Netianos, amigos e familiares prestigiaram Dona Maria Moraes Andrade no lançamento do livro "Da Enxada pro Lápis". Dia 06 de Novembro haverá Tarde de Autógrafos no NETI


Ela escreve e canta. Aos 78 anos, traz uma história de vida tão bonita que virou livro e que já a coloca como a mais nova escritora do NETI. Natural de Criciúma, sul de Santa Catarina, mãe de quatro filhos, viúva, Dona Maria Moraes Andrade, autora do livro “Da Enxada pro Lápis”, lançado nessa sexta-feira (18), na Biblioteca do SESC, encanta a todos quando fala de si, de suas histórias, de sua linda e nem sempre fácil trajetória de vida. Tive a oportunidade de conhecê-la em Outubro de 2018, na Mesa Redonda “Tempo de Viver e Aprender” realizada pelo NETI durante a 17ª. SEPEX. Naquele momento, ao falar para uma platéia que lotava o auditório da Reitoria da UFSC, dona Maria anunciara que o grande sonho de sua vida era publicar um livro. Um livro com todos os seus poemas, mais de 200 no total.
Eis que, um ano depois, esse sonho vira realidade, com o público netiano, amigos e familiares aplaudindo a nova escritora e se encarregando de disseminar a grande notícia redes afora. O Blog não esteve no lançamento - haveremos de prestigiá-la na Tarde de Autógrafos do dia 06 de Novembro, no NETI – mas recebeu fotos e manifestações de duas leitoras, que lá estavam para abraçar e festejar com dona Maria: Ivonita Di Concílio, presidente da Academia de Canto e Letras do CENETI-ACLC e Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI.
“...Um sonho que parecia impossível, mas não deixamos de acreditar e buscar caminhos”, escreveu Ana Paula, ao compartilhar impressões e fotos do lançamento com o Blog.
...”Parabéns”, concluiu Ivonita, na mensagem de admiração e carinho compartilhada com o Blog e que aqui transcrevemos na íntegra, como forma de prestigiar e de também desejar Sucesso à Dona Maria, nessa caminhada que agora começa.

Vejam o que escreveu Ivonita Di Concílio:

“A  Maria Moraes Andrade, em tarde de autógrafos na biblioteca do SESC Prainha, contou com parentes e boa quantidade de amigos que alegremente foram homenagear a nova escritora.
Nossa acadêmica comprovou, com seu livro de poesias, que um curió sozinho não faz festival. Maria contou com o incentivo do já falecido marido. Com a ajuda e apoio dos filhos e netos e a orientação da sua editora, Nelcy Mendes ( leia-se Papa-livro) e equipe temos nas mãos um livro bem elaborado. 
Maria Andrade é um exemplo para ser seguido. Parabéns!”


Dona Maria, à esquerda, com Ivonita Di Concílio





Dona Maria, ao lado da também poetisa Osmarina Maria de Souza, seis livros publicados
Autógrafo para Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI




Netianos, familiares e amigos, no Lançamento do Livro, no SESC


Dona Maria, na Mesa Redonda "Tempo de Viver e Aprender", em Outubro de 2018, durante a 17a. Sepex. Na ocasião, a coordenadora do NETI, Nina Schier, comentou o depoimento de Dona Maria, no Blog integraNETI. Confira a matéria no link abaixo

http://integraneti.blogspot.com/2018/10/educacao-nao-e-favor-e-direito.html

Texto: Vanda Araújo

Fotos gentilmente concedidas por Cleusa Odete Pereira, Ivonita di Concílio e  Ana Paula Balthazar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães