Agenda da Semana - 04 a 08 de Novembro



Agenda da Semana reúne os principais eventos acadêmicos e culturais do período, no NETI, na UFSC e na capital catarinense. Como acontece desde o ano passado, quando foi criada, a Agenda está aberta aos alunos do NETI e às instituições com atividades voltadas à Terceira Idade que tenham interesse em tornar público os eventos programados.  Informações serão recebidas até às 18h de sexta-feira, no e-mail do Blog – integraneti17@gmail.com – com o nome e telefone das fontes ou pelo WhatsApp 996428771. 


-Serviço de Psicologia Educacional da UFSC divulga oficinas do mês de Novembro
O Serviço de Psicologia Educacional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFSC) divulga três oficinas promovidas no mês de novembro: Grupo ‘Longe de casa: e agora?’, Oficina ‘Quanto tempo você tem?’ e a Roda de conversa ‘Vou me formar: e agora?’. As inscrições podem ser realizadas nos respectivos links. Saiba mais.

-BU realiza pesquisa sobre o espaço físico
A Biblioteca Universitária (BU) promove uma pesquisa sobre o espaço físico da Biblioteca Central. O questionário visa compreender a percepção do usuário sobre o espaço e integra o projeto de extensão ‘Psicologia Ambiental e Bem-estar nas Instituições’, para desenvolvimento de uma proposta de intervenção no espaço físico da BU. O formulário eletrônico pode ser acessado neste link.  Mais informações.


Segunda-feira, 04 de Novembro

-ABE promove Loucos por Arte, Arte tarde do que nunca
A Associação Brasileira de Psiquiatria Cultural e Grupos de Terapias Sociais de Florianópolis promovem o evento Loucos por Arte, Arte tarde do que nunca, de 04 à 10 de Novembro no CIC. A dica é da secretária do NETI, Joyce Kaufmann. O evento contará com Exposição de Artes Plásticas, diversas oficinas gratuitas, palestras e shows. Acompanhe a programação no site https://www.abe.org.br/ 
Nessa segunda-feira de estreia do evento, será exibido o filme "Eu sinto muito", um drama envolvendo os quadros boderline. Às 20h ocorrerá palestra com Marcos de Noronha, relacionando a saúde mental com a arte, seguida de um coquetel Detox. 


-Semana terá diversas ações de conscientização e debate na UFSC
A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN/SAAD/UFSC), promove de 4 a 11 de novembro, diversas atividades de conscientização no combate à violência contra a mulher. Inscrições e mais informações neste link.

-Grupo Arte com Amor promove Bazar
O Grupo Arte com Amor promove Bazar de 04 a 14 de Novembro, das 9h às 21h, no hall da Elase-Associação dos Empregados da Eletrosul, à Av. César Seara, 580 no Pantanal. O Bazar é outra dica de Joyce Kaufmann, do NETI e tem como objetivo fazer o Natal de 2500 crianças de 0 a 6 anos de escolas públicas da periferia da Grande Florianópolis. O evento também irá colaborar com o Asilo Cantinho dos Idosos de Ratones.

-Florianópolis sedia reunião anual da Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento
O evento internacional sobre cidades do conhecimento e sustentáveis, Knowledge Cities World Summit (12º KCWS), ocorre em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé e conta com o apoio do Laboratório de Cidades mais Inteligentes e Humanas (LabCHIS/UFSC). Saiba mais.

-UFSC recebe curso de capacitação para mulheres empreendedoras
O Grupo Assuntos de Maria, composto por estudantes de administração, em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, promove o evento de capacitação ‘Ela Pode’ nos dias 4 e 5 de novembro no Auditório do CSE. Inscrições e mais informações.

-Sala Verde UFSC realiza oficina de Costura à Mão
A Sala Verde UFSC organiza oficina de Costura à Mão, às 9h30, na Sala Verde localizada no térreo da BU, ao lado da PRAE. Inscrições e mais informações.

-Núcleo de Estudos de Literatura em Língua Alemã promove 3ª Jornada de Poesia
O Núcleo de Estudos de Literatura em Língua Alemã, o Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) organizam a ‘3ª Jornada de Poesia – manifestações em diálogo’, nos dias 4 e 5 de novembro. Saiba mais.


Terça-feira, 05 de Novembro

-AMAG promove segunda e última Oficina de Ikebana
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC, promove nessa terça-feira (05), o segundo e último dia da Oficina de Ikebana, destinada a associados e que tem como facilitador João Silveira. Na primeira edição do evento, as participantes tiveram aula teórica e prática, com produção individual de arranjos florais envolvendo 15 variedades de flores. A Oficina ofereceu vasinho e esponja floral e cada participante criou o seu próprio arranjo com as flores de sua preferência. O facilitador, solicita que além de flores, as participantes levem o vasinho e a esponja floral utilizados no primeiro encontro. A Oficina terá início às 14h, no NETI. Não associados à AMAG também poderão participar, desde que se associem, mediante uma taxa de R$ 10,00.

-Minicurso: Aspectos penais e processuais em casos de violência contra a mulher
O minicurso “Aspectos penais e processuais em casos de violência contra a mulher” será realizado nos dias 5 e 7 de novembro, na Sala 10 do CCS. As inscrições podem ser feitas neste link. Saiba mais.

-Democracia e Direitos Humanos é tema de Aula Magna
Observatório de Democracia e Direitos Humanos (ODDH/UFSC) realiza o ato de fundação e a Aula Magna ‘Democracia e direitos humanos: os desdobramentos de uma nova agenda política no cenário brasileiro’, ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Leandro Pinho. O evento inicia às 19h, no Auditório do Fórum do Norte da Ilha (CCJ/UFSC). Inscrições e mais informações.

-UFSC recebe Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
O 8º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (8º SLIJ) será realizado na UFSC de 5 a 8 de novembro.  O evento congrega pesquisadores do Brasil e de outros países como Espanha, Chile, Colômbia e Moçambique. Saiba mais.

-Minicurso discute ‘História Cultural da Ciência e Educação em Ciências’
O minicurso ‘História Cultural da Ciência e da Educação em Ciências’, organizado pelo ‘Grupo Fluxo: Circulação e textualização da ciência e educação científica’, será realizado nos dias 5 e 6 de novembro,  nas sala C007 e C008 do CFM. A atividade será ministrada pela professora Andreia Guerra de Moraes,  presidente do International History, Philosophy and Science Teaching. Saiba mais.

-IV Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC
A IV Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC, com o tema ‘Where Irish Literature, Theatre and History Meet’, será realizada às 9h30, no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Central (BU/UFSC). O evento contará com a presença do Cônsul Geral da Irlanda Sr. Barry Tumelty. Saiba mais.

Quarta-feira, 06 de Novembro

-NETI/UFSC convida para Tarde de Autógrafos
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI convida para a Tarde de Autógrafos do livro “Da Enxada pro Lapis”, Poesias que traduzem uma história de vida, com a poetisa Maria Moraes Andrade. O evento acontece às 15h, no NETI e é aberto alunos, familiares e amigos.

-Pós em Administração da UFSC e UDESC realizam minicurso Etnografia, Administração e Ação Pública
Os programas de Pós-Graduação em Administração da UFSC (PPGAdm) e da UDESC (PPGA), em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, promovem entre os dias 6 e 8 de novembro, o minicurso Etnografia, Administração e Ação Pública. Aulas ocorrem no Centro Socioeconômico da UFSC e no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da UDESC (ESAG). Saiba mais.

-Encontro debate propostas e desafios para a educação indígena diferenciada
A atividade-acadêmico-cientifico-cultural (AACC) ‘Educação Indígena Diferenciada: Avanços, Desafios e Propostas’, com Edson Kayapó, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais na UFSB, ocorre no Auditório do Bloco E do CFH da UFSC. Saiba mais.

-IV Encontro Latinoamericano de Agricultura Urbana e Periurbana será realizado na UFSC
O ‘IV Encontro Latinoamericano de Agricultura Urbana e Periurbana (ELAUP)’ será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, na UFSC, com apoio do Laboratório de Estudos do Espaço Rural da (LabRURAL/UFSC). Saiba mais.

Quinta-feira, 07 de Novembro

-Ciclo de palestras ‘As Pensadoras’
O Departamento de Filosofia da UFSC promove a palestra ‘A expressão da unicidade encarnada: Adriana Cavarero e o feminismo da pluralidade’, com a professora Patrícia Rosa (IFSC). O evento inicia às 18h30 com o FilosofArte, e a palestra às 19h30, no Auditório do Bloco F do CFH. Saiba mais.

-Seminário debaterá Línguas Indígenas do Sul da Mata Atlântica
O ‘II Seminário de Línguas Indígenas do Sul da Mata Atlântica: Guarani, Kaingang e Xokleng’ será realizado nos dias 7 e 8 de novembro As atividades do primeiro dia acontecerão no Auditório do CCJ e no segundo dia na Sala Drummond, no Bloco B do CCE. Inscrições e mais informações.

-Sala Verde UFSC realiza atividade sobre Danças e Plantasal
A Sala Verde UFSC organiza a atividade ‘Danças circulares, partilha de saberes e trocas de mudas de plantas medicinais’, às 9h, na Sala do Corpo, Bloco A do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC). Inscrições e mais informações.

-Seminário “Meus Pais Envelheceram. E Agora?”
O SESC Prainha, em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa e o Oikemera Centro Dia para Idosos promovem Seminário de Tema “Meus Pais Envelheceram. E Agora?” nessa quinta-feira (18).  O evento tem como palestrantes Angela Maria Alvarez, professora de Enfermagem da UFSC; Michele Pereira, proprietária do Residencial Geriátrico Santa Ana e Andréa Gadiolli Fidêncio Poscai, proprietária do Oikemera Centro Dia para Idosos. O evento acontece das 19h às 21h, na sala Multiuso do SESC Prainha. A entrada é gratuita e há necessidade de efetuar inscrição com antecedência pois as vagas são limitadas. Para se inscrever ligar: 48 32292218 ou enviar e-mail para: arleiborges@sesc-sc.com.br

Sexta-feira, 08 de novembro

-VI Seminário Mapeando Controvérsias Contemporâneas ocorre no CFH
O VI Seminário ‘Mapeando Controvérsias Contemporâneas: Vida’, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Cibercultura (GrupCiber/PPGAS/UFSC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorre no Auditório do CFH, às 14h. Saiba mais.

-AMAG E CENETI promovem Bingo e Brechó aberto a netianos e convidados
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG e o Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, promovem Bingo e Brechó na tarde de sexta-feira (08), com oferta de prêmios e comercialização de artigos selecionados. O Grupo de Artesanato “Abelhinhas” exporá trabalhos bacanas no evento, que também terá música e serviço de bar. As cartelas para o Bingo podem ser retiradas nas salas da AMAG ou do CENETI, no NETI. Ambos eventos começam às 14 h, no Centro Comunitário de Corrego Grande e será aberto a netianos, familiares e amigos. O ingresso ao local será mediante a apresentação de cartelas, disponíveis nas salas do CENETI e da AMAG no valor de R$ 10,00/cada e que garantirão a participação nos sorteios do bingo. O evento integra as comemorações de 25 anos do CENETI, abertas dia 25 de Setembro, com o II Encontro Cultural no CSE/UFSC. 

-Sala Verde UFSC realiza oficina de Alimentação Curativa
A Sala Verde UFSC realiza a palestra ‘Alimentação Curativa: Conceitos e Ações para o Cotidiano, a Cozinha e o Corpo’, às 9h30, na Sala Verde localizada no térreo da BU, ao lado da PRAE. Inscrições e mais informações.


EVENTOS FUTUROS

Novembro
   Seminário sobre “As Políticas Públicas em Favor do Idoso e do Fundo Estadual do Idoso”
     Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera - Av. Santos Dumont, 855,
     BairroMilanese – Criciúma/SC, em 08 de novembro
     AMAG/UFSC promove Oficina de Crochê Básico 
Na sala 04 do NETI, em dois encontros: 12 e 19 de novembro  
·    III Colóquio de Pesquisa em Filosofia
     Na UFSC, de 11 a 13 de novembro. Saiba mais.
. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento
    Na UFSC, de 13 a 16 de novembro. Saiba mais.
AMAG/UFSC faz Excursão para o Trem de Morretes e Curitiba, em parceria com Meiembipe Turismo
     Dias 23 e 24 de novembro, com saída do NETI
.    AMAG promove Café Colonial de Confraternização de Fim de Ano
     Na Quinta da Bica D'Água - Carvoeira, em 27 de Novembro
  V Seminário Estadual do Envelhecimento Ativo e X Encontro Catarinense de Gerontologia
   Em  Porto Belo/SC, dias 28 e 29 de novembro, numa parceria da Associação Nacional de Gerontologia ANG Brasil e SC - Informações: (048) 32221 8826 ou egem@egem.org.br   Inscrições no site: www.egem.org.br
·    CENETI/NETI promove Jantar Dançante comemorativo aos seus 25 anos
Na Associação de Moradores da Vargem Grande- AMVAGRA, em  29 de Novembro





(VA)
Com informações da AGECOM/UFSC, NETI, CENETI, AMAG e SESC




Comentários

  1. Nossa! Que vasta programação hein. Muito interessante. NETI arrasando. 👏👏👏❤

    ResponderExcluir
  2. NETI sempre proporcionando cursos, diversão e interagindo com outros grupos.
    Parabéns!!!
    Adoro fazer parte dessa família.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães