Grupos de Estudos Pedagógicos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj discutem “Linhas de Pensamento Pedagógico” na segunda-feira (21)
Os Grupos de Estudos Pedagógicos do
Centro de Convivência da UnATI.Uerj discutem, na próxima segunda-feira (21), as
“Linhas de Pensamento Pedagógico”
que compõem metodologias e ações
práticas de ensino e de aprendizagem e que podem ser adotadas por Instituições
de Ensino ou por Pedagogos. O encontro acontece às 14h, na Sala 10146 da
UnATI.Uerj – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
O Grupo de Estudos Pedagógicos foi idealizado pela Pedagoga Profa. Célia Sanches, Coordenadora Pedagógica do
Centro de Convivência da UnATI.Uerj e tem como objetivo conceituar e
caracterizar o processo de aprendizagem, discutindo criticamente os
aspectos políticos, psicológico e psicossociais da Educação. Por sua
abrangência e ineditismo, o Grupo tem sido cada vez mais procurado por alunos das
áreas de Educação e Pedagogia da Uerj, que buscam aprofundamento dos temas
pertinentes a ambas as áreas. Os encontros acontecem uma vez ao mês e sempre às
segundas-feiras, na Sala 10146 da
UnATI.Uerj.
Célia Sanches destaca princípios da linha “Freiriana” e importância da compreensão das Sete Linhas Pedagógicas por educadores
Célia Sanches destaca princípios da linha “Freiriana” e importância da compreensão das Sete Linhas Pedagógicas por educadores
As Linhas de Pensamentos discutidas
pelos Grupos são formuladas por filósofos, psicólogos e profissionais da
Pedagogia. Embora também sejam empregadas no Ensino Superior, é na escola que
se costuma observar a prática direta de um ou mais métodos pedagógicos.
Escolas brasileiras se dividem
principalmente entre (07) Sete Linhas Pedagógicas: Freiriana,
Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Montessoriana, Tradicional e
Waldorf. A compreensão delas por parte dos Educadores é fundamental, uma vez
que contribuem na formação da criança e do adolescente enquanto indivíduos.
Na linha “Freiriana” - pedagogia
baseada nos conceitos expostos por Paulo Freire -, o aluno tem papel de extrema
importância. Ele precisa ser ouvido para que os educadores saibam qual a melhor
maneira de ajudá-lo a compreender o mundo através do conhecimento que, para
Freire, tem sentido apenas quando transforma o aluno em sujeito capaz de
transformar o mundo.
“A ideia da educação realizada a
partir de princípios como bom senso, humildade, tolerância, respeito e
curiosidade, para Paulo, é a forma de “libertar” o aluno. Esta linha não prevê
a realização de provas, mas aceita avaliações”, comenta Célia Sanches.
Com o intuito de promover a
atualização de conhecimentos e a troca de saberes culturais para todos os envolvidos nos debates, a participação nos
Grupos não exige inscrição prévia. Os participantes receberão Certificado em
que consta carga horária ao final do encontro.
“Chegue cedo e garanta um bom lugar. Vale a pena conferir!”, antecipa o jornalista Marcos Teodoro, da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj, que compartilha esse evento conosco.
“Chegue cedo e garanta um bom lugar. Vale a pena conferir!”, antecipa o jornalista Marcos Teodoro, da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj, que compartilha esse evento conosco.
(VA)
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj
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