Agenda da Semana – 11 a 14 de Novembro



Agenda da Semana reúne os principais eventos acadêmicos e culturais do período, no NETI, na UFSC e na capital catarinense. Como acontece desde o ano passado, quando foi criada, a Agenda está aberta aos alunos do NETI e às instituições com atividades voltadas à Terceira Idade que tenham interesse em tornar público os eventos programados.  Informações serão recebidas até às 18h de sexta-feira, no e-mail do Blog – integraneti17@gmail.com – com o nome e telefone das fontes ou pelo WhatsApp 996428771. 


Segunda-feira, 11 de Novembro

-GEC promove encontro na BU/UFSC
O Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao CENETI, promove encontro na manhã dessa segunda-feira (11), no auditório Elke Hering, da BU/UFSC. Como acontece nos eventos do GEC, haverá filme sucedido de debate.

-NETI/UFSC promove Roda de Conversa Pós-Fórum Aracaju
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI promove Roda de Conversa Pós-Fórum na tarde dessa segunda-feira (11), na sala 01, do Centro Sócio-Econômico da UFSC, para discutir o XVI Fórum Nacional de Coordenadores e o XV Encontro de Estudantes da Terceira Idade das Instituições de Ensino Superior-IES, realizado de 01 a 03 de Outubro, em Aracaju. O encontro é aberto aos alunos do NETI e será coordenado pela Assistente Social do NETI, Ana Paula Balthazar, com apoio dos estagiários Diogo Martins e Bruna Ortmann. Também é proposta dos organizadores discutir estratégias para o Fórum de 2021, a ser realizado em Teresina/PI.

-UFSC realiza seminário em homenagem ao economista Celso Furtado
O seminário ‘Homenagem a Celso Furtado: seis décadas de formação econômica do Brasil’ será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, às 18h30, no Auditório do CSE. A iniciativa é uma promoção conjunta da Reitoria e Centro Socioeconômico (CSE). Saiba mais.

-PET Matemática realiza minicurso introdutório de Python
O Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática promove o ‘Minicurso Introdutório de Python’ entre os dias 11 e 20 de novembro. As inscrições devem ser realizadas na sala do PET Matemática (B008), nos Blocos Modulados do CFM. Saiba mais.

-Projeto de extensão ‘Psicologia Ambiental e Bem-estar nas Instituições’ promove curso sobre a BU
O projeto Psicologia Ambiental e Bem-estar nas Instituições realiza curso de formação sobre conceitos, métodos e intervenções visando o bem-estar na BU,  nos dias 11, 18 e 25 de novembro e 2 de dezembro, às 10h, na Sala Henrique Fontes, na BU. 

-Libras na saúde: evento debate ações de educação e saúde no contexto da surdez
A UFSC recebe o evento ‘Libras na Saúde’ a partir das 18h, no Miniauditório da Pós-Graduação do CCS, localizado no Bloco I do CCS. O evento contará com uma palestra e uma oficina relacionados a libras, acessibilidade no contexto da saúde. Inscrições e mais informações.

-Oficina de Leitura Crítica ocorre na Biblioteca Central
A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD/BU/UFSC) realiza ’Oficina de Leitura Crítica’, às 19h, na Sala Harry Laus da BU, com o tema ‘Leitura e mídia digital: impacto da tecnologia sobre o hábito da leitura; ferramentas digitais e a prática da leitura; a interpretação e os algoritmos’. Saiba mais.

-Evento internacional homenageia 20 anos do Núcleo de Estudos Gramaticais da UFSC
O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSC) promove o workshop internacional ‘Subjetct, Topic and Clausal Architecture’, de 11 a 14 de novembro. Mais informações, na página oficial do evento (em inglês).

-UFSC recebe III Colóquio de Pesquisa em Filosofia
O Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil/UFSC) promove a 3ª edição do Colóquio Nacional de Pesquisa em Filosofia entre os dias 11 e 13 de novembro, a partir das 9h, no Miniauditório do CFH e no Auditório do Anexo E do Centro e tem como tema ‘A emergência da filosofia: conjunturas e disjunturas do presente’. Saiba mais.

Terça-feira, 12 de Novembro

- AMAG promove Oficina de Crochê Básico
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC, promove Oficina de Crochê Básico nessa terça-feira, 12, a partir das 14h, na sala 04 do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI. A Oficina será realizada em dois encontros, com o próximo agendado para terça-feira que vem, dia 19 de Novembro. Esta será a última Oficina do ano a ser realizada pela AMAG. Não associados à AMAG poderão participar, desde que se associem, mediante uma taxa de R$ 10,00.

-Abertura da exposição fotográfica ‘Calins: Meninas e Mulheres Ciganas’
O Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) recebe a exposição fotográfica ‘Calins: Meninas e Mulheres Ciganas’, da fotógrafa Edilma Monteiro. A abertura ocorre dia 12/11,às 18h30, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD), localizado na rua Desembargador Vitor Lima, nº 45. Saiba mais.

-Cineclube Rogério Sganzerla exibe filme ‘Os limites do Controle’
O filme ‘Os Limites do Controle’, de Jim Jarmusch será exibido, pelo Cineclube Rogério Sganzerla, às 19h. A apresentação faz parte da mostra DéJarmusch e ocorre no Auditório do Centro de Convivência da UFSC. Saiba mais.

-Colóquio do Departamento de Matemática da UFSC promove palestra ‘Matemática, um conjunto infinito de possibilidades’
A palestra ‘Matemática, um conjunto infinito de possibilidades’ ocorre às 13h30, no Laboratório de Informática, localizado ao lado da Coordenação do Curso de Graduação em Matemática. O evento integra a programação do Colóquio do Departamento de Matemática da UFSC. Saiba mais.

-Circuito Circula exibe filme ‘La Noche de Los Lápices’
O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (Circula), do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC), apresenta o filme ‘La Noche de Los Lápices’, do diretor Héctor Olivera, às 18h30, no Auditório Henrique Fontes da Biblioteca Central (BU/UFSC). Saiba mais

Quarta-feira, 13 de Novembro

-UFSC recebe Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento
XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento (XII CBPD) e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento ocorrem entre os dias 13 e 16 de novembro, no campus da UFSC em Florianópolis. Saiba mais.

-Projeto de extensão Neurociência, Ciência e Literatura exibe o filme ‘Garota, Interrompida’
O projeto de extensão Neurociência, Cinema e Literatura exibe o filme ‘Garota, Interrompida’, do diretor James Mangold, às 18h20, no Auditório Elke Hering, na BU. Após a sessão haverá um debate com Cibeli Larissa Vieira e Kariny Larissa Cordini. Saiba mais.

-Quinta-feira, 14 de novembro

-Cine LGBTQ+ Design UFSC irá exibir o filme ‘Milk: a voz da igualdade’
O Cine LGBTQ+ Design UFSC irá exibir o filme ‘Milk: a voz da igualdade’, às 18h30, no Espaço Cultural Gênero e Diversidade da UFSC, na rua Desembargador Vitor Lima, nº 45. A exibição será seguida de um debate. Saiba mais.

-Mesa-redonda debate cinema, história e memória pós-colonial na África contemporânea
O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAF) realiza a mesa-redonda ‘Cinema, história e memória pós-colonial na África contemporânea’, às 19h,  no Auditório Elke Hering, no 2º Andar da BU. O evento contará com a exibição do documentário ‘Togoland – echos d’empires’. Saiba mais.

-Construção da perspectiva de gênero no jornalismo é tema de livro de doutoranda da UFSC
O livro ‘Jornalistas e feministas – a construção da perspectiva de gênero no jornalismo’, da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC Jessica Gustafson será lançado às 19h, na Fundação Cultural Badesc. Saiba mais.

-Palestra sobre ‘República, Religião e Ciência’ e lançamento de livro ocorrem no CFH
A Palestra ‘República, Religião e Ciência’ com o professor da Universidade Aberta de Lisboa, José Eduardo Franco e o lançamento do livro ‘Gêmeas Imperfeitas: as Repúblicas do Brasil e de Portugal unidas no ideal e diferenciadas na prática’, ocorre às 16h, na Sala 323, no Blobo B do CFH. Saiba mais.

Sexta-feira, 15 de Novembro
-Feriado Nacional: Proclamação da República


EVENTOS FUTUROS
Novembro


AMAG/UFSC promove Oficina de Crochê Básico 
Dia 19 de Novembro, na sala 04 do NETI 
XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento
e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento
De 13 a 16 de novembro, na UFSC. Saiba mais.
     Novembro Negro
     De 20 a 23 de Novembro, no Auditório do CFH. Saiba mais.
     CENETI/NETI promove Oficina de Origami
     Dia 22 de Novembro, das 14 às 16h, no NETI
     AMAG/UFSC faz Excursão para o Trem de Morretes e Curitiba, em parceria
     com Meiembipe Turismo
Dias 23 e 24 de novembro, com saída do NETI
AMAG/UFSC promove Café Colonial de Confraternização de Fim de Ano
Dia 27 de Novembro, na Quinta da Bica D'Água - Carvoeira
      Dança Circular na UNIR
      Dia 27 de Novembro, das 14h30min às 16h, na Rua Menino Deus,  85- Centro
V Seminário Estadual do Envelhecimento Ativo e X Encontro Catarinense
de Gerontologia
Dias 28 e 29 de Novembro, em Porto Belo/SC, numa parceria da Associação
Nacional de Gerontologia ANG Brasil e SC - Informações: (048) 32221 
8826 ou egem@egem.org.br   Inscrições no site: www.egem.org.br
CENETI/NETI promove Jantar Dançante comemorativo aos seus 25 anos
Dia 29 de Novembro, na Associação de Moradores da Vargem Grande- AMVAGRA


(VA)
Com informações da AGECOM/UFSC, NETI, CENETI e AMAG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães