FORUMNCTI 2019: Encerramento do Fórum de Aracaju prestigiou o sertão nordestino. Cangaceiros, literatura de cordel e samba de côco agitaram os momentos finais do evento



A Coordenação do FORUMNCTI 2019 elegeu o sertão nordestino, sua música, tradições e lendas como cenário de encerramento. Vestidos de Cangaceiros, em tecidos de tons marrons, com chapéus de couro enfeitados e de abas largas dobradas, bolsas, lenços vermelhos, cantil e de faca na cintura, o Grupo vocal “Vivace”, de Aracajú, 27 anos de estrada, abriu a cerimônia de despedida do evento com o espetáculo “Sergipe, amor e forró”, uma homenagem ao símbolo da música nordestina, Luiz Gonzaga e a grandes músicos da região como Dominguinhos, Sivuca e Flávio José. Cada música cantada vinha antecedida de trechos da literatura de Cordel, apresentada com ênfase pelo coordenador do Grupo, Sérgio Chagas, nascido em Campina Grande da Paraíba, mas que há 30 anos escolheu Sergipe para viver. 



Grupo "Vivace" caracterizou e fez reviver a trajetória de Lampião, símbolo do cangaço brasileiro, e de sua parceira, Maria Bonita
















O espetáculo criado há três anos encantou a platéia, que já estava de pé, dançando, quando entrou a Batucada Novo Horizonte, de Estância-SE, trazendo à frente uma enorme figura do folclore nordestino. 






Vestidos a rigor e em roupas coloridas, os 35 integrantes do Grupo fizeram trepidar o chão de madeira do palco da Reitoria da UFS com as pisadas ritmadas pelo som dos tamancos. O Grupo, que existe há mais de 37 anos, mostrou o samba de côco, dança antiga do povo do nordeste, que com o passar dos anos ganhou nome de batucada.
De Norte a Sul, coordenadores de projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e estudantes com idade a partir de 50 anos festejaram a despedida do Fórum, que por três dias reuniu educadores, pesquisadores e especialistas do Brasil, Chile e Argentina para discutir os desafios da Gerontologia na sustentabilidade do envelhecimento ativo.




















Da esquerda para direita, Ana Paula Balthazar, da Delegação do NETI/UFSC e a Dra. Noêmia Lima da Silva, Coordenadora Geral do Fórum, na festa de encerramento

Fórum consagrou "a geração do novo idoso"

Para a Coordenadora Geral do Fórum, Noêmia Silva, do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade-NUPATI, da Universidade Federal de Sergipe, o retorno foi gratificante. 
“Como coordenadora e considerando o momento que vive o País, coordenar um evento dessa natureza foi gratificante, independente das barreiras que tivemos de atravessar. Mobilizamos um grande número de estudantes, pesquisadores e até políticos apareceram. Os grupos que vieram a Sergipe mostraram alegria e muita animação. É a geração do novo idoso, a constituir uma nova cultura do envelhecimento”, avaliou.
O FORUMNCTI foi realizado de 01 a 03 de Outubro, em Aracaju e contou com cerca de 800 participantes. No total, o evento contou com 36 trabalhos científicos e 15 apresentações artísticas culturais, protagonizadas por estudantes da terceira idade de 17 estados brasileiros.

Delegação netiana reuniu 15 membros e foi presença marcante nas discussões

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, considerado o maior programa de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC  e a primeira Universidade Aberta da Terceira Idade-UNATi do Brasil, participou do Fórum com dois trabalhos científicos capitaneados pelo NETI e com três oficinas artístico culturais desenvolvidas por Grupos vinculados ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI. Os 15 membros da delegação se destacaram nas conferências, palestras, nos eixos de discussões e na plenária final do Fórum, representados pela Assistente Social do NETI, Ana Paula Balthazar, convidada a compor a mesa da Plenária final que elencou proposições à Carta de Aracaju. Ao final do Fórum, os estudantes escolheram o estado do Piauí como sede da próxima edição do evento, a ser realizada em 2021.


Ana Paula Balthazar, do NETI, na leitura do Termo de Apoio levado à Plenária pelo CENETI/NETI, em defesa da mobilização dos estudantes da UFSC contra o corte de verbas nas universidades brasileiras

Delegação do NETI/UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina





Delegação do Piauí, estado sede do ForumNCTI em 2021

Texto e fotos: Vanda Araújo

Comentários

  1. Parabens Vanda!!! Imensa alegria e gratidao pelo importante trabalho do Blog, e grande orgulho do NETI. Abs da Nina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães