FÓRUMNCTI: Manhã do último dia de Evento foi de avaliação dos Projetos UNATIS e de elaboração das propostas para a Carta de Aracaju



Termina hoje, 03/10, em Aracaju, o FÓRUMNCTI 2019, evento bienal que reúne Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior-IES e Estudantes da terceira idade de todo o país. O Fórum está sendo realizado na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe e reúne cerca de 800 pessoas, segundo dados da Organização.
A programação da última manhã de trabalho foi aberta com a Conferencia “Desafios da Convivência familiar e social na intergeracionalidade”, ministrada pelo Dr. Henrique Nou Schneider.  Na sequência, o grande público foi dividido em seis grupos de trabalho com o objetivo de elaborar propostas para a Carta de Aracaju, a ser aprovada na Plenária Final, prevista para as 14h30min.
Os estudantes se dividiram em seis grupos, por eixos de discussão, com participação média de 40 pessoas por Grupo e foram distribuídos dentro e fora do Hall da Reitoria. Os eixos tinham a seguinte temática: A saúde do idoso brasileiro está doente (Grupo 1). A reforma da Previdência e seus impactos para a pessoa idosa (Grupo 2); Oportunidades de Trabalho na velhice e situação de moradia (Grupo 3); Pessoas idosas e participação ativa na política brasileira (Grupo  4); Estudantes idosos e participação política interna nas Instituições de Ensino Superior-IES (Grupo 5) e Avaliando as UNATIs no Brasil (Grupo 6).
Paralelo às discussões entre os estudantes, cujos resultados servirão de síntese para a construção da carta do FORUMNCTI 2019, os Coordenadores de Projetos das IES fizeram reunião nacional  no Auditório da ADUFS, na Reitoria, quando avaliaram as propostas dos projetos UNATIS.
A Plenária final do FORUMNCTI ocorre a partir das 14h30min, no auditório da Reitoria da UFS e além da aprovação da Carta e avaliação do evento, escolherá o estado a sediar a próxima realização do Fórum, em 2021. O encerramento das atividades está previsto para as 16h30min no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.


Conferencista Dr. Henrique Nou Schineider da Universidade Federal de Sergipe e Dr. Lucindo Júnior- POSGRAP-UFS, coordenador da Conferência


Coordenadora geral do Fórum, Dra. Nôemia Lima Silva, da UFS, no agradecimento ao Conferencista e ao Coordenador dos trabalhos


Quatro netianos participaram do Grupo 5, que discutiu Estudantes idosos e participação política interna nas IES: Maria Graciela Baigorria, diretora social do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, que apresentou o CENETI ao Grupo; Lilian Goulart e José Luiz, membros do GEC/CENETI e Leny Baessa Nunes, aluna do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CMAG, do NETI, também presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis.

Sonia Magalhães, do NETI, atuou na Coordenação do Grupo 4, que discutiu Pessoas Idosas e participação ativa na política brasileira. A editora do Blog integraNETI também participou deste Grupo, ao lado dos estagiários Bruna e Diogo, do NETI.






Reunião nacional dos Coordenadores de Projetos das IES -Foto:José Luiz Soares




Texto e demais Fotos: Vanda Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães