Grupo de Artesanato “Abelhinhas” do NETI, visitou a cidade histórica de Laguna, em passeio promovido pelo Programa Floripa Feliz Idade


Programa Floripa Feliz Idade, vinculado à Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, propiciou momentos especiais  às “Abelhinhas” do NETI com o passeio cultural à cidade histórica de Laguna, na terça-feira, 29 de Outubro. O roteiro teve início às 8h com a saída de Florianópolis, em ônibus contratado pela Prefeitura, para terminar no final do dia, após visita a vários pontos turísticos de Laguna. A primeira parada foi no Restaurante Engenho, em Paulo Lopes, num animado café.


Foto:Leda Mônica Fialho

















O Grupo de 39 pessoas, composto por homens e mulheres, com idade entre 53 e 90 anos, foi ciceroneado pelo Guia de Turismo da Associação Lagunense de Guias de Turismo-ALGTUR, Irani Pacheco Lopes, que recebeu os visitantes ainda dentro do ônibus, na chegada à Laguna. Lagunense de nascimento, 55 anos, dos quais, 49 como guia turístico, Irani manteve o Grupo informado o tempo todo. Cada ponto turístico apresentado vinha recheado de pequenas e grandes histórias datadas desde 1549, quando Laguna foi fundada e ainda se chamava “Lagoa de Los Patos”.

Caminhada no Centro Histórico, a caminho da Casa das Artes


















Igreja de Santo Antonio dos Anjos, padroeiro de Laguna




Guia Turístico Irani, à direita, (de Crachá), durante a visita à Igreja

Um dos pontos do roteiro que mais chamou atenção foi a visita à Igreja de Santo Antonio dos Anjos, padroeiro da cidade, construída de 1696 a 1894, em cima de um cemitério, segundo o Guia.  “Aqui nós temos um quadro pintado por Vítor Meirelles”, disse Irani, apontando para a obra, fixada na capela da Igreja. “É o único quadro que falta para completar a exposição do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro”, observou, aguçando a curiosidade do Grupo, enquanto chamava atenção para as pequenas sacadas localizadas na capela. 



“Estão vendo aquelas sacadas ali? Só pessoas muito importantes como D. Pedro II e as madres superioras podiam assistir a missa daquele lugar”, observou, mostrando na sequência o espaço do coral, na entrada da Igreja, na parte superior, fixado em apenas duas colunas e os bancos de madeira maciça escura, doados em 1956.





Conforme o guia ia falando, aumentava o gosto pela história. Sentados nos bancos, um ao lado do outro, os visitantes só ouviam. “Essa igreja é toda folheada a ouro, de 12 a 18 quilates. Nessa sala aqui, disse apontado para uma das laterais, “temos um lampadário de prata de valor estimado em R$ 1,3 bilhão”, levando os visitantes a colar os rostos no grande portão de madeira que isolava a sala para melhor apreciar o lampadário.









Museu Casa de Anita, recém-reformado
Considerado uma das primeiras construções do povoado, data de 1711








Máquina de Costura: Teria sido nela confeccionado o vestido de noiva de Anita Garibaldi para o primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte. No lado esquerdo, Tesoura atribuída à Anita Garibaldi que teria presenteado uma amiga ao partir para o Uruguai. A doação ao Museu é de Arthur da Silva Teixeira.













Centro Histórico de Laguna










Foto gentilmente cedida por Leda Fialho


Até o tempo ajudou. Após a caminhada com sol forte pelo Centro histórico, com parada na Casa das Artes para apreciação do artesanato local, na Igreja Santo Antonio dos Anjos, Padroeiro de Laguna e no Museu Casa de Anita, recém reformado, o Grupo foi almoçar na Churrascaria Anita, na entrada do Trevo de Laguna. De lá, o ônibus seguiu para a Praia dos Molhes da Barra, onde os visitantes foram privilegiados com um espetáculo da natureza. 
Tão logo o ônibus parou, em frente à Praia, um enorme botinho começou a sua dança, para alegria dos visitantes e de três pescadores que ali estavam, redes nas mãos, a praticar a pesca artesanal da tainha, com o auxílio do boto.
"A região tem 43 botinhos que são conhecidos pelos nomes. Eles medem de 1,5 a 2,5 metros e tem peso médio de 60 a 80 quilos", dizia Irani, mantendo toda a viagem assim, recheada de fatos e passagens históricas da Laguna de Anita e Giuseppe Garibaldi.

















Dali, o guia acompanhou o Grupo à parte nova da cidade, na Praia do Mar Grosso, onde o Grupo fez compras num grande bazar, parou numa panificadora ao lado, para o cafezinho da tarde e só se despediu ao final do passeio, quando o ônibus pegou a BR-101.
Nesse trajeto, as últimas informações eram passadas aos montes e de forma curiosa: “Laguna tem 20 praias, 7 lagoas, 4 rios e conta com 48 mil habitantes. Também temos 50 escolas e uma Universidade, a UDESC. A economia da região é baseada na pesca de camarão, na lagoa, e na pesca de peixe, em alto mar e também no turismo”, disse o guia, lembrando que novembro é a época da desova. Segundo Irani, Laguna é o 11º município em extensão entre os 32 municípios que compõem o sul do estado de Santa Catarina. 












