oficina, relata a UnATI.Uerj.  Recentemente, em um Concurso Literário promovido pelo Clube de Mídias do Lar Fabiano de Cristo entre 60 Poesias inscritas, Eny recebeu o prêmio de 1º lugar e Maria Celina Carvalho – Participante da Oficina -, o de 3º lugar. 
Curiosidades como essas, bem como a trajetória e as obras dos Participantes da Oficina Encontro Com a Poesia poderão ser conferidas no encontro de logo mais.
Como vem acontecendo nas outras edições, a Coordenação do Café Literário solicita aos participantes que, se possível, contribuam com um prato de salgado/doce/biscoito e/ou suco a fim de ajudar a tornar o Café mais divertido para todos. “A entrada é sempre franca e não há necessidade de inscrição prévia”, lembra o Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj, Marcos Teodoro, que compartilha o convite para o evento com leitores do Blog integraNETI.

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães