Agenda da Semana - 28 de Outubro a 01 de Novembro



Agenda da Semana reúne os principais eventos acadêmicos e culturais do período, no NETI, na UFSC e na capital catarinense. Como acontece desde o ano passado, quando foi criada, a Agenda está aberta aos alunos do NETI e às instituições com atividades voltadas à Terceira Idade que tenham interesse em tornar público os eventos programados.  Informações serão recebidas até às 18h de sexta-feira, no e-mail do Blog – integraneti17@gmail.com – com o nome e telefone das fontes ou pelo WhatsApp 996428771. 

Semana começa sem aulas na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina estará sem aulas nessa segunda-feira. O ponto facultativo relacionado ao Dia do Servidor Público será aplicado hoje, 28 de outubro, na data comemorativa oficial, em cumprimento à portaria nº  442, de dezembro de 2018, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, informou em nota, a administração da UFSC. Por conta disso, o dia é considerado “não letivo” pelo Calendário Acadêmico da Universidade.
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, acompanha a determinação.



Segunda-Feira, 28 de Outubro

Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana promove encontro com autora de ‘A devolvida’
O Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT/UFSC) e o Centro Ítalo-Brasileiro (CIB) organizam encontro com a escritora italiana Donatella di Pientrantonio na sede do CIB para o lançamento da tradução de ‘A devolvida’. O evento será realizado na sede do CIB, na Praça XV, no Centro de Florianópolis. Saiba mais.

- Experimenta: (n)a luta/Semana de Arte da UFSC apresenta produções cinematográficas de estudantes da UFSC, sob coordenação do cineasta Zeca Pires
A 4ª edição do Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC apresenta na TV UFSC, nos dias 28, 29 e 30 de outubro e 2 de novembro, produções cinematográficas dos estudantes da UFSC.  A TV UFSC está no canal aberto 63.1 e no canal 15 NET Florianópolis. A curadoria da ação é de Alfredo Manevy e Helvécio Júnior com a coordenação de Zeca Pires. O evento traz mais de 40 ações culturais nas áreas de audiovisual, cinema, dança, debates, música, oficinas, performances e teatro, que vão proporcionar à comunidade uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística. Nessa segunda-feira estarão em exibição os filmes "Outra Margem" e "Os Maconheiros".
Toda a programação da 4ª edição do Experimenta, com as datas, horários e classificação indicativa das atrações, está disponível no site oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.

Terça-feira, 29 de Outubro

-"ABELINHAS", do NETI/UFSC, visitarão a cidade histórica de Laguna/SC
As “Abelhinhas” voluntárias do NETI, Grupo de Artesãs vinculado ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, fazem nessa terça-feira (29), seu primeiro passeio patrocinado pelo Programa “Floripa Feliz Idade”, da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis. O benefício concedido ao Grupo, que desde Dezembro está cadastrado no Programa, garantirá uma viagem sem custos para as "Abelhinhas" à cidade histórica de Laguna, no sul de Santa Catarina, com pontos de saída do NETI e do Centro da Cidade. Além de uma viagem por ano, a uma região a ser escolhida pelo Grupo, num raio de 300km da Capital, o Programa garante benefícios como fornecimento de kit lanche mensal, kit artesanato e oportunidade de participar de eventos culturais no âmbito da Capital. Matéria sobre o Grupo "'Abelhinhas'' pode ser conferida no link abaixo
http://integraneti.blogspot.com/2019/08/coordenadora-do-programa-floripa-feliz.html

-AMAG promove segunda e última Oficina de Ikebana
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC, promove nessa terça-feira (29), o segundo e último encontro da Oficina de Ikebana, destinada a associados e que tem como facilitador João Silveira. Na primeira edição do evento, as participantes tiveram aula teórica e prática, com produção individual de arranjos florais envolvendo 15 variedades de flores. A Oficina ofereceu vasinho e esponja floral e cada participante criou o seu próprio arranjo com as flores de sua preferência. O facilitador, solicita, inclusive, que além de flores, as participantes levem o vasinho e a esponja floral utilizados no primeiro encontro. A Oficina terá início às 14h, no NETI. Não associados à AMAG também poderão participar, desde que se associem, mediante uma taxa de R$ 10,00.

-Conselho Universitário realiza sessão ordinária
O Conselho Universitário convoca sessão ordinária, às 14h, na Sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira, com transmissão ao vivo. A ordem do dia pode ser acessada neste link.

-‘A China Hoje: tradição e inovação’ é tema de seminário internacional na UFSC
O Grupo de Estudos sobre a China da UFSC promove o seminário internacional ‘A China Hoje: tradição e inovação’, nos dias 29 e 30 de outubro, nos auditórios do CFH e do curso de Engenharia Mecânica, no CTC. Saiba mais.

-PET Matemática realiza palestra sobre câncer e matemática
O Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática realiza a palestra ‘O problema do câncer estudado também com Matemática’, ministrada pela professora Sonia Palomino, às 12h, na Sala 2 do corredor B, no CFM. Saiba mais.

-‘Seminário Internacional Fazendo Gênero 12’ recebe inscrições em várias modalidades
As inscrições para as modalidades de Comunicações Orais em Simpósios Temáticos, Pôsteres, Proposta de Oficina e Minicurso no ‘Seminário Internacional Fazendo Gênero 12’ estão abertas até a meia-noite do dia 29 de outubro. Saiba mais.

-Sala Verde UFSC realiza oficina de ecocaderno
A oficina de ecocaderno da Sala Verde UFSC será realizada nos períodos da manhã e da tarde, com início às 9h e às 14h. A atividade tem como finalidade a confecção de um caderno ecológico, gerando produto personalizado e consciente. Inscrições e mais informações.

-Pós-Graduação em Farmácia celebra 20 anos de atuação com Simpósio
O Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PGFar/UFSC) celebra 20 anos e para comemorar a data realiza nos dias 29 e 30 de outubro, no Auditório da Pós-Graduação do CCS, o IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Farmácia. Inscriçõesprogramação e mais informações.

-Pós-Graduação em Sociologia Política realiza minicurso
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSPE/UFSC) realiza o minicurso ‘A Theory of the Observer’, ministrado pelo professor Stephan Fuchs (University of Virginia/PPGSP) entre os dias 29 de outubro e 3 de dezembro. As inscrições ocorrem até o dia 29 de outubro, por meio do email: inscrição.ppgsp@gmail.com Saiba mais.

-Espaço Cultural Gênero e Diversidades promove Cine debates
O Espaço Cultural Gênero e Diversidades (IEG/UFSC) promove nos dias 29 e 31 de outubro a exibição dos filmes ‘Jovem Aloucada’ e ‘The Celluloid Closet’, ambos seguidos de debates. As atividades ocorrem no IEG, localizado na Avenida Desembargador Vitor Lima, nº 45, na entrada da Trindade da UFSC. Saiba mais.

-Cineclube Rogério Sganzerla exibe ‘Os Mortos Não Morrem’
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe o filme ‘Os Mortos Não Morrem’, de Jim Jarmusch, às 19h, no Auditório Ovelha, no 2º andar do Centro de Convivência. A sessão faz parte o ciclo de cinema norte-americano contemporâneo HOLLYWOOD IN/OUT: do pop ao underground. Saiba mais.


Quarta-feira, 30 de Outubro

-SeTIC anuncia manutenção da redeUFSC
A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC/UFSC) comunica manutenção na redeUFSC entre 13h e 18h. A ação será realizada para atualização do equipamento de rede e, no período, o acesso à rede, em determinados locais, será prejudicado. Saiba mais.

-Cine Buñuel apresenta filme ‘El Reino’
O Cine Buñuel exibe o filme ‘El Reino’, às 18h30, na Sala de Projeção, no 1º andar do Bloco D do CCE. Após a exibição será proposto um debate acerca de temas centrais tratados no filme. Saiba mais.


Quinta-feira, 31 de Outubro

-Seminário Internacional sobre Enfermagem de Reabilitação ocorre no CCS
O IV Seminário Internacional de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação, com o tema ‘Enfermagem de Reabilitação: contribuições para o bem viver na diversidade’ será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no CCS. A solenidade de abertura está marcada para as 9h30min, com a conferência ‘Enfermagem de Reabilitação – Utopia e Realidade’. Programação e mais informações.

-ACLC/CENETI dá posse a novos Acadêmicos
A Academia de Canto e Letras-ACLC, do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, dará posse a novos acadêmicos nessa quinta-feira (31). Por motivos técnicos, a Academia teve que mudar o horário e local do evento, que agora passará a ser realizado no Auditório do Centro Sócio-Econômico-CSE/UFSC, a partir das 18h. A diretora geral da ACLC, Ivonita de Concílio, trabalha nos últimos detalhes do evento, que promete encantar confrades e convidados numa cerimônia bonita e com homenagens especiais.


Sexta-feira, 01 de Novembro

-Colóquio de Matemática aborda Sensibilidade Topológica
O Colóquio do Departamento de Matemática da UFSC abordará o tema ‘Análise de Sensibilidade Topológica: Teoria e Aplicações’, com o palestrante André Novotny, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, Petrópolis), às 14h, no Auditório Airton Silva (Sala 007), do Departamento de Matemática. Saiba mais.

-Últimos dias de inscrições para mestrado e doutorado em Ciência da Computação
O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFSC) encerra as inscrições nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, para o processo de seleção e admissão aos cursos de mestrado e doutorado. Mais informações.


EVENTOS FUTUROS


Novembro
Tarde de Autógrafos do Livro "Da Enxada pro Lápis", de Maria Moraes Andrade
No Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, em 06 de Novembro
·    Palestra ‘A expressão da unicidade encarnada: Adriana Cavarero e o feminismo da pluralidade’
     No CFH, em 7 de novembro. Saiba mais.
·    II Seminário de Línguas Indígenas do Sul da Mata Atlântica
     No CCE, de 7 a 8 de novembro. Saiba mais.
  Seminário sobre “As Políticas Públicas em Favor do Idoso e do Fundo Estadual do Idoso”
     Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera - Av. Santos Dumont, 855,
     BairroMilanese – Criciúma/SC, em 08 de novembro
·    CENETI/NETI e AMAG/UFSC promovem Brechó e Bingo
No Centro Comunitário do Córrego Grande, em 08 de novembro
     AMAG/UFSC promove Oficina de Crochê Básico 
Na sala 04 do NETI, em dois encontros: 12 e 19 de novembro  
·    III Colóquio de Pesquisa em Filosofia
     Na UFSC, de 11 a 13 de novembro. Saiba mais.
.    XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento
     Na UFSC, de 13 a 16 de novembro. Saiba mais.
.    AMAG/UFSC faz Excursão para o Trem de Morretes e Curitiba, em parceria com a Meiembipe Turismo
     Dias 23 e 24 de novembro, com saída do NETI
.    AMAG promove Café Colonial de Confraternização de Fim de Ano
      Na Quinta da Bica D'Água - Carvoeira, em 27 de Novembro
·    CENETI/NETI promove Jantar Dançante comemorativo aos seus 25 anos
Na Associação de Moradores da Vargem Grande- AMVAGRA, em  29 de Novembro


Com informações da AGECOM/UFSC, NETI, CENETI e AMAG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães