FORUMNCTI: Edição 2019 do Evento começa hoje, em Aracaju, com homenagens ao Dia Internacional do Idoso

Começa hoje, 01 de outubro, em Aracaju, o Fórum NCTI 2019, evento que reúne especialistas em Gerontologia, Coordenadores de Projetos  da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior-IES, Pesquisadores e estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, com o propósito de discutir Desafios para a Gerontologia na sustentabilidade de um envelhecimento ativo.
A abertura oficial está marcada para as 9h, no Auditório do Ministério Público de Aracaju, com homenagens ao Dia Internacional do Idoso. Na sequência, às 10h, acontece a Conferência de Abertura do evento, de tema “A Sociedade Longeva Brasileira e a sustentabilidade das políticas públicas e sociais”, que tem como palestrante Dr. Renato Peixoto Vera, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A coordenação da Conferência é da Dra. Noêmia Lima Silva, da UFS/NUPATI.
O Fórum acontece a cada dois anos. O anterior foi realizado pelo NETI, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, em Florianópolis. Sergipe sediou o evento em 2005 e 14 anos depois volta a recebê-lo.
O evento abrange o XVI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, o XV Encontro de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o IV Seminário Internacional da Associação Brasileira de Universidades Abertas da Terceira Idade-ABRUNATI.

Programação da tarde acontece na UFS, Campus São Cristóvão

Após os trabalhos da manhã, a programação terá continuidade na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Às 14h30min tem início, no Auditório da Reitoria, o IV Seminário Internacional da Associação Brasileira de Universidades Abertas a Terceira Idade – ABRUNATI, de tema “Panorama das Universidades Abertas à Terceira Idade: diferentes experiências na América Latina”. Participam do Seminário Dra. Claudia Josefina Airas - PUC, Argentina; Dra. Rita de Cássia da Silva Oliveira- ABRUNATI/Brasil; Dra Macarena Roja - Chile e Dra. Noêmia Lima Silva - UFS/Brasil, A coordenação é da Dra. Iara Maria Campelo Lima - UFS/Brasil.
A Programação dessa terça-feira na UFS também reúne, momento de Reflexão e Fé, às 16h30min, Lançamentos e Atividades artísticas culturais e exposições. O Fórum acontece de 01 a 03 de outubro. O NETI participa do evento com dois trabalhos científicos e três atividades artísticas culturais. A delegação netiana reúne 15 pessoas de diversos Grupos. O Blog integraNETI fará sua segunda cobertura jornalística desse evento. A participação no Forum de Aracaju se dá a convite do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UFSC, com a cortesia da colega Lilian Goulart.


Texto: Vanda Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães