Grupos de Estudos Pedagógicos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj discutem “Linhas de Pensamento Pedagógico” na segunda-feira (21)


Os Grupos de Estudos Pedagógicos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj discutem, na próxima segunda-feira (21), as “Linhas de Pensamento Pedagógico”
que compõem metodologias e ações práticas de ensino e de aprendizagem e que podem ser adotadas por Instituições de Ensino ou por Pedagogos. O encontro acontece às 14h, na Sala 10146 da UnATI.Uerj – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
O Grupo de Estudos Pedagógicos foi idealizado pela Pedagoga Profa. Célia Sanches, Coordenadora Pedagógica do Centro de Convivência da UnATI.Uerj e tem como objetivo conceituar e caracterizar o processo de aprendizagem, discutindo criticamente os aspectos políticos, psicológico e psicossociais da Educação. Por sua abrangência e ineditismo, o Grupo tem sido cada vez mais procurado por alunos das áreas de Educação e Pedagogia da Uerj, que buscam aprofundamento dos temas pertinentes a ambas as áreas. Os encontros acontecem uma vez ao mês e sempre às segundas-feiras, na Sala 10146 da UnATI.Uerj.

Célia Sanches destaca princípios da linha “Freiriana” e importância da compreensão das Sete Linhas Pedagógicas por educadores

As Linhas de Pensamentos discutidas pelos Grupos são formuladas por filósofos, psicólogos e profissionais da Pedagogia. Embora também sejam empregadas no Ensino Superior, é na escola que se costuma observar a prática direta de um ou mais métodos pedagógicos. 
Escolas brasileiras se dividem principalmente entre (07) Sete Linhas Pedagógicas: Freiriana, Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Montessoriana, Tradicional e Waldorf. A compreensão delas por parte dos Educadores é fundamental, uma vez que contribuem na formação da criança e do adolescente enquanto indivíduos. 
Na linha “Freiriana” - pedagogia baseada nos conceitos expostos por Paulo Freire -, o aluno tem papel de extrema importância. Ele precisa ser ouvido para que os educadores saibam qual a melhor maneira de ajudá-lo a compreender o mundo através do conhecimento que, para Freire, tem sentido apenas quando transforma o aluno em sujeito capaz de transformar o mundo.
“A ideia da educação realizada a partir de princípios como bom senso, humildade, tolerância, respeito e curiosidade, para Paulo, é a forma de “libertar” o aluno. Esta linha não prevê a realização de provas, mas aceita avaliações”, comenta Célia Sanches. 
Com o intuito de promover a atualização de conhecimentos e a troca de saberes culturais para todos os  envolvidos nos debates, a participação nos Grupos não exige inscrição prévia. Os participantes receberão Certificado em que consta carga horária ao final do encontro. 
“Chegue cedo e garanta um bom lugar. Vale a pena conferir!”, antecipa o jornalista Marcos Teodoro, da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj, que compartilha esse evento conosco.



(VA)
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj

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