Blog integraNETI ouviu visitantes








Além das artesãs do Grupo de Artesanato “Abelhinhas”, o passeio à Laguna reuniu voluntários de diversos Grupos do NETI, como o Programa de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia-PICG, Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG, Academia de Canto e Letras do CENETI-ACLC, Grupo de Canto Vozes da Ilha e outros convidados. O Blog integraNETI acompanhou o passeio e ouviu opiniões dos participantes durante o retorno à Florianópolis.

“O passeio foi um sucesso, atendeu às nossas expectativas. O pessoal se integrou muito bem. Como nos deram um ônibus grande e tínhamos que lotar, essa era uma das condições do passeio, terminamos fechando uma lista de 43 inscritos, embora somente 39 tenham aparecido efetivamente”, disse Eddy Frantov, 90 anos, fundadora e coordenadora do Grupo de Artesanato “As Abelhinhas” do NETI. “Esta foi nossa primeira viagem e não tivemos muitas escolhas. Nas próximas, vamos nos preparar melhor”, disse Dona Eddy.

“O passeio foi nota 10. Gostei muito das paradas e houve um bom entrosamento entre o Grupo”, disse Dona Valda Valdemar, a caminho dos 80 anos. Questionada sobre o que acrescentaria se fosse ouvida pelo Programa que ofereceu o Passeio, foi taxativa:  “Quantos mais passeios, melhor”.

“Gostei do passeio, mas teria ido a um lugar que não conheço, se tivesse participado da escolha”, disse Maria Ezure, 82 anos, que faz tricô no Grupo Abelhinhas.

“Eu já conhecia Laguna, já vim muitas vezes, mas quando saio de casa, qualquer coisa me diverte. Achei falta foi das coisas da Casa da Anita, que não tem mais. Para que cobrar R$ 3,00 de entrada na casa se quase não temos mais o que ver? Passaram um vídeo que eu não entendi nada”, disse Dona Adélia Rodrigues, 84 anos, artesã e aluna do EJA, no NETI. “Eu também queria ter ido no Farol de Santa Marta, apesar de já conhecer”, observou.

“Foi tudo muito bom, mas a parte que mais gostei foi ter visto o botinho”, disse Leda Aguiar, 63 anos, voluntária na Associação dos Amigos do Hospital Universitário-AAHU e que foi a Laguna acompanhada do esposo, Nilzon Aguiar, músico regente do Grupo de Canto Vozes da Ilha.

“O passeio foi ótimo, gostei muito de andar pelo Centro Histórico, só achei a cidade um pouco abandonada. Ao mesmo tempo, isso lembra o passado. Também gostei muito da parte nova da cidade e de ver o mar. Fazia uns 30 anos que eu não ia à Laguna“, disse Ana Guimarães Ferreira da Silva, também voluntária na AAHU e integrante do Grupo de Canto Vozes da Ilha, vinculado ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI. “Só faltou um pouco mais de diversão no programa que fizemos e de integração entre as pessoas”, observou.



O Grupo Abelhinhas foi cadastrado no Programa Feliz Idade Floripa em Dezembro de 2018, por ocasião da sua fundação. A ideia do passeio surgiu em Agosto último, durante  visita da coordenadora do Programa, Psicóloga Roselene Antunes, ao NETI, quando  o Grupo tomou conhecimento dos benefícios que o Programa oferece, entre os quais a realização de uma viagem uma vez por ano, em local a ser escolhido pelo Grupo desde que localizado a um raio de 300 km da Capital. Nessa viagem a Laguna, o Programa patrocinou o transporte dos participantes na totalidade. Despesas com Guia Turístico e alimentação, por sua vez, ficaram por conta do Grupo. Segundo a coordenadora  Roselene Antunes, o Programa Feliz Idade Floripa conta com 118 grupos cadastrados envolvendo cerca de 4 mil idosos.



Texto e fotos: Vanda Araújo

Comentários

  1. Foram momentos de muita alegria,risadas,um banho de cultura,muita informação, integração com os grupos.
    Ficou o gostinho de quero mais e o desejo de um breve encontro.
    Vanda, parabéns pela matéria, você sempre competente,observadora de cada detalhe.
    Obrigada .

    ResponderExcluir
  2. Grupos interagindo,as Abelhinhas mostrando os lindos trabalhos feitos com muito carinho e capricho.Muita alegria.
    A querida d.Eddy sempre atenciosa, carinhosa com todos que tiveram a felicidade de participar desse belo encontro.
    Obrigada d.Eddy!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães