Grupos de Estudos Pedagógicos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj discutem “Linhas de Pensamento Pedagógico” na segunda-feira (21)


Os Grupos de Estudos Pedagógicos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj discutem, na próxima segunda-feira (21), as “Linhas de Pensamento Pedagógico”
que compõem metodologias e ações práticas de ensino e de aprendizagem e que podem ser adotadas por Instituições de Ensino ou por Pedagogos. O encontro acontece às 14h, na Sala 10146 da UnATI.Uerj – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
O Grupo de Estudos Pedagógicos foi idealizado pela Pedagoga Profa. Célia Sanches, Coordenadora Pedagógica do Centro de Convivência da UnATI.Uerj e tem como objetivo conceituar e caracterizar o processo de aprendizagem, discutindo criticamente os aspectos políticos, psicológico e psicossociais da Educação. Por sua abrangência e ineditismo, o Grupo tem sido cada vez mais procurado por alunos das áreas de Educação e Pedagogia da Uerj, que buscam aprofundamento dos temas pertinentes a ambas as áreas. Os encontros acontecem uma vez ao mês e sempre às segundas-feiras, na Sala 10146 da UnATI.Uerj.

Célia Sanches destaca princípios da linha “Freiriana” e importância da compreensão das Sete Linhas Pedagógicas por educadores

As Linhas de Pensamentos discutidas pelos Grupos são formuladas por filósofos, psicólogos e profissionais da Pedagogia. Embora também sejam empregadas no Ensino Superior, é na escola que se costuma observar a prática direta de um ou mais métodos pedagógicos. 
Escolas brasileiras se dividem principalmente entre (07) Sete Linhas Pedagógicas: Freiriana, Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Montessoriana, Tradicional e Waldorf. A compreensão delas por parte dos Educadores é fundamental, uma vez que contribuem na formação da criança e do adolescente enquanto indivíduos. 
Na linha “Freiriana” - pedagogia baseada nos conceitos expostos por Paulo Freire -, o aluno tem papel de extrema importância. Ele precisa ser ouvido para que os educadores saibam qual a melhor maneira de ajudá-lo a compreender o mundo através do conhecimento que, para Freire, tem sentido apenas quando transforma o aluno em sujeito capaz de transformar o mundo.
“A ideia da educação realizada a partir de princípios como bom senso, humildade, tolerância, respeito e curiosidade, para Paulo, é a forma de “libertar” o aluno. Esta linha não prevê a realização de provas, mas aceita avaliações”, comenta Célia Sanches. 
Com o intuito de promover a atualização de conhecimentos e a troca de saberes culturais para todos os  envolvidos nos debates, a participação nos Grupos não exige inscrição prévia. Os participantes receberão Certificado em que consta carga horária ao final do encontro. 
“Chegue cedo e garanta um bom lugar. Vale a pena conferir!”, antecipa o jornalista Marcos Teodoro, da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj, que compartilha esse evento conosco.



(VA)
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães